[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A arte de fazer vinho: Vhils colabora com Quanta Terra

A marca fundada pelo enólogos Celso Pereira e Jorge Alves celebra 25 anos com Íris, uma edição limitada de 250 garrafas de 5 litros em parceria com o artista Vhils.

Celso Pereira e Jorge Alves, enólogos, fundaram, há 25 anos, a Quanta Terra com a visão de criar vinhos que, mais do que excelentes, fossem expressões artísticas do Douro. Para celebrar este marco, os enólogos lançam Quanta Terra Íris, uma edição colaborativa, limitada a 250 garrafas de cinco litros, criada com o artista Alexandre Farto aka Vhils. A chegar ao mercado em outubro, já é possível fazer parte da lista de espera.

Vhils x Quanta Terra

Tal como uma obra de arte, a íris é única. Cada traço, cor e detalhe revela identidade. Esta simbologia está no centro do projeto, que une o saber dos enólogos Celso Pereira e Jorge Alves ao gesto artístico de Vhils. As garrafas, assinadas e numeradas, foram intervencionadas manualmente pelo artista, diretamente sobre o vidro, com os traços marcantes de um olhar humano.

“O vidro é um material simbólico e paradoxal, simultaneamente frágil e resistente. Trabalhar sobre o vidro é um processo de revelação – do território, da matéria, da identidade, do visível e invisível. O resultado final nasce do encontro entre duas formas de expressão – a arte e o vinho – e convida-nos a percecionar com mais intenção aquilo que nos liga ao mundo”, refere Vhils.

No seu interior, o vinho é um reflexo do exterior. Este tinto 2019, criado por Celso Pereira e Jorge Alves, traduz a força do Douro em camadas de fruta preta, especiarias e mineralidade. Na boca, a textura aveludada contrasta com taninos firmes e um final preciso e marcante.

“Fazer vinho é, para mim, um ato de criação, mas também de escuta: escutar a terra, a vinha, o tempo. A Íris é a expressão pura do Douro, mas também um convite à contemplação, tal como uma obra de arte”, diz Celso Pereira. Para Jorge Alves, “quando se prova este vinho, percebe-se que há uma história contida em cada gota. Não foi pensado apenas para ser consumido, mas para ser sentido com tempo — como um quadro ou uma escultura que vai revelando detalhes à medida que se observa”, adianta.

Esta colaboração só chega ao mercado em outubro, mas já é possível fazer parte da lista de espera através do registo em  vhils.quantaterradouro.com.

[whatsapp_share]

Veja mais em Lifestyle

PUB


LuxWOMAN