Começa finalmente a época dos frutos vermelhos, em especial dos morangos (um dos meus favoritos). Mas se por um lado a mão de obra que o seu cultivo e colheita implica os torna um fruto caro, por outro a fragilidade de não terem casca torna o seu desperdício quase inevitável. Morangos macerados, pisados, demasiado maduros não costumam arranjar “dono” mas experimentem dar-lhes uma hipótese nesta receita e vão ver como vão surpreender-vos.
PANQUECAS COM MORANGOS EM CALDA DE MANJERICÃO
Antes de começar a colocar em prática a receita, saiba que ela é vegan, sem glúten e lactose. Além disso, dá para quatro pessoas e demora 10 minutos a preparar e outros 15 minutos a cozer. Vamos a isto?
Ingredientes

Para as panquecas:
- 100 g de farinha de aveia integral (ou pode moer os flocos até obter farinha)
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- Pitada de sal
- 130 ml de leite vegetal
- 1 colher de café de vinagre de sidra
- 1 colher de chá de geleia de arroz (ou outro adoçante que prefira)
- Óleo de coco q.b. (para untar)
Para os morangos em calda de manjericão :
- 200 g de morangos muito maduros
- 50 ml de água
- 4 a 5 folhas de manjericão fresco
- 1 c. sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante que prefira)
Nota: Pode conservar os morangos submersos na sua calda por várias semanas em recipiente hermético no frigorífico.
Preparação
- Lave os morangos, corte-os em pedaços e reserve.
- Num tacho, coloque a água, a fruta, as ervas e o adoçante. Tape o tacho e leve-o a lume médio até levantar fervura (cerca de 5 a 7 minutos). De seguida, destape e mexa com uma colher. Prove e adicione mais adoçante, se pretender.
- Deixe ferver durante mais 5 a 10 minutos, agora em lume brando, até parte da água evaporar (não toda, porque queremos que mantenha alguma calda). Assim que a fruta estiver macia e tiver uma calda translúcida, retire do lume e reserve.
- Enquanto a fruta coze prepare a massa das panquecas. Numa taça junte os ingredientes secos das panquecas e misture. Noutra taça pequena junte os líquidos e misture também.
- Verta os líquidos por cima dos secos e mexa com um garfo ou vara de arames, até incorporar. Deixe repousar 2 a 3 min. A mistura ficará ligeiramente mais densa do que a maioria das misturas de panquecas, mas é normal. Reserve.
- Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio e pincele com um pouco de óleo de coco. Adicione 2 a 3 colheres de sopa da mistura por panqueca e espalhe ligeiramente, fazendo círculos com as costas da colher para lhe conferir um formato redondo.
- Deixe cozinhar 2 a 3 minutos e assim que notar bolhas na parte superior, vire a panqueca e deixe cozer durante mais 1 a 2 minutos. Retire do lume e repita o processo para a restante mistura. Sirva de imediato com os morangos em calda de manjericão.
Artigo por Sofia Magalhães
Fundadora do Blog da Spice. Em 2021 lançou o seu primeiro livro, “Da raiz à rama, nada se perde tudo se cozinha”, um manual contra o desperdício alimentar. Há mais de cinco anos a partilhar receitas com foco numa alimentação natural, consciente e equilibrada, todos os meses partilha connosco uma nova receita.
“Da raiz à rama, nada se perde tudo se cozinha”