[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

A ModaLisboa faz parte da ‘European Fashion Alliance’

A primeira aliança transnacional de instituições de Moda europeias é fundada por 25 organizações- sendo uma delas a ModaLisboa- com o objetivo de capacitar um ecossistema de Moda próspero, sustentável e inclusivo. No final de março de 2022, durante uma cimeira de dois dias em Frankfurt, o Fashion Council Germany — com o apoio da Messe Frankfurt e Texpertise Network — reuniu as principais organizações europeias de Moda para formar uma coligação de mudança.

Inspirada nas palavras de Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, que apelaram a um reforço da indústria de Moda a nível europeu, a European Fashion Alliance (EFA) pretende ser uma voz comum na defesa e aceleração da transição da Moda europeia para um futuro criativo mais sustentável, inovador e inclusivo.

Com o Acordo de Frankfurt, as organizações europeias de Moda decidiram aderir a esta nova coligação da indústria e à intenção de desenvolver coletivamente uma estratégia ativa e reativa para a necessidade de mudança da indústria nos próximos meses.

A EFA pretende fortalecer e ampliar a rede de instituições de Moda para a criação de um entendimento partilhado sobre a indústria e a definição de objetivos práticos para que o setor e os seus múltiplos players — organizações de apoio, PMEs, grandes empresas e profissionais — possam contribuir coletivamente para a transformação das práticas atuais e para a proteção do planeta e de todos os que o habitam.

Com esta Aliança, as organizações que representam grande parte da indústria de Moda europeia visam reforçar coletivamente a tradução desses objetivos em ações realistas e recomendações de novas políticas globais a adotar, ao nível da sustentabilidade, inclusão e inovação. Através desta rede única de incubadoras, instituições de promoção e clusters, a European Fashion Alliance irá partilhar e formular boas práticas, facilitar networking entre os seus membros e defender a indústria, a nível europeu, junto de stakeholders económicos, políticos e sociais, de forma a criar um futuro próspero, justo e ético.

2

Mariya Gabriel

“A Moda é uma indústria-chave para o design criativo. Sei que se reuniram hoje para discutir, entre outros, a possibilidade de criar a European Fashion Alliance. Pessoalmente, acho que é uma ideia brilhante. Vejam-me como uma facilitadora, e contem com o meu apoio”- Mariya Gabriel, Comissária Europeia para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, durante o seu discurso de abertura da cimeira de Frankfurt, a 23 de março de 2022.

A primeira cimeira da nova aliança, em março deste ano, foi apoiada pela Messe Frankfurt, a principal organizadora mundial de feiras têxteis. Hoje, a European Fashion Alliance volta a reunir-se nesta plataforma para, durante uma conferência, apresentar a sua visão e missão.

Eduarda Abbondanza

Eduarda Abbondanza

A Moda europeia precisa de uma voz unida. A única forma de erguer uma indústria inovadora, inclusiva e sustentável para responder aos desafios transversais de negócios independentes e criativos com visão de futuro é construir uma força conjunta que tenha um impacto inegável na formação de sociedades futuras. Estamos comprometidos a dar palco ao poder desse ecossistema em ascensão, sabendo que a mudança começa no interior.”- Eduarda Abbondanza, Presidente da Associação ModaLisboa.

Com a oficialização do projeto, os membros da EFA convidam agora outras organizações que partilhem estes valores a apoiar a sua missão e ambição de criar um futuro melhor, juntando-se à aliança. A próxima cimeira da European Fashion Alliance terá lugar durante a Gran Canaria Swim Week by Mode Cálida, de 18 a 21 de outubro de 2022.

Veja mais em Moda

PUB