[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Wheat & Rose: de geração em geração

Maria Trigo da Roza fundou a Wheat & Rose – uma marca de roupa criada para dar resposta a todas as mulheres que precisam de ser práticas e profissionais, mas também confortáveis e femininas, em todos os momentos – em 2019.

Ter uma marca de roupa sempre foi um sonho de Maria. Licenciou-se em Design de Moda e tirou um mestrado em Gestão, sempre com o objetivo de recolher ferramentas para ter, um dia, a sua própria marca. Apesar de tudo, estava empregada e tinha acabado de ser promovida quando decidiu arriscar e avançar com este sonho antigo.

“A Wheat & Rose é o meu bebé, é o meu nome. Eu sou Trigo Roza. Não há nada que seja mais meu do que isto.”

Quanto à história que dá vida à marca, Maria conta-nos ter sido inevitável este envolvimento da sua família e, principalmente, da sua bisavó Angela, que viveu em Hong Kong e veio para Lisboa de barco com um filho e a casa às costas, após a morte do marido: “Eu estava a desenhar a primeira coleção e também a desenvolver o conceito da marca e a pensar nele. Estava na casa da minha mãe e, como na casa dos meus avós- onde eu passei muito tempo-, existiam imensas referências a Hong Kong e à minha bisavó. Então quando a coleção chegou à casa da minha mãe, eu coloquei-a num charriot na sala, e as cores eram exatamente iguais ao que estava à minha volta”.

Maria quer que a Wheat & Rose seja uma marca que passe de geração em geração.

A pandemia

Lançada a primeira coleção, em 2019, que foi um sucesso: “Lancei a primeira coleção com 150 peças e vendi tudo em três meses”.

Maria enfrentou o problema de ser uma marca recente quando surgiu, em março, a pandemia do coronavírus. Para além disso, era fisicamente que conseguia vender mais peças, em eventos que realizava no Torel Palace– uma parceria que estabeleceu com a cadeia de hotéis boutique.  

“Eu vendia imenso era no físico porque as pessoas tocam, experimentam, veem a qualidade dos tecidos e veem os cortes que são bem feitos”, conta-nos a fundadora.

Apesar de tudo, foi vendendo online e, através de uma logística que tinha em vista todos os cuidados necessários aconselhados pela Direção Geral de Saúde, Maria conseguiu ir fazendo eventos, principalmente no verão. E, conseguiu, lançar mais duas coleções.

As próximas coleções e as peças da marca

Desde vestidos a peças de alfaiataria, na Wheat & Rose encontra tudo que precisa para um guarda-roupa clássico, confortável e elegante.

siteloja

Recentemente, abriu uma loja boutique na Rua Silva Carvalho, em Lisboa.

Neste momento, Maria conta-nos ter bastantes tecidos de deathstock, que foi acumulando das coleções passadas: “Tenho imensos tecidos que quero utilizar, que quero dar vida. Não faz muito sentido, até por questões de sustentabilidade, estar a comprar imensos tecidos novos. Assim que eu sentir que já dei vazão a esses então vou fazer uma nova coleção”. E por isso, não pensa em lançar já uma nova coleção, apenas algumas coleções cápsula e mini drops.

Uma parte da Wheat & Rose são também as peças feitas à medida. Por exemplo, se gostar de uma saia da marca, mas não naquele padrão ou cor, poderá escolher o que mais lhe agradar e pedir a Maria que o faça. Dirige-se à loja, ela tira-lhe as medidas e fica com uma peça ao seu gosto.

Quanto aos preços, estes podem chegar até aos €300. No entanto, são justificados pelo material de uma qualidade irrepreensível, pelos padrões exclusivos e criados a aguarela por uma amiga sua, a ilustradora Maria Rocha, e por uma produção 100% portuguesa, feita em Lisboa.

“Não dá para vender peças acima de 100 euros, sobretudo quando tu vendes qualidade e o preço é mais elevado por isso, e, de repente, dares mais ou menos”, explica-nos Maria.

A loja boutique

Recentemente, abriu uma loja boutique na Rua Silva Carvalho, em Lisboa, onde poderá experimentar e tocar nas peças que andou a namorar. Este foi um passo que Maria nos contou ter sido “super importante” e que fez sempre parte dos seus planos. Desde os móveis restaurados à alcatifa confortável que reveste o chão, Maria queria que quando entrássemos na sua loja nos sentíssemos em casa.

Veja mais em Moda

PUB