[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ajude a floresta portuguesa. Basta ir aos correios!

Desenvolvido pela Quercus e pelos CTT , teve hoje início mais uma edição do projeto ‘Uma Árvore pela ‘Floresta’. O objetivo é a plantação de árvores de espécies autóctones em terrenos de todo o país, incluindo nas áreas ardidas.

E como funciona? Basta dirigir-se aos CTT, a partir de hoje e até dia 30 de novembro , e oferecer uma árvore com o custo de 3 euros – valor que reverte, na íntegra para o financiamento do projeto. E mais… Não há qualquer limite pré-estabelecido do número de árvores que pode oferecer!

Quando fizer a compra, é-lhe oferecido um kit , que é composto por uma árvore – uma azinheira em cartão recilado – e um código. Esta ‘árvore’ é representativa e serve-lhe, por um lado, de lembrança ou, se assim o desejar, de presente. O código , vai permitir que registe a a árvore que a Quercus irá plantar até à próxima primavera, identificando a espécie, o local da plantação e consultar a evolução do bosque onde foi plantada, durante um período de 5 anos. Isto tudo, pode ser, então, acompanhado no site do projeto .

Por outro lado, se não conseguir deslocar-se a uma loja CTT, pode efetuar a compra online .

Todas as árvores são plantadas em áreas classificadas , de norte a sul do país (como a Serra do Gerês, do Alvão, do Marão, de Montejunto, da Estrela e do Tejo Internacional, por exemplo). Castanheira de Pera foi uma das áreas acrescentadas este ano, pela tragédia sucedida em julho deste ano.

O amieiro, o medronheiro, o bidoeiro, o castanheiro, o freixo, o azinheiro, o loureiro, o carvalho-negral, o carvalho-alvarinho, o sobreiro, o lentisco e o sabugueiro são algumas das espécies disponíveis para compra.

A criação de bosques autóctones é o objetivo primordial do projeto, uma vez que estes bosques oferecem uma maior resistência à propagação de incêndios , promovendo, ao mesmo tempo, a biodiversidade, amenizando o clima e protegendo a paisagem, a água e os solos.

Esta, é a quarta edição do projeto ‘Uma Árvore pela ‘Floresta’. Até ao momento, foram plantadas 11 mil árvores . Vencedor do prémio ‘Green Project Awards 2015 , na categoria Iniciativa de Mobilização, ganhou, também, em 2016 a distinção ‘Ambiente’, da PostEurop , uma organização afiliada das Nações Unidas.

Veja mais em Sociedade

PUB