[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As escolhas de Anabela Mota Ribeiro, autora do blogue anabelamotaribeiro.pt

É jornalista freelancer. Colaborou com diversos jornais e revistas. Atualmente escreve para o Público e para o Jornal de Negócios. Foi autora e apresentadora de programas de televisão da RTP. Trabalhou em rádio. Organiza e modera debates. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente frequenta o mestrado, também em Filosofia. Recentemente comissariou o ciclo de cinema “Noite e Nevoeiro – Portugal e o Holocausto”, organização da Cinemateca com a Embaixada dos EUA, a FLAD e a Gulbenkian, em 2013.

Nome: Anabela Mota Ribeiro

Idade: 41 anos

Naturalidade: Trás-os-Montes

Blog: anabelamotaribeiro.pt

No meu blog encontra: o meu arquivo, anos e anos de trabalho. Centenas de entrevistas (o grosso dos textos) a pessoas tão diferentes quanto o Mario Testino e o Ricardo Araújo Pereira, o Mourinho e a Joana Vasconcelos. Ponho um conteúdo novo todos os dias.



Adoro cremes. Mas confesso que não sou tão cuidadosa quanto gostaria. Nem gasto tanto dinheiro quanto outras amigas. Contudo, há exceções. Sempre que tenho o creme Previous, da clínica Ivo Pitanguy, acho que estou no Céu. Fora de órbita, mesmo. Tem uma textura como nunca vi, um cheiro maravilhoso e uma hidratação que me faz esquecer a palavra hidratação durante o dia. Depois, só o nome Pitanguy já evoca coisas boas…

Nada me deixa tão fascinada e fora do mundo como o cinema. Gosto de ir de manhã, à tarde, à noite. Gosto de me sentar entre a terceira e na quinta fila, bem ao centro. Não me importo nada de ir sozinha (pelo contrário). Uma vez fui ver às sete da tarde o filme de RosselliniViagem a Itália” e tive literalmente a sensação de que aquilo tinha salvo a minha vida (bem, o meu dia, pelo menos). O sítio em Lisboa onde encontro uma programação estupenda e um público amante de cinema (pelo menos, tanto quanto eu), e que respeita o cinema e não faz comentários para toda a sala, é a Cinemateca – Museu do Cinema. Sinto-me em casa.

A Petiscaria Ideal é quase uma taberna (como a irmã-gémea que vive na porta do lado, Taberna Ideal). Mas comem-se aqui exclusivamente petiscos. As mesas são corridas, não há lugares marcados. A Susana (chef) e a Tânia (proprietária com a Susana) recebem como na sala de jantar da nossa mãe. Sem cerimónia. A comida é muito boa e muito boa sempre. O preguinho, com cogumelos e em bolo do caco, é para mim uma instituição semanal. A tarte de alfarroba é sumptuosa.

Petiscaria Ideal

Rua da Esperança 100, Lisboa

Tel.: 213 971 504


Taberna Ideal

Rua da Esperança 112-114, Lisboa

Tel.: 213 962 744


A água San Pellegrino tem uma enorme vantagem: custa um euro (coisa assim) e transporta-me para Itália. Por mim, estava em Itália sempre. Não havendo tempo e massa para isso, penso nos lugares que já visitei, vejo pedaços de filmes, releio livros e anotações. A San Pellegrino tem mais gás do que a Água das Pedras e menos do que a Carvalhelhos (gosto de todas!). Lembra-me um título de Clarice Lispector: ‘Água Viva’. É leve, feita para dias de sol e vida de esplanada. Recentemente a Missoni e a Bulgari fizeram rótulos especiais para a San Pellegrino. Prefiro o tradicional.

A Granado é mais ou menos equivalente à nossa Ach Brito (como a Phebo é equivalente à Confiança). Marcas de exceção, do tempo em que se escrevia farmácia com ph, que foram revitalizadas nos últimos anos, mantendo a qualidade de sempre e as embalagens rétro. Descobri a Granado por acaso, numa drogaria de esquina no Brasil. Infelizmente não se vende em Portugal, mas peço aos meus amigos que me tragam uma quantidade considerável de produtos ou trago eu quando viajo… Os preços são razoáveis. Gosto especialmente de um gel para pernas cansadas, do hidratante de açaí e de uma manteiga para pôr nos pés. Também há um sabonete chamado Salomé…

Gosto muito do cheiro a figo. (Gosto muito de figos.) Experimentei o cheiro a figo da L’Artisan Parfumeur, da Jo Malone e da Diptyque. O meu preferido é este último. É um cheiro quente e ao mesmo tempo a dias de calor (tempo de figos…), clássico e moderno, que vai bem com a minha pele. Também gosto que não seja um perfume banal. Não são muitas as pessoas que conheço que usam este cheiro.

Adoro roupa! Compro pouquíssima, desfaço-me de peças de que gosto muito, sou maníaca com a arrumação (cabides todos para o mesmo lado, evidentemente!). Mas acho que nunca me desfiz de um vestido Dries van Noten. (Por acaso, sim!) Ou de um vestido Marni. (Também…) Acho que não resisti a comprá-los porque eram lindos de morrer, mas não me ficavam bem. Dries van Noten e Marni fazem vestidos maravilhosos (não fazem bem calças), com estampados lindíssimos, um movimento e um chique que poucos criadores conseguem. Só tenho pena que os preços sejam estupidamente proibitivos. Dantes, só comprava nos saldos, com 50% de desconto. Agora, se não estiverem com 70%, não chego lá. E mesmo assim…

A Bertrand do Chiado é a livraria mais antiga da Europa. E uma das mais bonitas. A sucessão de salas convida a uma descoberta passo a passo. As madeiras lembram as bibliotecas das casas abonadas, com livros a escaparem-se da estante, um sofá aqui, outro acolá. Faço lá um debate sobre livros todos os meses. A entrada é livre. Na primeira quinta-feira de cada mês.

Quando preciso de trabalhar (fazer uma entrevista), recorro frequentemente ao bar do Hotel do Chiado, recuperado por Siza Vieira depois do incêndio. No sétimo piso avista-se a colina em frente, o Castelo, a Sé, o Tejo olhando à direita, a baixa pombalina a nossos pés. Desde há muito que servem chá Kusmi, de que gosto muito. A versão Detox tem cheiro a citronela, e a energia que o chá verde e o mate dão. E posso jurar que ajuda a perder volume…

Fotografias Anabela Mota Ribeiro © Clara Azevedo

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB