[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As escolhas de José Avilez Ogando

É advogado, blogger e surfista. Tudo começou em 2011, quando criou um blogue com reflexões íntimas e textos com um sentido de humor apurado. Depressa foi elogiado pelos amigos que o incentivaram a arriscar. Em 2012, começou a escrever um romance, que terminou recentemente, ainda em fase de publicação. ‘Os Cadernos de Buenos Aires’ é uma história improvável sobre os sentimentos de um agente secreto português e sobre o seu papel e percurso ao longo da história dos últimos vinte anos dos serviços de informações em Portugal.

Gosto da franqueza e crueza de um Leonard Cohen e da escrita cristalina de um Vinícius de Morais. Tenho um fascínio pela humanidade, por pessoas genuínas. O que mais me atrai é tudo o que nos liga, o que nos torna humanos. Como a nossa conturbada relação com o coração, com a perda, com a memória, e as formas que encontramos para manter intacta a compaixão uns pelos outros. Não me interessam pretensiosismos nem as capas que criamos para nos proteger, interessa-me sim, tudo o que compõe a natureza humana que se encontra por baixo disso tudo.

Mini Bio:

Nome: José Avilez Ogando

Idade: 37 anos

Naturalidade: Lisboa

Presença online: O Elefante Escondido

https://www.facebook.com/JoseAvilezOgando

No meu blogue encontra: Reflexões íntimas e textos com um sentido de humor apurado.

Relax

Gosto de acordar de manhã e embrenhar-me no borbulhar da cidade. Mesmo sem companhia, acho difícil que qualquer um de nós se sinta sozinho pouco depois do dia começar, quando tudo começa a acontecer.

Um dos melhores lugares pra tomar um bom pequeno-almoço é o Quinoa. Fica na Rua do Alecrim, em pleno Chiado, e é uma padaria e café, diferente de todas as padarias e cafetarias que já conheci. A sala, outrora um antiquário, é um espaço onde as arcadas convivem bem com uma decoração contemporânea e o brunch, toda uma experiência para quem às vezes também goste de mimar-se a si mesmo.

A zona da Baixa, Bairro Alto e Príncipe Real é a mais rica da cidade e tem sempre dezenas de recantos novos por descobrir. Gosto muito do Noobai, no Adamastor, e do Quiosque do Miradouro de S. Pedro de Alcântara, onde é Lisboa que se espraia a nossos pés, numa das melhores vistas de Lisboa, seja de dia ou de noite.

Talvez por ser homem sei que as compras cansam imenso. Por isso, posso sempre recuperar as forças ali ao lado no Quiosque do Príncipe Real, carinhosamente apelidado pelos frequentadores e amigos por ‘Oliveira’, o sempre presente e simpático dono que não se faz substituir por mais ninguém do que pela sua mulher, a Senhora D. Domingas.

Trendy

Também por ali, mesmo ao lado do Pavilhão Chinês, temos o D’ici et là, uma loja de roupa e acessórios de mulher com um estilo moderno, simples e sofisticado. Pelo que vi e tenho ouvido dizer, é onde os homens mais trendy de Lisboa são vistos a comprar peças para as suas amigas, irmãs, mães, tias, primas e namoradas.

Fica mesmo ao lado da Barbour, outra boa opção e onde se vendem os óculos escuros Fora, que como o nome indica, são mesmo ‘fora’.

Outra das melhores surpresas dos últimos tempos é o Embaixada, localizado praticamente do outro lado da rua, no exótico e exuberante Palacete Ribeiro da Cunha. Trata-se de um espaço que vale a pena visitar, seja para fazer compras de produtos portugueses, seja para tomar um café, ou para ambos, que será tanto o caso de se estar acompanhado de alguém que não tenha grande pedalada para compras, ou que tenha pedalada a mais.

Sons

Como escreveu Anais Nin “a vida encolhe ou expande na proporção da nossa coragem”. Por isso, aconselho vivamente uma passagem pela Casa do Brasil, na Rua Luz Soriano no Bairro Alto, para obter informações sobre as aulas de forró, que pode talvez ser definido como um feliz cruzamento entre a salsa e as danças de salão europeias. As festas de forró são autênticos bailes, como há muito tempo não se via em Lisboa. Dança-se bem e com gosto uma música aberta e com ritmo, onde todos são convidados. Obrigado a quem me fez mudar de ideias! Festa de gente de todas as idades interessada em dançar em saudável competição pelos melhores moves. Quem dá as aulas é o professor Enrique Matos, músico, DJ e melómano e um dos principais impulsionadores do forró.

Ainda quanto a música, um dos grandes concertos que ainda falta acontecer até ao final do ano é já este mês. Os Foals são uma lufada de ar fresco e das melhores bandas que têm aparecido nos últimos tempos. Tocam um rock potente, com um ligeiro toque pop que não sai da cabeça com facilidade. Concerto da Everything Is New, no próximo dia 29 de Outubro, no Coliseu dos Recreios.

Escapes

Sou do contra quando é para falar de viagens, porque quando todos têm tendência para se lembrar de países e locais exóticos, eu lembro sempre das dezenas de lugares fascinantes cá dentro. Claro que adorei Miami, Nova Iorque, etc. Mas gosto de andar on the road e sou um apaixonado por este país e talvez tudo isso seja o reflexo das muitas viagens que fiz em 22 anos de surf, com o tejadilho e o banco de trás do carro cheio de amigos e pranchas. As que seguramente vou voltar a fazer incluem o pedaço de costa que fica entre as praias da Ponta Ruiva e Odeceixe. Tão cheio de histórias para contar, umas boas, outras nem por isso, mas todas elas capazes de pôr a vida inteira em perspetiva. Porque são a lembrança de muitos dias perfeitos em que éramos felizes e nem sabíamos. Outra opção pouco conhecida mas surpreendente, é o turismo rural Uva do Monte, que abriu as suas portas muito recentemente e fica a apenas uma hora de Lisboa e a 1 km da praia da Aberta Nova, junto a Sines.

Fora da caixa

Quanto a livros vou aconselhar apenas um. Li num sítio qualquer que ‘As Velas Ardem Até Ao Fim’, de Sándor Márai não é um tratado sobre a amizade, é “o tratado”. É só um dos melhores romances escritos no século XX, e lê-se numa tarde. Inspiração para a vida garantida.

Spots

Junto ao Miradouro de S. Pedro de Alcântara temos o hostel The Independente, instalado num edifício clássico, que serviu outrora de residência do embaixador da Suíça e, o seu já famoso restaurante The Decadente. Tem tanto de informal como de kinky, por ser morada permanente de uma clientela jovem e curiosa, que se encontra de passagem e ocupa os andares de cima do bar e restaurante. Isto, a arquitetura e a decoração claramente aproveitada do set da série ‘Mad Men’ fazendo com pareça ser o lugar ideal para albergar qualquer agente secreto que passe por Lisboa.

Outro restaurante onde vale a pena ir é a Taberna Moderna, que fica mesmo ao lado da Casa dos Bicos, onde se podem encontrar tapas portuguesas e espanholas, tudo acompanhado de um ou mais dos cerca de 60 gins à disposição do freguês. Tudo diversões garantidas… mas divirtam-se com precaução.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023
  • As escolhas de Fabiana Cruz

    Atriz, apresentadora e locutora de rádio, Fabiana Cruz, 30 anos, é já uma cara conhecida dos portugueses. Participou na novela “Nazaré”...

    Joana de OliveiraMaio 8, 2023
  • As escolhas de Patrícia Pinto

    Viveu na China, no Dubai, em Nova Iorque e agora está em Miami. Patrícia Pinto não consegue estar parada e acredita...

    Joana de OliveiraFevereiro 22, 2023
  • As escolhas de Bárbara Santiago

    Gosta de descobrir espaços novos na cidade, ir a museus e de conviver. Tem uma marca de roupa, a Camille Studios,...

    Joana de OliveiraDezembro 20, 2022
  • As escolhas de Carina Caldeira

    Viveu em Nova Iorque, mudou-se para Madrid e voltou a Portugal para criar um programa no background futebolístico, o  “Soccer Cities”,...

    Joana de OliveiraNovembro 2, 2022

PUB