[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

As escolhas de Miguel Flor, coordenador do Bloom Portugal Fashion

Após a sua formação pela Academia de Moda no Porto, Miguel Flor ganha projeção arrecadando o 1.º prémio no concurso Sangue Novo – ModaLisboa, em 1996. Segue para Paris, para estagiar no gabinete Studio Peclers.

Aproveitando a estada, resolve candidatar-se a um estágio com o designer Martin Margiela. Três meses depois, é convidado a integrar a equipa Maison Martin Margiela e aí permanece quase um ano.

De regresso a Portugal, no início de 2000, começa a apresentar semestralmente a sua coleção de homem, recebendo uma série de prémios, assim como o reconhecimento do público e da imprensa, portuguesa e internacional.

Entre 2003 e 2008, envolve-se em projetos como o desenho e a direção artística de outras marcas e o ensino na Academia de Moda no Porto.

Em 2009 participa na conceção da loja de vestuário masculino Wrong Weather como buyer, designer e manager, e é o cofundador do projeto/galeria de arte Fundação.

Em 2010 cria a linha de sapatos Miguel Flor for Eureka, em parceria com a empresa Eureka, e é professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Ainda em 2010 começa a fazer a direção artística da plataforma Bloom no Portugal Fashion, onde permanece.

A partir de 2012, é professor e diretor dos cursos na Escola de Moda do Porto. No início de 2014, recebe duas menções honrosas (Melhor Curador e Melhor Exposição) com a exposição ‘BLOOM’ (Portugal Fashion).

Mini Bio:

Nome: Miguel Flor

Idade: 41 anos

Naturalidade: Portugal

Presença online: Bon Jardim

Helmut Lang

A referência absoluta para mim e para grande parte da comunidade de designers de moda contemporâneos! Redefiniu a silhueta dos anos 90 e 00 e introduziu no vestuário uma série de materiais improváveis. Deste visionário restam-me algumas peças de roupa pelas quais sou completamente obcecado, como por exemplo a pulseira algema, que é desde 2005 uma extensão do meu corpo.

Raf Simons

Um dos designers com quem mais me identifico, desde o rigor colegial e militar à cultura techno e arty. Acompanho o seu percurso desde as primeiras coleções (das quais tenho algumas peças) e não esqueço a emoção de assistir ao seu terceiro desfile, em Paris. Contudo, o trabalho como diretor criativo na Dior não me excita particularmente…

Martin Margiela (Maison Martin Margiela)

Está para os designers de moda assim como o Marcel Duchamp está para os artistas. A minha passagem pela Maison como colaborador em 98/99 representa uma das fases mais interessantes no meu percurso profissional. Guardo (e uso) o blazer oferecido pelo mesmo.

Comme des Garçons

Quem disse que a moda não deve ser divertida e arriscada? Uma das minhas marcas favoritas de sempre, liderada por Rey Kawakubo. Desde meados dos anos 90 que uso os perfumes da marca. Esta fragrância recente, BLACK, cheira a floresta queimada.

João Melo Costa

A densidade conceptual, o rigor e s disciplina fazem do João um exemplo entre a nova vaga de designers portugueses. Aconselho a seguirem, atentos, para não perderem sua ascensão.

Pierre Debusschere

Hoje é uma star entre os fotógrafos de moda e não só, já que é autor de dois vídeos do novo álbum da Beyoncé. Com uma carreira muito recente, foi meu convidado para inaugurar com exposição exclusiva a galeria da loja Wrong Weather, em 2009. As suas imagens eletrizantes continuam a inspirar-me energicamente.

David Sims

Uma das minhas referências desde os anos 90 em revistas como a I-D e a Face até aos dias de hoje na Arena H+, onde tem um papel mais curatorial.

Dapper Dan

Sou completamente viciado em revistas! Esta revista a preto e branco é única ao nível da imagem e dos conteúdos. Graficamente bem desenhada, a lembrar as velhas fanzines.

Arena H+

Como designer de menswear, esta revista é a minha Bíblia e consegue ainda hoje, depois de 20 anos, ser a mais forward de todas. Vénias para ela!

Harvey James

Este new face britânico é o meu eleito do momento. Gosto especialmente da combinação nariz e olhos!

Damir Doma Flagship Store

Fica no n.º54 da Rue du Faubourg Saint-Honoré, 75008 Paris, e foi criada por March Studio. Além de extremamente bonita com detalhes maravilhosos, esta loja é um exemplo perfeito do universo do designer Damir Doma.

Calções

Adoro calções (principalmente de pele) que me fazem lembrar a estação favorita (primavera/verão). A verdade é que até no inverno os uso e nem por isso tenho frio. Adequam-se àquele rapaz rebelde!

Imagem de destaque Fred Martins

Veja mais em Portugal Fashion

  • Pelos bastidores do #portugalfashion40

    Entre no backstage do evento de moda, através da lente de Carla Pires.

    Rita AleixoMarço 28, 2017
  • 40º Portugal Fashion: #livestreaming

    Sente-se na primeira fila e assista em direto à 40ª edição do evento de moda. Há 31 desfiles para acompanhar.

    Rita AleixoMarço 22, 2017
  • Next stop: Portugal Fashion

    Depois da ModaLisboa, chegou a vez do Portugal Fashion ganhar terreno. Tome nota: de 22 a 25 de março, em Lisboa...

    Rita AleixoMarço 20, 2017
  • Portugal Fashion P/V17 em direto

    Assista aqui em direto aos desfiles da 39ª edição do Portugal Fashion, que decorre de 12 a 15 de outubro, em...

    Carolina de AlmeidaOutubro 12, 2016
  • 39ª edição do Portugal Fashion

    De 12 a 15 de outubro, há mais moda nacional a antecipar o verão de 2017. Primeiro em Lisboa e depois...

    Carolina de AlmeidaOutubro 11, 2016
  • O ‘sport sexy’ de Buchinho à conquista de Paris

    O criador de moda português apresentou a coleção do próximo verão no Palais de Tokyo, num ambiente underground e ao som...

    Carolina de AlmeidaOutubro 4, 2016
  • A grande celebração do Portugal Fashion

    Passaram-se 20 anos desde a primeira edição do Portugal Fashion e, desde então, a evolução tem sido uma constante. De 21...

    Cátia Pereira MatosOutubro 27, 2015
  • As cores do Portugal Fashion

    A 35.ª edição do Portugal Fashion reuniu 27 criadores, entre os mais jovens e os consagrados, 11 marcas de roupa, seis...

    Carolina de AlmeidaNovembro 4, 2014
  • Portugal Fashion em Viena

    Os primeiros desfiles da 35.ª edição do Portugal Fashion aconteceram em Viena, no dia 10 de setembro, com as apresentações de...

    Mariana CardosoSetembro 17, 2014

PUB