[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

BE HUMAN disponibiliza apoio psicológico aos refugiados ucranianos em Portugal

A Associação BE HUMAN criou um programa de apoio psicológico e emocional para os deslocados de guerra ucranianos, em Portugal. Maria Palha, fundadora da BE HUMAN, tem uma vasta experiência na criação de programas de apoio psicológico em cenários de guerra, tendo prestado apoio às populações na Síria, Líbano e também na Ucrânia, em Donetz, em 2014. É com este conhecimento do terreno e das particularidades do conflito armado na Ucrânia, que Maria Palha desenvolveu um programa de apoio psicológico, para os deslocados de guerra que estão neste momento em Portugal. O programa BE HUMAN FOR UKRAINE é gratuito, sendo necessária uma inscrição através do site da BE HUMAN. 

«Todas as guerras têm impactos diretos e indiretos em quem as vive, mas também em quem as assiste de perto. Atualmente temos um fluxo de deslocados de guerra mais elevado do que na 2ª Guerra Mundial. É fundamental entender o impacto emocional desta situação, o que podemos fazer para prevenir a doença mental a curto, médio e longo prazo, interrompendo assim, com ciclos de sofrimento imediato e nas futuras gerações», explica Maria Palha, mentora do projeto BE HUMAN FOR UKRAINE.

Este programa foi desenvolvido em parceria com SPEAK que assegura a tradução das sessões para ucraniano. Este é um apoio que consiste na terapia de grupo, tal como as desenvolvidas no terreno em situações de conflito armado e crises humanitárias. 

Além do apoio psicológico, o projeto BE HUMAN conta ainda com uma rede de apoio psiquiátrico, para acompanhar doentes psiquiátricos que estejam privados de medicação ou precisem de uma avaliação regular. 

Veja mais em Sociedade

PUB