[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Bebés não esquecem o primeiro idioma que ouvem

É esta a conclusão de um estudo realizado em Seul, na Coreia do Sul.

Os adultos conseguem lembrar-se do primeiro idioma com que tiveram contacto em bebés, mesmo que tenham alterado a sua língua materna muito cedo. É esta a conclusão de uma investigação realizada em Seul, na Coreia do Sul, publicada no jornal Royal Society Open Science.

O grupo de cientistas da Universidade de Hanyang, em Seul, concluiu que as crianças, com apenas alguns meses de idade, já são capazes de assimilar o conhecimento linguístico, e que, por este motivo, todas as experiências sensoriais nesta fase são cruciais para o seu desenvolvimento.

“Esta descoberta indica que o conhecimento da língua é estabelecido nos primeiros meses de vida, e que pode ser retido e revelado somente anos mais tarde, através da reaprendizagem”, explica Jiyoun Choi, a investigadora que liderou o estudo, à BBC.

Nesta investigação participaram dois grupos de pessoas: um de holandeses oriundos da Coreia do Sul, mas que foram adotados em bebés por famílias holandesas, e outro de holandeses que não tinham tido contacto com a língua coreana em criança.

Ambos fizeram um curso de coreano e, posteriormente, os cientistas concluíram que os holandeses originários da Coreia do Sul tinham ultrapassado as expectativas quanto à aprendizagem e pronúncia da sua língua materna, o coreano. Ao invés, o segundo grupo teve mais dificuldades nesta tarefa.

Assim, os investigadores acreditam que, mesmo quando se verifica uma mudança de país, o conhecimento do primeiro idioma com o qual as pessoas tiveram contacto, não é esquecido. E, por isso, a investigadora aconselha: “tente falar com os bebés tanto quanto possível porque eles vão absorvendo e digerindo o que está a dizer”.

Veja mais em Sociedade

PUB