Em 1925, surgia em Lisboa a marca de beleza Benamôr. Criada por um misterioso boticário esta viria a revelar-se um verdadeiro sucesso no mercado da cosmética, que dura até aos dias de hoje. Em Portugal, ao longo dos anos, têm surgido novas marcas de beleza, que trazem conceitos diferentes e inovadores. Marcas que provam que “o que é nacional é bom”.
Por ordem cronológica, deixamos-lhe quatro marcas made in Portugal que tem mesmo de conhecer e de experimentar.
Benamôr (1925)
Quase a celebrar 100 anos, a Benamôr foi fundada em 1925, em Lisboa, por um misterioso boticário que criava pomadas milagrosas no seu laboratório, no Campo Grande nº189. Baseadas em perfumes únicos e ingredientes naturais cultivados sob o sol português – como limão, rosa, aloé Vera ou óleo de amêndoa-, as suas receitas de beleza artesanais, embaladas em tubos Art Deco, tornaram-se um sucesso e, até, a Rainha Amélie tornou-se numa fã.
Nos dias que correm, existem produtos da marca que permanecem icónicos, como o Créme de Rosto, cujo extracto de rosa dá à mulher um brilho instantâneo e permanece inalterado até agora. O creme de mãos Alantoíne e a Bronzaline foram também uma das suas criações mais procuradas.
As receitas de beleza são desenvolvidas nos laboratórios da marca portuguesa, por uma equipa de cientistas e, eticamente feitas à mão e embaladas, desde 1925. Os produtos são todos dermatologicamente testados e cruelty-free. Sem a presença de qualquer óleo mineral ou derivados de petróleo, a frescura é garantida sem quaisquer parabenos e são utilizados o mínimo de conservantes possível.
Atualmente existem oito gamas na Benamôr:
- Rosto: Prepara -Unifica –Hidrata
- Alantoíne: Proteção
- Gordíssimo: Nutrição
- Jacarandá: Calmante
- Rose Amélie: Revitalização
- Nata: Reconfortante
- Alecrim: Purificante
- Laranjinha: Energizante
Com nove lojas físicas em Portugal, em Lisboa e no Porto, a Benamôr tem passado de geração em geração.
Saiba mais em benamor1925.com.
D’AVEIA (2000)
Licenciada em ciências farmacêuticas, Cristina Varandas fundou o laboratório farmacêutico Dermoteca em 1994 (celebra 30 anos em 2024), distribuindo marcas internacionais de cosmética como a Aveeno ou OTC Ibérica. Em 2000, lança a D’AVEIA, a primeira marca portuguesa de cosmética dermatológica, feita à base de Aveia Coloidal, Arroz e Milho. Com o objetivo de inovar nos cuidados da pele do adulto e da criança, tornou-se na marca portuguesa com o maior número de produtos e de maior distribuição no mercado farmacêutico nacional. Na altura, tinha apenas 12 produtos.
Destacando-se atualmente na área de cuidado íntimo, higiene, hidratação e cuidados específicos para todos os tipos de pele e para toda a família, a marca apresenta 33 produtos, todos dermatologicamente testados e sujeitos a testes de eficácia.
No ano passado, em setembro de 2023, a marca portuguesa lançou a gama D’AVEIA Ceutics. Esta associa o poder antioxidante da Natureza a ingredientes de última geração que retardam, previnem e diminuem os sinais característicos do envelhecimento e fotoenvelhecimento.
Disponíveis em farmácias e parafarmácias, os produtos D’AVEIA são altamente prescritos por médicos, sobretudo especialistas de dermatologia, pediatria e ginecologia, no cuidado de determinadas patologias da pele.
Saiba mais em daveia.pt.
Dvine (2017)
Da suprema inspiração de uma beleza natural, única e pura das vinhas cultivadas em extensas encostas de socalcos, no Vale do Douro, surge a Dvine em 2017. Pertencente ao grupo farmacêutico português Medinfar, fundado em 1970, a Dvine é uma marca de cosmética que combina de forma inovadora a pureza dos ativos biológicos com a performance dos ingredientes anti-idade.
Verdadeiramente ricos e eficazes, focados na juventude da pele, os produtos da marca portuguesa são ricos em Polifenóis, Flavonoides e Taninos, repletos de antioxidantes e nutrientes.
A Dvine tem duas gamas: a Light Harvest e a Gold Harvest. Focadas em resultados diferentes, a primeira promete uma pele saudável e uma luminosidade incomparável. Os produtos da gama Light Harvest preservam a luminosidade da pele ao fornecer ingredientes bioativos de eficácia comprovada na proteção antioxidante e na hidratação fundamental.
Já a gama Gold Harvest apresenta cuidados específicos focados na resolução dos sinais visíveis de envelhecimento da pele. Destaca-se pelas suas fórmulas sumptuosas, infundidas por puro ouro para uma radiância imediata e uma revitalização profunda.
Saiba mais em dvineskin.com.
Sazorea (2024)
Chegou em junho ao mercado e quer destacar-se pela sua abordagem inovadora e o compromisso com a sustentabilidade. Com origem nos Açores, fundada por Catarina Andrade, a marca de beleza Sazorea, apresenta uma linha de produtos de beleza vanguardista, que prometem não só rejuvenescer a pele mas também proporcionar uma experiência sensorial única.
Cuidadosamente desenvolvidas com ingredientes provenientes das Ilhas, como é o exemplo do louro-da-terra, funcho e a criptoméria japónica, as fórmulas dos produtos refletem autenticidade, tranquilidade e naturalidade a cada uma das primeiras referências do portfólio. As fórmulas contêm ainda ingredientes como a bromelaína (extraída do ananás) e o bakuchiol (uma alternativa ao retinol).
Até ao momento, foram lançados três produtos: o sérum noturno THE DREAM GLOW, o sérum THE WONDER COMPLETION e a mousse THE GENTLE RENEWING.
Saiba mais em sazorea.com.