[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Casa e Cozinha reúne mulheres numa conversa inspiradora

Gisela João, Catarina Raminhos, Irina Fernandes e Maria José Sousa são os rostos femininos que partilharam a sua visão sobre os desafios que as mulheres enfrentam atualmente, durante uma conversa intimista, moderada por Sónia Morais Santos, autora do blogue Cocó na Fralda, que decorreu ontem, durante um encontro promovido pelo canal Casa e Cozinha para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Maria José Sousa

Maria José Sousa

A superação no feminino, as conquistas sociais e culturais ao longo das gerações e a respectiva mudança de mentalidades, os desafios das mulheres no mercado de trabalho, a necessidade de uma maior representação em cargos de liderança e o empoderamento feminino, foram alguns dos temas abordados neste encontro.

“Ser mulher, para mim, significa nascer de muita coisa, nascer de muitas mulheres ao mesmo tempo. Cada uma de nós, todos os dias, tudo o que faz, é reflexo de muitas mulheres, que nos educaram, que nos fizeram ter voz, que nos fizeram enquanto pessoa e, para mim, essa grandeza de ser mulher é uma coisa que me fascina, que me impressiona todos os dias.”, referiu Gisela João. 

Gisela João

Gisela João

Catarina Raminhos e Irina Fernandes destacaram a importância da educação para a igualdade do género

Procuro ser uma referência para as minhas filhas, com todas minhas fragilidades e falhas. É muito importante continuar a assinalar este dia porque ainda há muito a fazer e cabe-nos a nós continuar o trabalho de emancipação das mulheres que nos antecederam”, acrescentou Catarina Raminhos.

 Irina Fernandes e Catarina Raminhos

Irina Fernandes e Catarina Raminhos

Recém-chegada de uma ação humanitária no Polónia, Sónia Morais Santos partilhou também a sua experiência, prestando especial homenagem “a todas as mulheres ucranianas, as que ficam para lutar pelo seu país, as que fogem na incerteza do amanhã, deixando para trás a vida toda, as médicas que salvam vidas na guerra, as enfermeiras, as diplomatas, as jornalistas e as voluntárias”.

Sónia Morais Santos

Sónia Morais Santos

Segundo Jorge Ruano, diretor de marketing do canal, “esta ação foi desenhada para comemorar o Dia Internacional da Mulher, através de um encontro inspirador, onde convidámos cinco mulheres extraordinárias a compartilhar histórias e experiências, bem como a forma como vêem o papel da mulher nos dias de hoje. Além disso, durante este dia, interrompemos a emissão habitual para dedicar toda a programação às mulheres, com uma seleção de programas apresentados por alguns dos rostos femininos do canal”, acrescenta.

O Dia Internacional da Mulher, atualmente comemorado a 8 de março, é assinalado desde o início do século XX, embora com variações no dia das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar esta data, mas só a 16 de dezembro de 1977 é que a data viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Veja mais em Sociedade

PUB