[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Cláudia Abrantes: “Ilustrar um livro já era uma vontade antiga”

Apaixonada por ilustração, Cláudia Abrantes candidatou-se à 10.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce e, no meio de 800 candidaturas, foi a grande vencedora. Segundo o júri de ilustração, composto por André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Corte-Real, Marta Madureira e Sara Miranda, em representação do Grupo Jerónimo Martins, “a criatividade revelada no desafio de dar imagem aos episódios de um peculiar livro em aberto” foi o fator determinante para a escolha da designer gráfica e fotógrafa como vencedora.

As suas ilustrações vão agora dar vida a “O livro que não sabia o que queria ser”, história vencedora da categoria de texto de autoria de Márcio Martins, e ficaram disponíveis nas lojas Pingo Doce a partir de novembro.

A LuxWoman teve oportunidade de falar com Cláudia e descobriu as inspirações e motivações que a levaram a participar no maior prémio de literatura infantil em Portugal.

Como começou a sua paixão pela ilustração? 

Lembro-me de estar sempre rodeada de livros e desenhos em casa e na escola. Como a maioria das crianças comecei muito nova a desenhar e mesmo durante os anos de estudo, os meus cadernos tiveram sempre mais desenhos do que apontamentos. Acho que a questão é que nunca parei de desenhar até ao dia de hoje.

Porque é que decidiu participar neste concurso? 

Já conhecia o concurso de outras edições. Além disso, ilustrar um livro já era uma vontade antiga que tive oportunidade de concretizar agora.

De onde surgiu a inspiração para as ilustrações?

Os outros livros, no geral, são sempre o que mais me inspira, por muito diferentes que sejam do meu estilo. Depois, penso que em processo criativo, podemos ir buscar inspiração e referências a todo o lado: um filme, uma fotografia, uma conversa,…

Foi a primeira vez que ilustrou, especificamente, para o mundo literário?

Sim, esta foi a primeira vez que surgiu a oportunidade de poder ter as minhas ilustrações num livro.

O que significa esta vitória e que impacto poderá ter esta experiência no seu percurso?

Significa um bom acolhimento do meu trabalho e esta vitória trouxe a vontade de ter mais experiências nesta área.

Formada em design gráfico e fotografia, a ilustração é algo que pretende continuar a fazer no futuro?

A ilustração sempre existiu de formas diferentes na minha vida. Neste momento, é um passatempo que me dá muito prazer e que passei a ver com uma nova perspetiva.

Veja mais em Lifestyle

PUB