[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Cozinhas do Mundo na Mouraria

A Mouraria vai tornar-se ainda mais multicultural. O bairro histórico lisboeta recebe a partir de amanhã, dia 19, o primeiro Festival de Cozinhas do Mundo – Mistura Popular, numa parceria entre o Lisboa Mistura e a Cozinha Popular.

Depois das marchas populares, a festa agora é outra. Nos dias 19, 20, 21 e 26, 27 e 28 deste mês, poderá experimentar diferentes cozinhas do mundo, numa viagem pelas receitas, hábitos e tradições de vários tipos de gastronomia.

Nesta primeira edição, os chefs são residentes da capital, mas oriundos dos quatro cantos do mundo: Ljubomir Stanisic viaja pela cozinha portuguesa e internacional; Leonor Manita leva-nos até à Ásia; Dima e Mali percorrem o Médio Oriente; com Imi Bodo, vamos até à Roménia; Viriato Pã traz-nos um pouco de África; através de MD Nizam, vêm os aromas do Bangladesh.

“A comida está intimamente ligada à identidade e cultura de cada povo, sendo um bom caminho para conhecer e apreciar a diversidade do mundo e de nos aproximarmos dos outros”, explica a organização do festival em comunicado, procurando também “uma confraternização à volta da mesa”.

O festival decorre na Cozinha Popular da Mouraria e as refeições têm o custo de €15. A lotação é limitada. Por isso, é necessário reservar lugar, através do email cozinhasdomundo.reservas@gmail.com.

Programa:

19 JUN | Ljubomir Stanisic – Cozinha portuguesa e internacional

Em Portugal desde 1997, Ljubomir Stanisic é chefe de cozinha dos restaurantes 100 Maneiras, em Lisboa. Conhecido pela irreverência e apelidado de “enfant terrible” da gastronomia portuguesa, Ljubomir divide o seu tempo entre os três restaurantes e outros projetos, como o papel de jurado do primeiro ‘Masterchef Portugal’, em 2011, e o lançamento do livro ‘Papa Quilómetros – Uma Caminhada pela Gastronomia Portuguesa’, ao qual se seguiu um programa de televisão com o mesmo nome, transmitido pelo 24 Kitchen um pouco por toda a Europa. Entre as distinções recebidas ao longo dos anos, está o título de “cozinheiro mais criativo a trabalhar em Portugal” e “melhor chefe de cozinha”, em 2005.

20 JUN | Leonor Manita – Cozinha asiática contemporânea

Leonor Manita começou a sua carreira em Londres, no famoso restaurante Nobu. Foi a primeira chef do restaurante Flores, no Bairro Alto Hotel, e depois do New Wook, no Chiado. Entretanto, surgiram outros projetos gastronómicos, como a consultoria do Go Natural e do Deli Delux. Mais recentemente, elaborou a carta do restaurante Station, no Cais do Sodré.

21 JUN | Dima e Mali – Cozinha do Médio Oriente

Dima nasceu na Argélia, mas cedo foi viver para a terra dos seus pais, a Palestina; Mali nasceu na Turquia. Ambos aprenderam a cozinhar com as mães, como dita a tradição no Médio Oriente. Unidos pela cozinha das suas terras, podemos dizer que se encontraram em Lisboa, onde surgiu uma amizade que, à volta da mesa, se propaga e ganha força, junto dos seus amigos e de quem quiser embarcar nas suas misturas, picantes e bem condimentadas.

26 JUN |Imi Bodo – Cozinha da Roménia

Um dos pontos fortes da Roménia é a hospitalidade, e Imi Bodo não foge à tradição do seu país, onde a festa se faz acompanhada de uma mesa farta, plena de enchidos, fumados, queijos, nutritivas sopas e outros pratos que confortam a alma. Imi nasceu em Lugoj, na Roménia. Chegou a Portugal em 2002 e de imediato começou a trabalhar com o chef Luís Baena no Café no Chiado. Seguiram-se outros projetos e, recentemente, completou o curso de Gestão Hoteleira, Restauração e Bebidas, em Lisboa.

27 JUN | Viriato Pã – Cozinha africana

Viriato Pã é um homem do mundo. Nasceu em Lisboa, tem ascendência guineense e viveu pela Europa, agregando valores e experiências das diversas culturas gastronómicas. Esteve em África e na Ásia e assim foi apurando os sabores da sua cozinha, que depressa se tornou multicultural, com influências de todos os cantos do mundo.

28 JUN | MD Nizam – Cozinha tradicional do Bangladesh

MD Nizam nasceu em Dhaka, capital do Bangladesh. Cozinheiro há 27 anos, começou a sua aventura culinária na Europa em países como a Alemanha, Bélgica, França, até chegar a Portugal, onde reside há 16 anos. É na Mouraria que o chef vem reconfortando os seus conterrâneos com os seus biriany, khichury e outros mimos que confeciona com sabedoria ancestral.

Detalhes:

19, 20, 21 – 26, 27, 28 junho

Cozinha Popular da Mouraria

Rua das Olarias, 5, na Mouraria

Reservas: cozinhasdomundo.reservas@gmail.com

Veja mais em Lifestyle

PUB