[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Crianças na net

Os blogs de maternidade multiplicam-se e a publicação de fotografias de crianças na Internet suscita cada vez mais polémica. Impõe-se a dúvida: devemos ou não publicar as fotos dos nossos filhos online, e à custa de que riscos?

Na LuxWOMAN de março damos voz a várias mães e bloggers com diferentes práticas em relação a este tema.

Aqui dizemos-lhe o que deve ter em conta quando publicar fotos dos seus filhos online, segundo Tito de Morais, autor do site Miúdos Seguros na Net:

1. Fotos de outras crianças, sobretudo se não tiver autorização dos respetivos pais. Se há pais que não se importam, outros são zelosos da privacidade dos seus filhos. Temos de respeitar uns e outros.

2. Fotos com algo que associe uma criança à escola, ATL, etc., que frequenta. Pode ser a escola como pano de fundo, um uniforme, uma etiqueta, etc. Algo que coloque uma criança geograficamente num local que frequenta regularmente pode constituir um risco, pois uma pessoa mal-intencionada saberá onde encontrá-la.

3. Fotos de crianças nuas, seja no banho, na praia, etc. Infelizmente, há quem olhe para estas fotos inocentes como um objeto de desejo.

4. Fotos com o nome completo da criança, como etiquetas das mochilas, pauta da escola, etc. Esta informação, geralmente privada, pode ser usada em conjunto com outra para ter acesso à criança.

5. Fotos que uma criança não queira que sejam públicas, no presente ou no futuro, seja por poderem ser potencialmente embaraçosas ou pouco lisonjeiras. A criança no bacio é um clássico!

Leia a reportagem completa na LuxWOMAN de março, já nas bancas.

Imagem de destaque: os filhos de Catarina Ferreira, do blog Ties © Catarina Ferreira.

Veja mais em Sociedade

PUB