[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Crianças. Não dormir a sesta é tão grave como não comer

O alerta foi lançado pela Sociedade Portuguesa de Pediatria, que afirma que a privação do sono pode deixar sequelas para o futuro.

A maior parte dos estabelecimentos de ensino pré-escolar públicos não promove a sesta dos mais novos, algo que é tão grave como não os alimentar, alerta a SPP – Sociedade Portuguesa de Pediatria.

De acordo com informações avançadas por alguns meios de comunicação, Alexandra Vasconcelos, médica da seção de pediatria social da SPP, explicou à agência Lusa que a falta de sesta em crianças a partir dos três anos consiste num “grave problema de saúde pública”.

Assim, na sequência desta problemática, esta seção da SPP pediu a um painel de cinco peritos nesta área para emitirem uma recomendação, que dita que as crianças entre os três e os cinco/seis anos de idade devem realizar a sesta, de preferência, ao início da tarde, com a duração de uma hora e meia, aproximadamente.

Todavia, a SPP acautela que, depois dos quatro anos, nem todas as crianças precisam de fazer a sesta regularmente, sendo que cabe à educadora de infância e à familiar avaliar se a criança necessita de continuar com as sestas frequentes.

Segundo a SPP, as consequências a curto prazo da privação do sono passam pela perturbação da função neuro-cognitiva, mudança do comportamento e motora e ainda distúrbios na modulação do humor. Já o mau rendimento escolar, défice de atenção, hiperatividade, depressão e ansiedade, perturbação da vida familiar e as alterações orgânicas, fazem parte do leque de consequências a longo prazo provocadas por esta problemática.

Após a avaliação destes benefícios e consequências da privação da sesta nas crianças, a SPP concluiu que esta deve ser implementada até à idade escolar, dado que, a par do risco mediato para a saúde, a falta de sono pode provocar sequelas no futuro.

Veja mais em Sociedade

  • A C&A homenageia heróis da pandemia com uma doação de 17.400€

    A C&A reconheceu, através da campanha “Somos todos heróis”, lançada a 9 de julho, o trabalho altruísta de nove heróis do...

    LuxWOMANJulho 29, 2020
  • Mulheres inspiradoras

    A Evax junta três embaixadoras inspiradoras que pretendem incentivar as jovens mulheres a perseguirem os seus sonhos.

    Ana Almeida PiresJunho 17, 2020
  • Stylish!

    Já comprou os seus óculos de sol para o verão? A Mr. Wonderful tem a proposta ideal: a nova coleção de...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • Um piquenique ao pôr do sol…

    A sugestão é do Memmo Baleeira, de forma a assinalar o solstício de verão, que se assinala a 20 de junho....

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • As crianças e o vírus

    ‘Brigada Antivírus‘ é o nome do atelier educativo que o Museu da Farmácia coloca em prática e que ensina às crianças,...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 15, 2020
  • Junto da Natureza…

    Tem planos para os feriados de junho? A Quinta dos Machados – Nature, Love and Relax, turismo rural e spa, vai...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 5, 2020
  • À distância de um clique…

    Se é fã dos vinhos da Herdade Cortes de Cima, saiba que, a partir de agora, estão disponíveis online. Fazer chegar...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 2, 2020
  • Clementoni Portugal entrega brinquedos a crianças internadas no IPO Lisboa

    A Clementoni, empresa multinacional de brinquedos, acaba de doar brinquedos a todas as crianças que se encontram internadas no IPO Lisboa...

    LuxWOMANJunho 1, 2020
  • Online, solidária e 100% portuguesa

    É assim a nova edição do Kids Market. Organizado por Filipa Cortez Faria, nutricionista e influencer, autora do blog FILIPA Lifestyle...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 29, 2020

PUB