[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Curl Manifesto, uma ode à beleza inclusiva

Mais do que uma campanha a Kérastase lança um Manifesto. Um manifesto à inclusão porque a beleza está em cada uma de nós. Como tal, para protagonizar a nova gama Curl Manifesto foram escolhidas 5 mulheres inspiradoras:  Sharam Diniz, Tarla Barbosa, Carolina Barroso, Nenny e Francisca Flores. Todas com uma característica comum: caracóis. A LuxWOMAN quis saber mais sobre a nova aposta da Kérastase, Curl Manifesto, que, segundo Joana Cal, diretora da marca, além de preencher uma lacuna no mercado, “é um movimento de empoderamento para estas mulheres”.

Curl Manifesto é a grande aposta da Kérastase na beleza inclusiva. Quer-nos explicar melhor este conceito e esta iniciativa da marca?

Curl Manifesto é mais do que uma gama para cabelos encaracolados, para Kérastase todos os cabelos são bonitos, independentemente do tipo ou textura. A inclusão é um valor fundamental, sempre presente na marca e proporcionar o cuidado profissional para todo o tipo de cabelos é a nossa missão. Através do lançamento de Curl Manifesto fomos mais longe, com uma campanha internacional, que abraçámos localmente e que tem como objetivo empoderar todas as mulheres para que celebrem a sua beleza individual. Kérastase está a lutar para mudar o discurso, para que todas as mulheres se sintam confiantes e orgulhosas em celebrar a beleza com que nasceram. Construímos uma campanha internacional e local poderosa e com uma mensagem forte que celebra a beleza de todos os tipos de caracóis: #ManifestYourGreatness.

Qual a importância desta gama para a Kérastase?

Preparámo-nos para este desafio como nunca, quisemos entender os caracóis profundamente e fazer algo superior a qualquer coisa que existisse no mercado, reunindo centenas de consumidores, cientistas e cabeleireiros do mundo inteiro. Kérastase ainda não tinha uma gama para todos os tipos de cabelos encaracolados ou encrespados, com Curl Manifesto, entrámos num capítulo novo para a marca e na indústria capilar, ao falarmos para um público para o qual ainda não tínhamos a proposta inclusiva que mereciam.

As mulheres portuguesas começam cada vez mais a assumir as suas características, os seus caracóis. Esta gama vem preencher uma lacuna existente no mercado?

As mulheres com caracóis não têm sido totalmente incluídas nas propostas de beleza do mercado, apesar de gastarem 9x mais em produtos capilares do que pessoas com cabelo liso. A experiência no cabeleireiro e a procura pelos produtos certos pode ainda ser um desafio para quem não tem o cabelo liso. Queremos preencher esta lacuna com o lançamento de Curl Manifesto, muito mais do que uma gama para cabelos encaracolados é um movimento de empoderamento para estas mulheres.

Durante muitos anos apenas o cabelo liso era sinónimo de profissionalismo e cuidado. O paradigma começa aos poucos a mudar ou as novas gerações ainda têm um longo caminho a percorrer?

Acredito que o paradigma está a mudar. Seguindo a tendência global, assistimos localmente a uma geração que está cada vez mais a deixar de alisar o cabelo e a assumir a beleza natural dos seus cabelos, começando pelo cinema, televisão, desfiles de moda, redes sociais e claro, visível nas ruas. Contudo, é importante lembrar que o facto de aceitarem ou não está intimamente ligado ao contexto de mercado e mesmo da sociedade. Ainda encontramos profissionais que não sabem trabalhar com certas texturas nos cabeleireiros, ainda ouvimos em vários contextos sociais, desde a escola ao local de trabalho, testemunhos de como o cabelo encaracolado é visto como descuidado ou pouco profissional. Mesmo em casa, é desafiante para os pais saberem como cuidar de caracóis sem sentir que os devem domar. Algo que pode ser emocionalmente prejudicial, pois passa a mensagem de que o seu cabelo não é compreendido, aceite ou bonito. Ora, estes factores afastam demasiadas mulheres do desejo de assumirem os seus caracóis. Para haver mais mulheres a aceitar a sua beleza natural, temos de mudar este paradigma. Os cabeleireiros são chave para o sucesso desta missão! Queremos que cada mulher tenha a opção de entrar em cada cabeleireiro que queira, sabendo que o seu cabelo estará em boas mãos.

Tal como existem vários tipos de cabelo liso também existem vários tipos de caracóis. É importante que cada mulher conheça bem o seu cabelo para tratar dele da melhor forma?

É fundamental este conhecimento sobre o tipo de caracóis que cada mulher tem, porque os cuidados variam. Neste caminho de auto-conhecimento o cabeleireiro tem o papel chave de aconselhar e orientar para a rotina capilar mais indicada, a gama Curl Manifesto foi criada a pensar nos vários tipos de caracóis e tem uma proposta completa para cada necessidade. Idealmente tudo deve começar no salão, com um diagnóstico profissional e a recomendação da rotina ideal para casa.

O que está a ser feito ao nível da formação de cabeleireiros? Têm formação suficiente para lidar com cabelos encaracolados ou também aqui há uma lacuna que falta preencher? De que forma isso está a ser feito pela Kérastase?

Para este lançamento houve um grande investimento na formação dos nossos profissionais, 100% dos cabeleireiros Kérastase de todo o mundo (mais de 150 mil profissionais) estão já a receber formação em cuidados capilares para cabelos encaracolados e técnicas de styling. Queremos fazer parte do movimento que está a mudar a indústria para sempre, para que todas as mulheres possam desfrutar do melhor cuidado e conhecimento, em qualquer cabeleireiro. Como diz Cidália Ferreira, responsável de Educação da Kérastase, ‘um dos maiores desafios tem sido o facto de não existir formação específica nesta área para cabeleireiros. As formações existentes são, na sua maioria, bastante genéricas e pouco exploram os diferentes tipos de caracóis. Os cabeleireiros são verdadeiros experts em diagnóstico capilar e aconselhamento profissional. Neste tema, alguns cabeleireiros podem ter-se sentido intimidados por tipos de cabelo mais exigentes serem mais distantes da realidade do seu espaço ou por não sentirem a confiança em contrariar a tendência dos alisamentos. Em Portugal vamos fazer 15 formações e especializar em caracóis mais de 700 profissionais’.

Fale-nos um pouco desta gama, quais os produtos que não podiam faltar e o que trazem de novidade?

A gama Curl Manifesto é composta por oito produtos que formam um sistema modelar e personalizável para todo o tipo de caracóis. Foram testadas 50 fórmulas em mais de 600 mulheres, colaborando com hairstylists, consumidores e especialistas capilares de todo o mundo de forma a envolver as mais diversas perspectivas, desafios culturais e científicos sobre o tratamento do cabelo encaracolado. O resultado é uma combinação única de hidratação, força e definição. A gama proporciona um cuidado intenso nos três tipos de cabelo encaracolado. O hidratante Mel de Manuka, as Ceramidas que fortalecem e a Glicerina que define, foram os ingredientes combinados para dar ao cabelo encaracolado até mais 83% de hidratação, até menos 87% de quebra e mais 81% de definição.

Para comunicar a gama Curl Manifesto, a marca escolheu para protagonistas Sharam Diniz, Tarla Barbosa, Carolina Barroso, Nenny e Francisca Flores. A que se ficou a dever esta escolha? Porquê a aposta nestas 5 mulheres?

Em Portugal, contamos com uma squad poderosa, diversa e que simboliza a beleza e a diversidade que queremos elevar: a top model Sharam Diniz, a cantora e rising star Nenny On, as influencers Francisca Flores, Tarla Barbosa e Carolina Barroso, juntam, entre si, mais de 780 mil seguidores, em representação de topo o tipo de cabelos encaracolados e do que significa para cada uma manifestar a sua grandeza. Cada escolha foi pensada para chegar a todo o tipo de mulheres e todo o tipo de caracóis. Cada uma tem um cabeleireiro nacional de topo para a aconselhar. Estamos muito orgulhosos de ter connosco estas representantes que desde o primeiro dia deram testemunhos autênticos mais e menos felizes sobre a sua experiência com o seu cabelo e o significado que tem para si, como o transformam na sua coroa.

Com mães mais felizes e de bem com os seus caracóis vamos ter crianças e adolescentes também mais felizes? Com menos “bad hair days”?

Esta passagem de conhecimento de mães para filhas está desde sempre presente em Kérastase, o lançamento de Curl Manifesto não é excepção, queremos apoiar as mães de crianças com cabelos encaracolados e encrespados para que as possam educar e ensinar esta aceitação de quem são, para um mundo mais inclusivo e diversificado. É por isso que demos mais um passo transformador com este lançamento. Somos a 1ª marca do grupo L’Oréal a lançar a tecnologia de realidade aumentada presente nos produtos de Curl Manifesto. Este é um novo marco no cuidado profissional de luxo. Com esta ferramenta educacional, criámos um touchpoint facilitador que mudará o paradigma em cada cabeleireiro e em cada casa. É uma fonte de conhecimento e transparência, num novo gesto já incorporado no dia-a-dia de todos, desde a pandemia: o scan de QR codes. O objetivo é proporcionar uma nova experiência imersiva na marca através de um fácil scan que permitirá conectar com o produto de um ângulo diferente: mais informação sobre características, benefícios, ingredientes, fórmulas, packaging, os compromissos da marca, além de permitir a cabeleireiros e profissionais estarem seguros sobre a escolha entre produtos, com conteúdos ricos educacionais divididos por tipos e necessidades capilares.

 

Antes de lhe falarmos dos diferentes produtos desta gama, deixe-nos contar uma novidade. Por ser um tema que interessa a muitas mulheres, na edição de novembro da LuxWOMAN – já nas bancas -, vai poder ficar a conhecer o testemunho de Sharam Diniz, Tarla Barbosa, Carolina Barroso, Nenny e Francisca Flores, as protagonistas da campanha Curl Manifesto by Kérastase.

 

Em baixo, encontra a gama Curl Manifesto, que se apresenta com 7 produtos distintos.

Kerastase

Huile Sublime Repair

Óleo nutritivo multiusos para cabelo e couro cabeludo. Esta combinação pode ser usada em diferentes passos para hidratar e melhorar o brilho. Para cabelo muito encaracolado e encrespado.

Kerastase

Gelée Curl Contour

Gel-creme definidor para caracóis mais intensos. Combina as propriedades hidratantes de um creme e a fixação de um gel para um controlo do frizz durante 24h. Os caracóis ficam flexíveis e com um brilho intenso. Para cabelo encaracolado, muito encaracolado e encrespado.

Kerastase

Refresh Absolu

Spray refrescante para caracóis, sem lavagem. Bruma leve que dá hidratação instantaneamente, revitaliza e reativa a definição dos caracóis entre lavagens. Promove a formação de padrões naturais, melhora a flexibilidade e volume, reduz o frizz e melhora o brilho. Para cabelo encaracolado, muito encaracolado e encrespado.

Kerastase

Bain Hydratation Douceur

Shampoo cremoso e hidratante suave. Lava suavemente o couro cabeludo e o cabelo, removendo toda a sujidade, impurezas, poluição e resíduos. Preserva os óleos naturais, contribuindo para um couro cabeludo saudável, que permite o crescimento capilar. Infunde os caracóis com hidratação vital sem os pesar, melhorando o padrão e o volume dos caracóis. Para cabelo encaracolado, muito encaracolado e encrespado.

Kerastase

Masque Beurre Haute Nutrition

Tratamento de máscara nutritivo e enriquecido. A sua fórmula enriquecida nutre intensamente e reforça os caracóis quebradiços e danificados, prevenindo a quebra. Deixa os caracóis muito suaves e promove a elasticidade do cabelo. Para cabelo muito encaracolado e encrespado.

Kerastase

Crème De Jour Fondamentale

Tratamento leave-in, hidratante diário que reduz o frizz. Creme suavizante ultraleve que confere uma hidratação intensa, um desembaraçar fácil e uma proteção térmica até 230ºC. Reduz o frizz e preserva a forma dos caracóis, ajudando a proteger o cabelo até 80% de humidade. Para cabelo encaracolado, muito encaracolado e encrespado.

Kerastase

Fondant Hydratation Essentielle

Condicionador leve e revitalizador de hidratação. Infunde os caracóis com hidratação leve e sem os pesar, desembaraçando suavemente até os nós mais difíceis. Aumenta o corpo e volume dos caracóis e melhora a flexibilidade e elasticidade dos caracóis. Para cabelo encaracolado e muito encaracolado.

* Todos os produtos são infundidos com Mel de Manuka e Ceramida

Veja mais em Beleza

PUB