[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dar vida

COmVIDas é o nome do novo projeto criado para tentar dar resposta ao número visivelmente crescente de instituições de apoio ao idoso a precisar da ajuda de voluntários, à medida que os profissionais de saúde são cada vez mais precisos nos hospitais e que os recursos nos lares se vão tornando cada vez mais escassos.

O COmVIDas é um projeto que pretende unir quem precisa de ajuda a quem quer e pode ajudar. Como? Funcionando como uma rede de voluntários capazes de ajudar de forma segura e responsável as instituições de apoio ao idoso de todo o país, com vista a promover um maior conforto e a melhor qualidade de vida possível aos idosos, tentando garantir desta forma a dignidade dos mesmos, neste momento de emergência, constituindo um complemento às estruturas existentes.

Em poucos dias e pela mão de um grupo multidisciplinar de universitários e profissionais, nasceu, então, o site do projeto, com o objetivo de fazer a ponte entre as suas duas principais áreas de atuação: as instituições de apoio ao idoso e os voluntários.

Na área do voluntariado, os esforços estarão concentrados em:

• Gerir as candidaturas de voluntários e as suas informações (condições de saúde, possíveis suspeita de covid-19, disponibilidade, área de formação, entre outras).

• Selecionar e montar, de forma rigorosa, equipas de voluntários capazes de ajudar as instituições de forma segura, evitando o aumento do número de contágios (dando prioridade aos estudantes de medicina, enfermagem ou de outras áreas da saúde, mas incluindo também voluntários disponíveis para outras tarefas não especializadas, mas igualmente necessárias).

• Coordenar e assegurar formação aos voluntários selecionados, antes de partirem para o terreno, em duas áreas principais: segurança da saúde (vestir e despir o equipamento EPI, cuidados a ter em casa, na instituição e nas deslocações, etc.); e preparação a nível psicológico e emocional (como comunicar com os idosos e com as suas famílias, postura a ter no lar, gerir emoções e lidar com o luto, etc.).

No contato com as instituições, reunem-se esforços para:

• Gerir a recepção das inscrições das instituições de apoio ao idoso.

• Criar, em coordenação com cada instituição, um plano de acção conjunto de forma a responder melhor às suas maiores necessidades.

• Criar, em coordenação com cada instituição, um protocolo específico de actuação para a mesma, com vista a responder às suas maiores necessidades (recursos humanos, material de proteção, formação na área da psicologia e da segurança na saúde, etc.).

• Escolher, seleccionar e enviar equipas de voluntários para o terreno, capacitados e formados para as necessidades específicas de cada instituição, assegurando a articulação com a mesma e com outras entidades para toda a logística inerente (formação, material de proteção, alojamento, transporte, alimentação, etc.).

Veja mais em Sociedade

  • Mulheres inspiradoras

    A Evax junta três embaixadoras inspiradoras que pretendem incentivar as jovens mulheres a perseguirem os seus sonhos.

    Ana Almeida PiresJunho 17, 2020
  • Stylish!

    Já comprou os seus óculos de sol para o verão? A Mr. Wonderful tem a proposta ideal: a nova coleção de...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • Um piquenique ao pôr do sol…

    A sugestão é do Memmo Baleeira, de forma a assinalar o solstício de verão, que se assinala a 20 de junho....

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • As crianças e o vírus

    ‘Brigada Antivírus‘ é o nome do atelier educativo que o Museu da Farmácia coloca em prática e que ensina às crianças,...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 15, 2020
  • Junto da Natureza…

    Tem planos para os feriados de junho? A Quinta dos Machados – Nature, Love and Relax, turismo rural e spa, vai...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 5, 2020
  • À distância de um clique…

    Se é fã dos vinhos da Herdade Cortes de Cima, saiba que, a partir de agora, estão disponíveis online. Fazer chegar...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 2, 2020
  • Clementoni Portugal entrega brinquedos a crianças internadas no IPO Lisboa

    A Clementoni, empresa multinacional de brinquedos, acaba de doar brinquedos a todas as crianças que se encontram internadas no IPO Lisboa...

    LuxWOMANJunho 1, 2020
  • Online, solidária e 100% portuguesa

    É assim a nova edição do Kids Market. Organizado por Filipa Cortez Faria, nutricionista e influencer, autora do blog FILIPA Lifestyle...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 29, 2020
  • Lutar contra estereótipos

    Sabia que fatores como a genética, as hormonas, o ambiente, os aspetos biológicos e psicológicos de cada um de nós, o...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 21, 2020

PUB