[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dar vida

COmVIDas é o nome do novo projeto criado para tentar dar resposta ao número visivelmente crescente de instituições de apoio ao idoso a precisar da ajuda de voluntários, à medida que os profissionais de saúde são cada vez mais precisos nos hospitais e que os recursos nos lares se vão tornando cada vez mais escassos.

O COmVIDas é um projeto que pretende unir quem precisa de ajuda a quem quer e pode ajudar. Como? Funcionando como uma rede de voluntários capazes de ajudar de forma segura e responsável as instituições de apoio ao idoso de todo o país, com vista a promover um maior conforto e a melhor qualidade de vida possível aos idosos, tentando garantir desta forma a dignidade dos mesmos, neste momento de emergência, constituindo um complemento às estruturas existentes.

Em poucos dias e pela mão de um grupo multidisciplinar de universitários e profissionais, nasceu, então, o site do projeto, com o objetivo de fazer a ponte entre as suas duas principais áreas de atuação: as instituições de apoio ao idoso e os voluntários.

Na área do voluntariado, os esforços estarão concentrados em:

• Gerir as candidaturas de voluntários e as suas informações (condições de saúde, possíveis suspeita de covid-19, disponibilidade, área de formação, entre outras).

• Selecionar e montar, de forma rigorosa, equipas de voluntários capazes de ajudar as instituições de forma segura, evitando o aumento do número de contágios (dando prioridade aos estudantes de medicina, enfermagem ou de outras áreas da saúde, mas incluindo também voluntários disponíveis para outras tarefas não especializadas, mas igualmente necessárias).

• Coordenar e assegurar formação aos voluntários selecionados, antes de partirem para o terreno, em duas áreas principais: segurança da saúde (vestir e despir o equipamento EPI, cuidados a ter em casa, na instituição e nas deslocações, etc.); e preparação a nível psicológico e emocional (como comunicar com os idosos e com as suas famílias, postura a ter no lar, gerir emoções e lidar com o luto, etc.).

No contato com as instituições, reunem-se esforços para:

• Gerir a recepção das inscrições das instituições de apoio ao idoso.

• Criar, em coordenação com cada instituição, um plano de acção conjunto de forma a responder melhor às suas maiores necessidades.

• Criar, em coordenação com cada instituição, um protocolo específico de actuação para a mesma, com vista a responder às suas maiores necessidades (recursos humanos, material de proteção, formação na área da psicologia e da segurança na saúde, etc.).

• Escolher, seleccionar e enviar equipas de voluntários para o terreno, capacitados e formados para as necessidades específicas de cada instituição, assegurando a articulação com a mesma e com outras entidades para toda a logística inerente (formação, material de proteção, alojamento, transporte, alimentação, etc.).

Veja mais em Sociedade

  • Falar sobre finanças

    “Gostaria de partilhar o lançamento do meu website. Este é um projeto que reflete o meu percurso na área financeira nos...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 22, 2021
  • O poder da palavra

    Para as mães mais clássicas amantes de peças com uma inspiração vintage, para as que gostam de arriscar ou para as...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 20, 2021
  • Um presente diferente?

    Sabia que as pandas fêmeas ovulam apenas 1 vez por ano, tornando a maternidade um evento ainda mais especial para esta...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 20, 2021
  • Adoçar o coração…

    A Flower Box é o miminho mais que perfeito para oferecer no Dia da Mãe e já está disponível por encomenda...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 19, 2021
  • A doçura da maternidade…

    É este o mote da nova proposta da BRIGADEIRANDO para assinalar o Dia da Mãe, numa coleção inspirada na doçura da...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 16, 2021
  • ModaLisboa, a união! Livestream

    A ModaLisboa está de regresso e, uma vez mais, surge sob contornos desafiantes. De 15 a 18 de abril de 2021,...

    Leonor Antolin TeixeiraMarço 25, 2021
  • Universo de cores

    É de cores fortes que se faz a nova coleção primavera/verão da Mayoral. A Mayoral, líder em moda infantil na Península Ibérica,...

    Leonor Antolin TeixeiraMarço 24, 2021
  • Páscoa doce!

    Está sem ideias para a Páscoa? A Lindt & Sprüngli tem a solução! A Páscoa é uma época de celebração em...

    Leonor Antolin TeixeiraMarço 22, 2021
  • “De Mulher para Mulher”, a nova campanha inspiracional da C&A

    A C&A reúne mulheres excecionais na sua nova campanha inspiracional, intitulada: “De Mulher para Mulher”. Em Portugal a campanha é protagonizada...

    Patricia Toste de SousaMarço 8, 2021

PUB