Não é novidade na arquitetura e na decoração, mas é cada vez mais uma tendência, introduzir a natureza no exterior e no interior das casas ou espaços de trabalho. A natureza tem um papel fundamental no comportamento humano, tanto a nível de relaxamento como de produtividade. Existem, até, estudos que revelam que a presença de verde e de elementos que associamos à natureza, na decoração, promovem o bem estar.
Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores, explica-nos, então, que o Design Biofílico tem como objetivo criar ambientes naturais para melhorar o bem estar de quem deles desfruta, ao colocar o ser humano no seu habitat natural inato.
Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores
“O Design Biofílico pretende, assim, unir as pessoas com a natureza, introduzindo-o de raiz na arquitetura propriamente dita e nos interiores, seja em habitações, escritórios ou espaços públicos”.
Mas o que caracteriza este tipo de design e quais os seus benefícios? A Arquiteta de Interiores explica e deixa alguns exemplos de como o podemos aplicar em casa.
Plantas e a observação da natureza: as características do Design Biofílico
Texturas naturais, plantas, materiais orgânicos e luz natural são alguns exemplos de elementos que caracterizam o Design Biofílico. A disposição dos elementos é também uma característica importante. Neste tipo de design há o cuidado de dispor os elementos de forma a que quem os usa se possa sentar e descansar ou, até, trabalhar num local estratégico, de forma a poder observar a natureza ou a estar mais próximo desses elementos que a representam.
Adeus stress e confusão: os benefícios
Quando usado na criação e decoração de um espaço, tem como objetivo proporcionar calma, bem estar, relaxamento, estimulando também a aprendizagem, a criatividade e a produtividade. Daí ser aplicado, cada vez mais, em ambientes de trabalho e espaços públicos.
6 exemplos práticos para colocar na sua casa
- Colocar um jardim vertical numa parede, ou no teto, quando possível, se tiver uma claraboia por cima melhor, não só adiciona a natureza propriamente dita como também mais luz natural ao espaço;
- Fontes ou espelhos de água em halls e locais de passagem ajudam a sentir-se mais relaxado;
- Materiais naturais como madeira, pedra, bambu são ideais para este conceito, uma vez que são os que encontramos na natureza;
- Padrões da natureza ajudam a criar a ilusão de um espaço natural;
- Iluminação natural é essencial para que uma pessoa se sinta mais confortável e feliz. Espaços sem luz não permitem que se tenha noção do tempo, o que destabiliza o biorritmo natural de cada um;
- Cores calmas e ligadas à natureza ajudam a viver de forma mais tranquila, reduzindo o stress.
Se quiser saber mais sobre o mundo dos interiores, para aplicar esse conhecimento no seu espaço, Rita Salgueiro vai ter um Workshop de Decoração e Design de Interiores no dia 6 de abril. Todos os detalhes aqui.