[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Esta marca portuguesa quer ser uma aliada no processo de aprendizagem dos mais pequenos

Com mais de uma década de história, a Knot, marca portuguesa de roupa para bebé e criança, lança “Wanna Play?”, uma coleção que encoraja os mais pequenos a explorar, brincar e viver aventuras. Carla Caetano, CEO da marca, esteve à conversa com a LuxWoman sobre o impacto que a Knot e a moda podem ter na vida das crianças.

Em Lisboa, há 16 anos, nascia a Knot. A marca surgiu com o propósito de oferecer opções de roupa para bebé e criança, que unisse qualidade a um design arrojado e intemporal. Desde o início que a missão tem sido a mesma: “criar momentos memoráveis em família”. Para tal, são criadas coleções “com história”, que pretendem promover conversas dentro de casa, materializadas em peças de base clássica com um twist de design arrojado, por meio da composição de cores e padrões únicos. Com prints divertidos e muitas vezes didáticos, a Knot quer alimentar o imaginário das crianças. Recentemente lançaram uma nova coleção, “Wanna Play?”, que tem como objetivo estimular a imaginação e o desenvolvimento emocional dos mais pequenos.

A LuxWoman quis saber mais sobre como pode a moda ser uma aliada no processo de aprendizagem e descoberta dos mais pequenos e esteve à conversa com Carla Caetano, CEO da Knot.

A moda infantil é uma aliada no processo de aprendizagem e descoberta dos mais pequenos? De que forma?

Sim, temos verdadeiramente essa crença. A roupa não é apenas uma questão de conforto ou estilo; pode também estimular a criatividade, a imaginação e a expressão individual. Quando uma criança escolhe uma peça com desenhos, cores, padrões ou frases de que gosta, ela está a afirmar a sua personalidade e a explorar o mundo à sua volta de forma lúdica. Além disso, a roupa pode ser uma forma de contar histórias, abordar temas importantes ou estimular a imaginação. Por exemplo, uma t-shirt com um animal ou objetos pode despertar a curiosidade da criança para aprender mais sobre aquele tema. A escolha de materiais confortáveis que permitem liberdade de movimento também incentiva as brincadeiras fundamentais para o desenvolvimento. Por tudo isto, sem dúvida, que a moda pode ser uma ferramenta importante no processo de aprendizagem e descoberta dos mais pequenos, de forma natural e divertida.

Carla Caetano, CEO da Knot

Carla Caetano, CEO da Knot

“Além disso, a roupa pode ser uma forma de contar histórias, abordar temas importantes ou estimular a imaginação”

A nova coleção da marca chama-se “Wanna Play” (Vamos Jogar?). De onde parte a inspiração para a mesma?

Todas as coleções da Knot procuram explorar temas relacionados com a infância e a perspetiva das crianças. “Wanna Play?”, ou em português, “Vamos brincar?”, reflete precisamente isso. Esta é uma pergunta que ouvimos frequentemente as crianças fazerem a todos com quem interagem, sejam familiares ou pares. São palavras que, vindas delas, podem parecer simples, mas muitas vezes exigem coragem e têm o poder de mudar o rumo da vida (metaforicamente falando).

As experiências vividas na infância moldam os adultos em que nos tornamos. Brincar é essencial para o desenvolvimento e crescimento, e por isso acreditamos na importância de incentivar as crianças a brincar muito – com os adultos a darem o exemplo e a não se excluírem dessa equação.

Além disso, através deste tema, podem ser abordadas questões como a inclusão, o espírito de equipa, a forma de lidar com a tristeza nas derrotas e como partilhar a alegria nas vitórias, bem como o cuidado pelo outro.

Campanha da coleção "Wanna Play?"

Campanha da coleção “Wanna Play?”

Mencionou que “Brincar é essencial para o desenvolvimento e crescimento”. De que forma é que esta coleção estimula a brincadeira?

Todas as nossas coleções procuram incentivar que a infância seja vivida na sua plenitude, tanto por parte das crianças quanto dos pais. Tentamos transmitir essa mensagem com frequência, pois o tempo não volta, e para que o mundo se torne um lugar melhor no futuro, é fundamental que a infância seja aproveitada ao máximo. As crianças de hoje são os decisores de amanhã.

“Todas as nossas coleções procuram incentivar que a infância seja vivida na sua plenitude, tanto por parte das crianças quanto dos pais”

Esta filosofia é transversal a todas as coleções da marca?

A coleção “Wanna Play?” reflete essa filosofia de forma mais direta no seu título, mas o conceito está presente em todas as nossas coleções. As crianças têm menos barreiras e são mais espontâneas, e é crucial que os adultos se consciencializem da importância e do impacto que isso tem no futuro. Permitir que as crianças sejam crianças, e permitir-nos a nós, adultos, “ser crianças” ocasionalmente (metaforicamente falando), é, na nossa perspetiva, o melhor que um pai, mãe ou cuidador pode fazer.

Campanha da coleção "Wanna Play?"

Campanha da coleção “Wanna Play?”

Na sua opinião, os mais pequenos brincam menos hoje em dia? 

Esta não é a nossa área de especialidade. No entanto, se nos perguntam o nosso ponto de vista, baseado na constante observação do mundo para inspiração, acreditamos que as brincadeiras mudaram, e por razões óbvias. Hoje, há muito mais estímulos e em simultâneo (televisão, telefones, etc.). Além disso, os pais têm menos tempo e muitas responsabilidades a cumprir.

Por outro lado, notamos que uma parte significativa desta nova geração de pais, na casa dos trinta, está a mudar as suas prioridades e a prestar mais atenção à importância de brincar, na sua forma mais pura. Não é preciso muito para uma criança se divertir. Com uma bola, podemos inventar várias brincadeiras; com um lápis, podemos criar várias histórias… Só precisamos de tempo e criatividade.

Embora hoje em dia possa ser mais perigoso as crianças brincarem sozinhas na rua, como acontecia no tempo dos nossos pais e avós, muitos pais desta geração procuram alternativas, como fazer atividades em família, ou com amigos e os filhos dos amigos. Temos visto essa mudança: pais que querem ter experiências diferentes, ser mais participativos e, acima de tudo, proporcionar tempo de qualidade em família.

Campanha da coleção "Wanna Play?"

Campanha da coleção “Wanna Play?”

Qual o papel da Knot neste aspeto? Como querem contribuir?

Procuramos criar roupa que ofereça conforto, mas que também estimule a criatividade e a liberdade de movimento, essenciais para brincar. Queremos que as nossas peças acompanhem as crianças nas suas aventuras diárias, permitindo-lhes explorar o mundo com confiança. Acreditamos que a roupa pode ser uma ferramenta de expressão e descoberta, com designs que capturam a imaginação e materiais que garantem durabilidade e versatilidade. Queremos contribuir com peças que vão além do vestuário tradicional, com estampas, cores e detalhes que abordem temas importantes na infância. Queremos que cada peça conte uma história e que as crianças se identifiquem com o que vestem, seja pelos desenhos, padrões ou pelos temas.

Campanha da coleção "Wanna Play?"

Campanha da coleção “Wanna Play?”

A coleção “Wanna Play?”, disponível nas categorias newborn, baby e kids, apresenta uma variedade de camisolas, sweatshirts e t-shirts em algodão e malhas suaves, garantido o conforto nos dias mais frios. As calças, desenhadas para permitir a liberdade de movimentos, são ideais para as atividades diárias, enquanto os casacos oferecem a solução perfeita contra o frio. Já os padrões, incluem cores vibrantes e os estampados refletem a energia e alegria da infância tornando cada peça num convite à diversão. Encontra a nova coleção em knotkids.com.

Veja mais em Moda

PUB