[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Estremoz recebe a primeira edição do Regenerative Wine Fest

A Herdade das Servas, em Estremoz, no Alentejo, vai ser palco da 1.ª edição do Regenerative Wine Fest (RWF) no dia 21 de setembro, sábado. Este é um evento pioneiro – e para toda a família – que visa abordar o tema da agricultura regenerativa, com foco na viticultura. Num ambiente descontraído, tem como objetivo promover a literacia sobre as práticas agrícolas neste contexto e de que forma estas podem criar vinhos únicos e, simultaneamente, ajudar a salvar os ecossistemas onde coexistimos com os outros seres vivos.

O evento vai reunir produtores, viticólogos, enólogos e outros especialistas, assim como entusiastas do vinho, oferecendo uma plataforma única para a troca de conhecimentos sobre práticas sustentáveis, que para além de respeitarem o meio ambiente, visam revitalizar e regenerar o ecossistema e vão moldar o futuro do setor. Durante o Regenerative Wine Fest, os participantes vão ter a oportunidade de assistir a quatro talks; provar vinhos dos oito produtores presentes, que se regem por esta prática; almoçar com petiscos do Legacy Winery Restaurant, ali mesmo na Herdade das Servas; e ouvir a atuação de um grupo de músicos alentejanos. Isto para além de terem a possibilidade de visitar a adega.

Luis Serrano Mira e Renato Neves - Foto

Luís Serrano Mira, Proprietário da Herdade das Servas – Serrano Mira, e Renato Neves, Diretor de Viticultura e Enologia da Herdade das Servas – Serrano Mira (Alentejo)

Conduzidas pelo curador e jornalista Edgardo Pacheco, as quatro talks pretendem trazer mais conhecimento sobre a Viticultura Regenerativa. Posto isto, entre as 11h e as 11h30, começa a primeira talk, “A Viticultura Regenerativa é um trunfo em Portugal?” com Georgete Félix, Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV); e Luís Serrano Mira, Proprietário da Herdade das Servas – Serrano Mira. Segue-se, entre as 12h e às 12h30, a talk “Solo, plantas e ser humano – como é que tudo isto se liga?” com Mário Carvalho, Professor (aposentado) em Agricultura Geral, na Universidade de Évora, Miguel Soares, Viticólogo da Quinta da Covela – Lima & Smith (Vinhos Verdes) e Nélson Martins, Viticólogo da Reynolds Wine Growers (Alentejo). Da parte da tarde, após o almoço, inicia-se mais uma conversa, “Certificar ou não certificar – eis a questão” com Miguel Queimado, Enólogo e Viticólogo do Vale dos Ares (Vinhos Verdes) e Sérgio Nicolau, Produtor Família Nicolau Wines (Lisboa) e co-fundador da Orgo. Por último, entre as 16h e às 16h30, é a vez de Francisco Pessoa, Gestor Agrícola da Adega Mayor (Alentejo), João Raposeira, Responsável de Viticultura e Ecossistemas da Tapada de Coelheiros (Alentejo) e Renato Neves, Diretor de Viticultura e Enologia da Herdade das Servas – Serrano Mira (Alentejo), falarem sobre “Lã de ovelha, algas ou vísceras de peixe – isso combate as doenças na vinha?”.

Os oito produtores que vão marcar presença nesta edição são, para além da anfitrião Herdade das Servas – Serrano Mira, os projetos Adega Mayor (Alentejo), Família Nicolau Wines (Lisboa), Paulo Coutinho (Douro), Quinta da Covela – Lima & Smith (Vinhos Verdes), Reynolds Wine Growers (Alentejo), Tapada de Coelheiros (Alentejo) e Vale dos Ares (Vinhos Verdes).

O Regenerative Wine Fest 2024 é um evento para todos, crianças incluídas. Os bilhetes são gratuitos até aos 9 anos e têm um valor de €20, dos 10 aos 18 anos, e de €55, para adultos – incluem copo e prova de vinhos (só para adultos), almoço volante, acesso às talks e visita à adega. Pode adquiri-los em regenerativewinefest.pt.

Veja mais em Lifestyle

PUB