Estamos de volta com mais uma Agenda Cultural! Se ainda não tem planos para o fim de semana, pegue na caneta e aponte as nossas sugestões para os dias 13, 14 e 15 de setembro.
Vá ao cinema ver “Reality”
Baseado num interrogatório real do FBI a Reality Winner, uma veterana da Força Aérea norte-americana, a primeira longa-metragem da cineasta Tina Satter navega pela desconcertante e envolvente conversa entre a jovem veterana e os agentes federais. “Reality” chega hoje, dia 12 de setembro, às salas de cinema portuguesas com Sydney Sweeney, Josh Hamilton e Marchánt Davis nos papéis principais.
Música Folk em destaque neste fim de semana
A 3.ª edição do Festival de Música Folk da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com produção In Rock We Trust, vai decorrer entre os dias 13 e 14 de setembro no Parque Cidade Desportiva da Maia, com entrada livre.
Na sexta-feira, 13 de setembro, os Trasga abrem o festival às 18h30, para após o jantar, 21h30, ser a vez dos Andarilhos, encerrarem o primeiro dia. No sábado, às 18h30, sobe ao palco a Emmy Curl, sendo que os Kumpania Algazarra encerram a presente edição com concerto agendado para as 21h30.
Para além da música, o público poderá usufruir de uma renovada zona de restauração de apoio ao festival. E, ainda, no último dia do festival, a 14 de setembro, pelas 10h30, será oferecida uma oficina de dança para o público infantil, para o qual os interessados devem inscrever-se através do endereço de e-mail infocultura@cm-maia.pt.
Mais de 100 gastronomias para experimentar
A Associação CRESCER organiza de 13 a 15 de setembro, no Parque Central da Amadora, um dos maiores festivais comunitários do país, o É UM ENCONTRO, que pretende dar palco às diferentes culturas e tradições das mais de 100 nacionalidades que vivem no concelho. Tendo a gastronomia como base, o festival junta chefs nacionais e internacionais à comunidade para três dias de celebração com showcookings dedicados aos sabores da Argentina, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Nigéria, São Tomé e Síria, além de Portugal, bem como um mercado de produtos e animação tradicional destes países, com música, dança e cinema. Nuno Bergonse, André Cruz, David Jesus ou Chakall são alguns dos chefs que irão marcar presença no evento, que é de entrada gratuita.
Entre na Cidade do Zero
É já neste sábado que a Cidade do Zero abre portas, para a sua 3ª edição. O evento, que pretende demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva, acontece nos dias 14 e 15 de setembro no Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, tirando partido da sua envolvente natural e ocupando o interior e o exterior do Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda. A Cidade do Zero oferece mais de 120 atividades; distribuídas entre workshops, palestras e mesas redondas, oficinas de reparação, showcookings e atividades para crianças; e conta ainda com uma zona de mercado e uma zona de restauração. É pensada para todos e para todas as idades, de entrada livre, preparada para pessoas com mobilidade reduzida e os animas de companhia são bem-vindos em todos os espaços do evento. A participação nas atividades é gratuita, no entanto é necessário fazer uma inscrição.
Bluegrass está de regresso à Trafaria
A música bluegrass está de regresso à Trafaria para a terceira edição deste festival comunitário e gratuito que envolve os espaços e as populações locais, numa lógica de voluntariado e união. O Trafaria Bluegrass volta entre 13 e 15 de setembro.
O cartaz conta com seis bandas, cinco internacionais e uma portuguesa, numa edição em que a fusão musical com outros estilos vai estar em destaque. Além dos concertos, uma das principais características do Trafaria Bluegrass são as jam sessions que juntam músicos de todo o mundo, num espírito pleno de partilha e comunhão musical.
As atuações irão dividir-se entre o Largo da República, Coreto, Largo do Poço Novo, a Sociedade Recreativa Musical Trafariense, o Recreios Desportivos da Trafaria (também conhecido como Casino), o antigo Presídio da Trafaria e a Igreja Paroquial de São Pedro.
Oceanário com bilhetes a €10
A nova campanha do Oceanário de Lisboa decorre até dia 13 de outubro, e disponibiliza bilhetes a €10 para que os jovens até aos 25 anos possam submergir por novas aventuras marinhas e ganhar prémios. Durante esse período o Oceanário de Lisboa vai ter inúmeras diversões, desde uma claw machine que permite ganhar prémios a espelhos mágicos que fazem lembrar os nossos peixes favoritos. Os bilhetes podem ser adquiridos online.
Uma exposição de malas icónicas
A 14.ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” traz até Portugal a exposição “CARRY ME – 100 Anos de Malas”. Esta mostra, que já percorreu vários Museus por todo o mundo e veio diretamente do prestigiado Ostergotlands Museum, na Suécia, para a sua estreia em Portugal, foi inaugurada esta semana e está presente na Praça Central do Colombo, no Piso 0, até 25 de outubro. A entrada é livre.
“CARRY ME” oferece uma visão detalhada da evolução das malas ao longo dos últimos 100 anos, onde os visitantes terão a oportunidade de seguir a cronologia das malas, desde as suas origens funcionais até se tornarem status de ícones de moda, nos séculos XX e XXI, ao longo de quatro núcleos. O primeiro é dedicado ao período compreendido entre 1920 e 1940, sob o mote “Nova Mulher, Novas Ideias”, enquanto a seguinte revela o estilo que esteve em destaque de 1950 a 1960, sublinhando o “Novo Visual”. No terceiro núcleo será possível ver de perto ícones de duas décadas: a de 1970, considerada a “Do Mau Gosto”, e a de 1980, percecionada como a “Dos Yuppies”. O último ponto da visita incide entre 1990 e 2020, numa sala intitulada “A Digitalização Transforma o Mundo”.
Além de poder ser vista de forma livre, todos os dias, entre as 10h00 e a meia-noite, a primeira visita guiada a “CARRY ME – 100 Anos de Malas” está agendada já para este domingo, 15 de setembro, pelas 11h00, sendo limitada a 20 participantes. Para ter esta experiência, é apenas necessária a inscrição no site do Centro, onde cada pessoa pode reservar até quatro vagas. A seguinte acontece ainda este mês, no dia 28, sábado, no mesmo horário. Já em outubro, também às 11h00, as visitas guiadas terão lugar nos dias 13 e 25.