[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Estudo: homens dominam emprego qualificado em Portugal

As áreas de Tecnologias da Informação, Engenharia e Turismo protagonizam desigualdade entre os géneros.

A grande maioria dos postos de trabalho qualificados em Portugal é ainda ocupada pelo sexo masculino, segundo os dados de um inquérito realizado pela Hays, empresa de recrutamento especializado.

De acordo com o estudo, esta disparidade de género é peculiarmente acentuada em determinadas áreas. Por exemplo, no setor das Tecnologias da Informação, apenas 13% dos profissionais qualificados são mulheres, na área de Engenharia, excluindo TI, esta percentagem é de 19%, e em Turismo e Lazer é de 32%.

De um total de onze áreas examinadas, apenas duas se apresentam como maioritariamente femininas: Recursos Humanos e Office Support/Customer Service, ambas com 74% de mulheres.

As conclusões da análise ditam ainda que 73% dos profissionais estão insatisfeitos com a sua progressão de carreira e 60% com o salário.

É de referir que estes dados estão integrados no Guia de Mercado Laboral 2017, uma análise das tendências do mercado de trabalho qualificado em Portugal, que tem como base inquéritos realizados junto de 2641 profissionais qualificados e 847 empregadores, a par das milhares de entrevistas e reuniões efetuadas pela Hays em todo o país.

Veja mais em Sociedade

PUB