[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Francisca Falcão

Fundadora da Origama.

O meu nome é Francisca Falcão, tenho 29 anos e, como costumo dizer, sou mãe de dois filhos: o meu filho de sangue, Matias, e o meu projeto, Origama.

Desde pequena que adoro inventar, desenhar, pintar, escrever, e soube cedo que o meu caminho tinha que passar pelas artes. Acabei por estudar Arquitetura pois acreditei, como tanto ouvi, que este era o melhor futuro para quem gosta de artes.

Percebi que o meu futuro não ia passar por ali, mas não me arrependo nem um segundo da minha escolha, porque foi um curso muito abrangente e exigente que me permitiu ganhar “estaleca” para o que faço hoje em dia. Trabalhei um ano e meio num atelier e percebi que queria criar algo meu, onde pudesse dar azo à imaginação e dissipar a energia acumulada, do tempo sentada numa cadeira à frente do computador.

Saí do atelier e comecei a por em prática aquilo que já tinha na cabeça há muito tempo. O que queria era criar produtos e surgiu a ideia da toalha de praia com encosto. Aprendi a costurar com a minha mãe, para fazer os primeiros protótipos e tirei um pequeno curso de empreendedorismo, com o meu namorado da altura, Pedro Ravara, e juntos criámos a Origama, o projeto onde trabalho com o coração, há quatro anos.

Mini Bio

Nome: Maria Francisca Falcão

Idade: 29 anos

Naturalidade: Lisboa

Presença online: Site | Instagram

Origama

A Origama cria produtos com o intuito de trazer design e conforto à vivência e ocupação de espaços ao ar livre. No entanto, a razão de ser desta marca vai muito para além da venda de bens de consumo. A ideia gerou um produto, o produto gerou a marca e a marca criou um conceito. É de acordo com este conceito que nos guiamos. Queremos que o nosso nome vá para além de uma marca e que “Origama” se torne um estado de espírito. Queremos que esta marca, através dos produtos que fazemos chegar aos clientes e dos valores que transmitimos através da nossa comunicação, promovam um estilo de vida mais alegre, mais saudável e próximo da natureza.

Aprender a ser mãe

No meio da atribulada vida que levava no início da Origama, soube que um filho vinha a caminho. Pois bem, venha ele! Tive uma gravidez santa, pois literalmente não tive tempo para pensar nela. Trabalhei até às 23h de uma sexta-feira e o Matias decidiu nascer à meia-noite desse mesmo dia! E aí sim, a vida muda. Aquilo que somos ganha outro sentido. Tive que aprender a dar menos ao trabalho e à vida social para dar mais ao meu filho. Foi sem dúvida a melhor coisa que me aconteceu. Obriga-me a ser melhor e a saber abdicar do superficial. Quando se tem o primeiro filho, tudo é uma novidade e temos imensas dúvidas e nessa fase sem dúvida o Google foi meu melhor amigo!

Trabalhar e melhorar enquanto líder

Sou uma pessoa lutadora por natureza. Gosto de traçar os meus objetivos e faço tudo o que posso para os atingir. Tenho muita dificuldade em aceitar um “não”. Acho que isso foi uma das ferramentas mais importantes que me ajudou a criar o meu negócio e a enfrentar as diversas barreiras que foram surgindo ao longo do percurso. Sem dúvida que gosto de trabalhar. A Origama mudou a minha forma de ver o trabalho. Penso que quando criamos o nosso próprio negócio não há espaço nem tempo para não gostarmos do que fazemos e, se assim for, estamos certamente a seguir o caminho errado.

E, quando vemos a equipa a crescer, para além de nós, passamos a ser responsáveis pelo entusiasmo dos outros no trabalho. E acredito que um bom líder é também um bom motivador. Adoro o meu projeto e adoro a minha equipa e quero que eles se mantenham motivados, porque sei que preciso deles para levar esta marca cada vez mais longe. Para quem esteja a começar um projeto, aconselho a leitura do livro ‘A arte da Startup’, de Guy Kawasaki, que foi um livro que me ajudou muito a perceber a dinâmica de uma empresa, como evitar determinados erros e como gerir uma equipa e melhorar como líder.

Família, amigos e jantaradas

Sou uma pessoa que gosta de estar sempre rodeada de pessoas e talvez por isso dê muito valor à família e aos amigos. Gosto de aproveitar os meus tempos livres para fazer todo o tipo de programas, mas dar jantares em casa é das coisas que mais gozo me dá porque junto “dois em um”.

Por um lado, cozinhar, que é uma grande paixão e, por outro, trazer para nossa casa aqueles de quem gostamos e, todos juntos à volta da mesa, partilhar as nossas histórias é sem dúvida muito gratificante. Quando tenho pessoas em casa geralmente opto pelas receitas no forno pois, em geral, resultam bem e permitem que se possa “fazer sala”. Acho que a minha receita ‘bestseller’ são legumes gratinados com massa folhada…

Música

A música faz parte da minha vida desde que me lembro. O meu pai adora música, tem aparelhagens em todos os cantos da casa e sempre ouvimos muita música, com a particularidade de ser sempre alto e bom som. Acho que ganhei este vício, gosto de ouvir música alto e faço praticamente tudo com música: adoro guiar com música, por os phones e ir ao ginásio, andar ao pé do rio ou do mar e adoro dançar! Para mim a música é, sem dúvida, uma grande companhia e, principalmente, um grande alicerce no meu estado de espírito. Gosto de muitos estilos musicais, mas talvez tenha uma inclinação especial para Indie Rock. Phoenix, Chet Faker, The Paper Kites, Honne, The Temper Trap, Tame Impala, Empire of the Sun, The National, Kings of Convenience e B Fachada são algumas das minhas escolhas!

O mar

Adoro ir à praia, no verão ou no inverno. Vivo muito perto da linha e adoro todo o percurso de costa até Cascais. Aproveito muitas vezes para ir, depois do trabalho, ver o mar, passear com o Matias ou ter com amigos. Algumas praias na linha de que gosto: Avencas, Praia da Poça, Bafureira, Cresmina, Guincho…

Vá para fora, cá dentro… ou lá fora mesmo

Nasci em Lisboa, que para mim, é a cidade mais bonita do mundo, e quanto mais viajo mais acredito nisto. Sou apaixonada pelo nosso clima e pela luz da nossa cidade. Também adoro o Porto, onde vou muitas vezes em trabalho e gosto de aproveitar os fins de semana para sair de Lisboa e passear por Portugal. Vou principalmente para Melides, no Alentejo, onde tenho uma casa. Sem dúvida as viagens fazem parte da minha vida e é onde ganho muita inspiração. Os destinos que mais me marcaram foram a China, mais propriamente Macau, onde fui diversas vezes em miúda e conheci uma cultura muito diferente da nossa; o Brasil, onde vivi um ano e fiquei encantada pela alegria contagiante daquele país e do povo; e destaco também a viagem à América do Sul onde, para além do Brasil, visitei o Perú, o Chile e em especial a Bolívia, que é um país com paisagens muito díspares e todas lindas!

Motivação

A motivação faz parte da minha vida e lido com ela diariamente! Acredito que estamos em constante aprendizagem e todos os dias tento reinventar-me e aprender mais. Quero ser melhor líder e aprender também com quem trabalha para mim. Quero ser melhor mãe, educar o meu filho e dar-lhe tudo o que ele precisa, que acredito plenamente que não é o mesmo de lhe dar tudo. E esforço-me para ser melhor em tudo o que faço.

Veja mais em As escolhas de...

  • As escolhas de Lara Carrasco

    Apaixonada por moda e maquilhagem, é nas redes sociais que Lara Carrasco partilha esses gostos, através de looks diários ou rotinas...

    Joana de OliveiraJulho 2, 2024
  • As escolhas de Inês Isaías

    Conhecida pelo seu estilo autêntico e envolvente, Inês Isaías é uma das “Portuguese Girlies”. Nas suas redes sociais, onde tem conquistado...

    Joana de OliveiraJunho 18, 2024
  • As escolhas de Mariana Machado

    Natural do Porto, Mariana Machado começou a sua carreira profissional como enfermeira, que exerceu durante 8 anos. Desafiada por uma amiga,...

    Joana de OliveiraJunho 6, 2024
  • As escolhas de Liliana Filipa

    Mãe, empresária e influencer, Liliana Filipa é uma cara bem conhecida dos portugueses. Através das redes sociais, conquista o seu público,...

    Joana de OliveiraMaio 20, 2024
  • As escolhas de Marta Gil

    Foi com apenas 10 anos que deu início à sua carreira, ao pisar o palco do Politeama. Passados 28 anos, já...

    Joana de OliveiraNovembro 21, 2023
  • As escolhas de Rita Ferro Rodrigues

    Começou com o magazine cultural “Cartaz”, seguindo-se a condução de programas como “Contacto”, “Portugal em Festa”, “Vizinho, Mudei a Loja”, “Companhia...

    Joana de OliveiraSetembro 8, 2023
  • As escolhas de Jani Gabriel

    Cara conhecida do meio televisivo, foi em 2015 que iniciou o seu percurso como repórter do programa “The Voice Portugal”. Três...

    Joana de OliveiraAgosto 10, 2023
  • As escolhas de Claudya Moreira

    Nasceu em Cabo-Verde e foi lá que passou parte da sua infância, com a sua avó materna, até vir para Portugal...

    Joana de OliveiraJulho 11, 2023
  • As escolhas de Su Oliveira

    Maquilhadora profissional e criadora de conteúdos, é com paixão e alegria que Susana Oliveira – mais conhecida como Su nas redes...

    Joana de OliveiraJunho 14, 2023

PUB