Mudar-se para a primeira casa é uma jornada emocionante, cheia de expectativas e novos começos. Mas, para transformar uma casa num lar, é preciso mais do que apenas móveis e, há coisas que só nos vamos lembrando assim que começamos a viver no espaço.
Para que nada falte nesta nova etapa, a Arquiteta de Interiores Rita Salgueiro sugere uma lista de utensílios, que quase nunca nos lembramos, mas que são necessários para o dia a dia numa casa:
1| Para a Cozinha
Serviços para o dia a dia, faqueiros, toalhas de mesa e copos, regra geral são pensados logo de início mas, os objetos pequenos, como o escorredor de massa ou da louça, talheres para cozinhar, ralador de queijo, bases de quentes, abre latas, saca rolhas, tábua de corte, tesouras, balde com pinça e formas de gelo, entre outros, ficam esquecidos até à primeira vez que necessitamos dos mesmos.
2| Para o Quarto
O colchão é das peças mais importantes numa casa, afinal é nele que vai passar mais tempo e onde precisa repor as nossas energias para o dia seguinte. Mas, lembre-se de comprar um resguardo, ser-lhe-á útil para não sujar diretamente o colchão. Opte por um resguardo acolchoado para tornar a cama mais confortável.
Para a cama ficar esteticamente agradável compre uma saia de cama, uma colcha e uma manta para colocar aos pés da mesma. As almofadas também a tornam mais acolhedora e protegem as costas quando fica a ler um livro, o ideal será ter quatro para criar esta sensação de conforto. Nesse caso, precisa comprar fronhas extra para todos os jogos de lençóis.
3| Para Limpar
Uma pá e vassoura pequena dão sempre jeito para limpar os espaços de menor acesso. Panos de chão, panos de limpeza, baldes e alguidares são essenciais para as limpezas. Lembre-se que nem sempre é possível usar o estendal exterior, se não tiver algum estendal interior compre um de armar ou de teto, vai ver que nos dias de inverno faz toda a diferença.
4| Para os Acidentes
Nunca sabemos quando vão acontecer alguns acidentes mas, a sua resolução pode ser prevista. Tenha uma mini farmácia sempre à mão com um frasco de álcool e água oxigenada, pensos rápidos e alguns curativos, assim como um termómetro e alguns medicamentos básicos.
5| Para os Imprevistos
Já testou se o ferro de engomar chega na perfeição à tábua? Extensões de tomada, fichas triplas, velas, lâmpadas extra e uma pequena caixa de ferramentas são muito úteis quando menos esperamos.
Rita Salgueiro, Arquiteta de Interiores
O ideal será criar uma lista para cada divisão e apontar tudo o que se lembre, para facilitar a próxima ida às compras. “Estas são listas básicas onde ainda podem faltar algumas coisas mas, serve pelo menos para poder ir comprando o que mais precisa e deixar o restante para depois, conforme as suas necessidades e a vivência na casa. Afinal, a casa é um reflexo de quem lá vive mas também um projeto em constante evolução, assim como as nossas próprias vidas”, conclui Rita Salgueiro.