[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Joias com história

A Tavares está há 100 anos na Póvoa de Varzim, um século de histórias que se cruzam. A coleção Poveiro surge como uma homenagem às ruas e às pessoas que depositaram o seu ouro nas mãos da Tavares.

Esta coleção é feita a partir de joias antigas que são reutilizadas na construção de peças novas, mas que conservam linhas que recordam outros tempos. Cortes orgânicos, linhas irregulares e a gravação do ouro fazem destas joias peças muito especiais.

Foto Nuno Vieira

Foto Nuno Vieira

A coleção Poveiro recupera uma prática realizada nas oficinas Tavares entre os anos 70 e 90, quando eram aproveitadas as joias antigas, em fim de vida. Os seus diamantes, com uma lapidação típica do final do século XIX e princípio do século XX – o chamado Old cut – eram, através das mãos dos nossos ourives, reaproveitados e reinventados.

Na Tavares a sustentabilidade da produção é sempre fundamental, sendo imperativo aproveitar todos os pedaços de ouro. Nesta coleção, isso torna-se ainda mais evidente sendo dada uma nova vida a joias de outros tempos.

O colar Poveiro é feito de ouro amarelo de 19,2Kt, com um peso aproximado de 3,3g,  e tem cravado no centro da sua estrutura um diamante old cut com um peso total de 0,35ct. Os delicados brincos Poveiros são feitos de ouro amarelo de 19,2Kt, com peso aproximado de 6,2g, e têm cravados quatro diamantes old cut com um peso total de 0,90ct. A estes junta-se o anel Poveiro com três diamantes old cut, envolvidos em ouro amarelo de 19,2Kt, com peso aproximado de 4,1g. Já o anel 1922, que homenageia o legado e história da Tavares, tem apenas um diamante que é rodeado de ouro trabalhado, com 19,2Kt e  peso aproximado de 5,2g.

Uma coleção composta por quatro peças que representam a História da Póvoa de Varzim e a sua ligação à ourivesaria. Os preços variam entre os €1400 e €2600, estando as peças disponíveis em tavares1922.pt e na R. da Junqueira 54, na Póvoa de Varzim.

Veja mais em Moda

PUB