[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Margaret Rosania: “A aventura e a expansão têm sido um mantra constante na minha vida”

Formou-se em design gráfico, em Miami, e trabalhou em algumas agências internacionais. Durante 7 anos, foi Diretora criativa no seu próprio estúdio de desenho e pós-produção, em Nova Iorque. Em busca do silêncio e da conexão com a natureza, embarcou numa viagem sabática pela América do Sul e pela Ásia, e a sua vida mudou completamente… Hoje, terapeuta integrativa há mais de 20 anos, Margaret Rosania é fundadora da Siendo art of BEING, um espaço dedicado ao bem-estar de cada um, localizado em Lisboa. 

Quando é que decidiu deixar o design gráfico para se tornar terapeuta integrativa?

Comecei uma viagem sabática que nunca imaginei que seria o início de uma nova vida. Apesar de sempre ter presente uma rotina de autocuidado, em conexão com a espiritualidade, a minha profissão preenchia-me e reforçava em cada projeto o meu amor pela arte, a procura da harmonia e a contemplação pela beleza. Coisas que se manifestavam internamente na minha prática do sistema de yoga e os estudos desta filosofia de vida.

Nesta viagem, o meu interesse pela saúde reativou-se, já que antes de me decidir pelo design gráfico, tinha pensado em estudar medicina. 20 anos depois percebo porque não fiz o caminho da medicina quando tinha 17 anos: a medicina convencional não era o caminho de cura e cuidado que me esperava, ou no qual me ia identificar, era necessário conectar-me com a vida através da arte e a necessidade de harmonia na composição dos elementos para querer amá-la e cuidá-la com o propósito de fazer dela bela.

Comecei por aprofundar, durante a viagem, os meus estudos das plantas, já que as utilizava em mim como meio regulador de energias. Sempre percebi com elas que, através das suas propriedades, conseguia canalizar e ativar uma frequência vibratória e fluxo emocional que me permitia alcançar os meus objetivos. Seja ativar projetos, desejos, saúde, ou induzir o repouso e regeneração do meu estado de SER. Esta fascinação pelo reino vegetal levou-me a estudar Fitoterapia. Óleos essenciais, tinturas, herbologia e ervas tradicionais chinesas, abrindo assim um ciclo onde a arte se apresentava em outra forma, a arte de viver. Onde a composição era entre sinergias de plantas para obter a harmonia perfeita no nosso estado natural de SER e onde a saúde se tornou o veículo principal para continuar a viver pelos nossos sonhos. E assim, quase sem perceber, tornei-me terapeuta integrativa. Ainda contemplo a beleza no meu trabalho, pois cada indivíduo é um universo único digno de admirar e cuidar.

Siendo_13Nov_Mth-6011

Margaret Rosania

Era algo que já andava na sua cabeça há muito tempo, mudar de vida?

Sendo sagitariana de espírito, a aventura e a expansão têm sido um mantra constante na minha vida. Não posso dizer que tinha na cabeça fazer uma mudança, já que a minha vida é muito mais liderada pelo meu coração do que pela razão. Aliás, a minha vida não tem mudado, o que mudou foi a expressão dela. Um ciclo culminou. Atrevi-me a explorar o novo, a descobrir uma nova expressão de mim mesma, a desapegar-me de uma forma de viver para abraçar a outra. Pergunto-me constantemente: o que seria da Siendo se eu não tivesse a minha formação em arte. Aquilo que eu sou, sempre serei, mas, em evolução. Já que a filosofia do yoga me tem ensinado que só se expande a consciência por meio da transmutação, é por isto que me agarro à coragem de crescer sem medo de me transformar, e com determinação a andar nesse meu caminho. Se mantenho a minha genuinidade, estou tranquila, pois confio que o universo se encarregará do resto.  

De onde é que surgiu a ideia de fundar a Siendo art of BEING?

Veio da necessidade de materializar e colocar em manifesto a minha visão da saúde como meio de transporte dos nossos sonhos. Inspirada pelo sacerdócio da medicina, “siendo”, que em espanhol significa SER, apresenta a necessidade de viver sob a verdade de que estamos em constante evolução, em constante movimento e, por consequência, em processo de aprendizagem. Sabia que ao criar um espaço físico, onde podia conter o meu processo de autoconhecimento e cuidado, poderia expressar livremente esta verdade. Inspirando assim outros a cuidar-se e a serem cuidados. 

Definido como um um espaço dedicado ao bem-estar de cada um, a Siendo art of BEING é…

Um percurso pelo autoconhecimento, cuidado e expressão. Um espaço para ser preenchido pelas necessidades da alma, onde a prioridade é o amor próprio. Siendo art of BEING  acolhe o processo de alinhamento entre o corpo e a mente, já que este processo é constante e passa por múltiplas transformações. A intenção é acompanhar cada pessoa no caminho de aceitar a sua realidade, e por meio desta aceitação, olhar-se, descobrir como se cuidar e, com compaixão, visualizar e sonhar o seu potencial e sua vitalidade. Seja para manter, para mudar ou para criar bem-estar, a Siendo garante presença. Criando sinergias terapêuticas, esta torna-se num espaço onde cada um consegue a orientação para desenhar o seu percurso de saúde. A Siendo valida cada emoção e respeita cada ritmo, exaltando assim o que nos torna únicos.   

Margaret Rosania

Margaret Rosania

Porquê Portugal?

O coração trouxe-me até aqui. Numa viagem em trabalho a Portugal, onde dava uma consultoria a um projeto que tinha como objetivo o bem-estar, senti que este poderia ser um lugar onde eu e a minha família poderíamos crescer naturalmente. Admirando o ritmo de vida e a valorização pelo tempo, após viver em Nova Iorque e no Rio de Janeiro, Portugal oferecia equilíbrio.  

No regresso dessa viagem, eu e meu esposo, decidimos voltar a Portugal e fazer uma viagem em família para sentir. Ver se eles, o meu marido e o meu filho, sentiam, da mesma forma que eu, a calma necessária para crescer. E foi nessa viagem onde se juntaram os três corações para fazer de Portugal o nosso lar. 

Hoje, quem é Margaret Rosania?

Sou aprendiz da vida. Sempre à procura de me surpreender através das coisas que se sentem. Sou uma alma curiosa pelas descobertas de uma conversa profunda. Amante platónica da poesia espiritual de Rumi. Uma mulher abençoada por ter encontrado um homem com quem compartilho tudo o que sinto e vejo. Afortunada por me dedicar àquilo em que acredito, assim como por ter uma família unida e funcional. O meu estilo é mutável, assim como o meu ascendente em Balança. Dedicada a ouvir e conhecer o meu filho, com a aspiração de acompanhar e respeitar o seu ritmo. Sou aquela amiga intensa, que transforma cada momento numa memória inesquecível. Sou e acredito na magia.

Veja mais em Lifestyle

PUB