[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Maria de Belém… para Belém?

Maria de Belém Roseira oficializou ontem a sua candidatura à Presidência da República. É a segunda mulher a fazê-lo em toda a história da república portuguesa.

Chama-se Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina, mas é por Maria de Belém, nome próprio, que é comumente conhecida. Nasceu no Porto, em julho de 1949. No final da adolescência, rumou a Coimbra, onde estudou Direito. Obtida a licenciatura, regressou à cidade natal, onde começou a sua carreira na Função Pública.

Já depois do 25 de Abril, trabalhou na Secretaria de Estado da Segurança Social com Maria de Lourdes Pintasilgo, que viria a ser, mais tarde, a única mulher que ocupou, até hoje, a posição de primeiro-ministro de Portugal.

Entretanto, Maria de Belém ia assumindo outros cargos, uns atrás dos outros: foi vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, fundou a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), entre outras associações, e passou pelo Instituto Português de Oncologia (IPO), como administradora-delegada, antes de ter sido chamada por António Guterres para assumir os cargos de ministra da Saúde, e, posteriormente, de ministra da Igualdade, entre 1995 e 2000.

Foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Partido Socialista, em 2011, durante a liderança de António José Seguro, e é a segunda mulher a candidatar-se à Presidência da República, a seguir a Pintasilgo, que concorreu nas presidenciais de 1986.

Maria de Belém Roseira, de 66 anos, concorre à Presidência da República como candidata apartidária. A intenção de entrar na corrida já tinha sido anunciada, mas só ontem foi oficializada a candidatura.

Imagem de destaque: Lux © João Cabral.

Veja mais em Pessoas

PUB