[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mulheres com Atitude: “Amigo de Quarto”, de Mariana Paiva

Quando o interesse pessoal se junta à vontade de contribuir de forma positiva para a sociedade, nascem projetos como o Amigo de Quarto, de Mariana Paiva.

A nossa quinta convidada da rubrica “Mulheres com Atitude”, conta-nos que os direitos das crianças sempre foram um tema debatido na sua vida, tentando dar voz a quem muitas vezes não é ouvido.

“Pensei como seria o brincar nos hospitais: será que as crianças tinham tempo e condições para brincarem? Com o que é que brincavam?”

Depois de investigar, percebeu que o brincar está presente em algumas pediatrias, mas faltava algo que efetivamente ajudasse a diminuir o stress e a ansiedade das crianças durante os procedimentos médicos. 

Amigo de Quarto

O projeto Amigo de Quarto quer tornar a vida das crianças com alguma patologia mais alegre e colorida, através de bonecos terapêuticos. Este projeto consiste na confeção de bonecos de pano semelhantes às suas características físicas das crianças, provocadas pelo motivo do internamento.

@dinorah-dinorah

@dinorah-dinorah

Com um objetivo terapêutico, uma vez que através do brincar com um boneco, a criança dramatiza várias situações do seu quotidiano hospitalar, perdendo o medo e, consequentemente, tornando os processos menos traumatizantes. Ao mesmo tempo, a equipa hospitalar pode reproduzir os procedimentos/tratamentos no boneco, preparando a criança para os mesmos, diminuindo estados de ansiedade e stress. Todas estas brincadeiras estabelecem e estreitam relações e interações baseadas na confiança e segurança, ajudando na diminuição de traumas que podem advir da hospitalização. 

“No início deste projeto, confecionávamos bonecos apenas para contexto hospitalar, mas chegaram-nos diversos pedidos de crianças tão especiais que já não estavam internadas e algumas nunca estiveram que precisavam de um amigo, como por exemplo crianças com Síndrome de Asperger. Ao mesmo tempo, também tivemos diversos profissionais a procurarem-nos para terem os nossos bonecos nos seus consultórios, por ser uma forma lúdica, divertida e visual de explicar diversos procedimentos às crianças e famílias, como é o caso das crianças diabéticas.”

O objetivo é diminuir o medo, a ansiedade e o stress de qualquer criança que passa ou passou por momentos incomuns para a sua idade, seja ou não em contexto hospitalar.

Como é que pode adquirir o seu Amigo de Quarto?

Para proceder à criação deste amigo, Mariana precisa apenas das características físicas da criança a quem vai ser oferecido o boneco, como a cor e formato do cabelo, alguma marca física no corpo (como uma cicatriz, por exemplo), se usa óculos ou não, a cor da pele e qualquer caraterística que seja importante.

“Procuramos também saber a roupa preferida da criança. Queremos que o boneco seja o mais realista e parecido com a criança, para que se reconheça no mesmo.”

@dinorah-dinorah

@dinorah-dinorah

Para adquirir o seu Amigo de Quarto existem duas opções:

  1. Sendo um dos doadores. Ou seja, quando Mariana sabe que existe alguma criança que não pode comprar o seu boneco, contacta os doadores e eles irão oferecer o boneco a essa criança. “Neste caso, somos nós que contactamos a família da criança e recolhemos todas as informações necessárias para a confeção do amigo de quarto. Quando o amigo de quarto chega à criança, enviamos, uma fotografia ao doador como prova da entrega”
  2. Se, por acaso, conhecer uma criança e quiser oferecer, vá até ao site e preencha o formulário sobre a criança. A partir daí, começa o processo da confeção. No final, Mariana, envia uma fotografia do boneco pedindo por aprovação e, caso seja aprovado, envia dentro de um saco de pano para a morada cedida.

@dinorah-dinorah

@dinorah-dinorah

Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

Mariana Paiva, fundadora do projeto "Amigo de Quarto". @dinorah-dinorah

Mariana Paiva, fundadora do projeto Amigo de Quarto. @dinorah-dinorah

Mariana Paiva é educadora de infância e, afirma, que é completamente apaixonada pelo mundo da Infância, sendo uma defensora dos direitos das crianças. É uma pessoa da natureza e uma fascinada pela cultura no geral.

“Acredito que devemos deixar o mundo um bocadinho melhor do que o encontrámos”

Nunca pensou que um dia viria a ser empreendedora, mas diz-nos que desde que entrou no mundo do trabalho que ambicionava ser dona do seu próprio tempo e geri-lo consoante as suas necessidades.

Conta-nos que o mais difícil é ver o projeto a ganhar vida e que, apesar de conjugar o Amigo de Quarto com o trabalho enquanto educadora de infância, tem a sorte de estar rodeada de pessoas que a motivam diariamente e não a deixam desistir.

E o que é que o futuro reserva?

Para o futuro, Mariana deseja poder contribuir para uma reforma educacional. Para além disso, quer muito que o projeto Amigo de Quarto cresça e que consiga chegar ao maior número de crianças possível.

Veja mais em Mulheres com Atitude

PUB