[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mulheres com Atitude: Garcias, Filipa Garcia

Com a visão e o sonho de criar uma distribuidora que cobrisse, de futuro, todo o território nacional, João e Arnaldo Garcia fundaram em outubro de 1981 a Garcias. Nesse mês, a primeira sede da Empresa no Prior Velho, viu entrar 40 funcionários, tendo faturado no 1.º trimestre de atividade, 400 mil euros. No primeiro ano, centrou-se  na distribuição de bens alimentares, pois era o negócio que já fazia parte da família. No entanto, em 1982, especializou-se no setor de Bebidas Alcoólicas. Hoje é líder de distribuição e tem Filipa Garcia, neta e filha dos fundadores, como CEO e Administradora da Empresa. 

Garcias

A celebrar 42 anos de liderança no mercado nacional, a Garcias está presente em sete lojas abertas ao público, na Boutique da Comporta, nas 250 viaturas a fazer distribuição em todo o território nacional, nos 65 comerciais que têm na rua, que espelham na perfeição o ADN Garcias e todos os dias sentem o pulso do mercado, na Loja Online e em todos os formatos de contactos digitais com os Clientes e Consumidores.

Ao longo dos anos, a empresa já passou por vários ciclos de vida e “continua sempre com o espírito de aprendizagem e reinvenção”. Nos anos 90, 10 anos depois do início da atividade, deram início à política de expansão. Rumaram a Norte, ao Sul e às Ilhas, sempre com a visão de cobrir todo o território nacional. Nesses anos, criaram o formato de Lojas C&C, sempre com armazéns de apoio para cobrir os principais clientes HORECA.

Garcias-2

No início dos anos 2000, Filipa entrou na Garcias, e em conjunto com o pai, tomou decisões arrojadas de mudar de sede para um armazém com uma capacidade logística muito maior que lhes permitiria dar um salto de eficiência logística. “Foram implementados, nesses anos, novos processos, mudámos de imagem e continuámos a abrir novas Lojas C&C”, conta.

Mais recentemente, a Garcias, também impulsionado pela mudança para a 3.º geração, reinventou-se em várias áreas. Foi em 2021, que abriram as portas para uma aposta em formatos digitais, com abertura de uma loja online, com comunicação para o exterior mais expressiva e com um rebranding massivo da Marca Garcias.

Garcias-16

Em 2022, contrataram vários cargos diretivos que suportam todos os passos de forma ainda mais certeira e com visão de futuro. Ainda nesse ano, as Lojas C&C assumiram em termos de comunicação um formato de Loja aberta ao consumidor final e abriram um novo modelo de negócio – a Boutique – que permitiu criar uma relação cada vez mais próxima com os consumidores. Aliámos estas decisões, à estreia das Academias Garcias em todas as delegações e uma maior preocupação com a Sustentabilidade futura”.

Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

GarciasRetratos-4

Filipa Garcia, 37 anos, tem três filhos e um marido, Sérgio Azevedo, que afirma ser o seu braço direito em todas as decisões da Garcias. Lisboeta, adora aprender, ir à praia, viajar e ler.  No fim de semana, de modo a “equilibrar o ritmo frenético e maravilhoso que é este setor da Bebidas”, é capaz de encontrá-la num parque infantil com as crianças ou a fazer coisas simples do dia a dia.

Profissionalmente, Filipa sabia que trabalhar na empresa da família seria um caminho inevitável. Em 2009, entrou na empresa por fruto do acaso e força do pai. Infelizmente, após o falecimento deste, em 2021, teve rapidamente de assumir o cargo de  CEO e Administradora. E embora tenha sido algo repentino, os anos duros, mas de enorme aprendizagem, que passou com o pai ajudaram-na a liderar e entender melhor o ADN da Garcias. Costumo dizer que se não fossem estes anos duros, é certo que dificilmente assumiria o cargo de CEO e Administradora de forma tão prática e um olhar tão claro sobre o futuro”.

Nos dias de hoje, não esconde o orgulho em toda a estrutura que tem consigo.

O que é que o futuro reserva?

O futuro da Garcias passa por vários eixos já traçados, conta-nos a Filipa. Ou seja, será um futuro com cada vez mais eficiência, nos processos e nos recursos. A Sustentabilidade também será alvo de atenção em todas as áreas de negócio: Lançámos agora um novo Logotipo que espelha esta mensagem: Feel Green by Garcias”. 

E embora estabilização seja uma das palavras definidas para 2023, Filipa afirma saber que o futuro é de risco e de mudança contínua e, por isso, a Garcias está todos os dias em reinvenção e adaptação, em todas as áreas da empresa.

Veja mais em Mulheres com Atitude

PUB