[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O outro lado do abacate

Se é apaixonada por este fruto, é melhor ficar a conhecer as consequências nefastas da sua produção.

O abacate é um superalimento com inúmeras propriedades benéficas para o organismo. Porém, a forma como é produzido origina consequências para a saúde pública e para o ambiente nas zonas de maior plantação que, na sua maioria, se situam no México.

De acordo com um artigo publicado no site da revista Visão, este fruto, que é, atualmente, um elemento central das últimas tendências de alimentação saudável, está a ser cultivado em excesso, o que provoca problemas ligados à poluição atmosférica, devido ao uso de pesticidas, desflorestação e, consequentemente, a questões de saúde, que afetam as populações vizinhas dos pomares.

Segundo a revista, o grande boom da produção começou há poucos anos e onde outrora existiam florestas de pinheiros, na zona oeste do México, vêm-se agora pomares de abacates que satisfazem as novas necessidades internacionais.

À Agência France Press, citada pela publicação do grupo Impresa, Liliana Carmona, de 36 anos, conta que os seus dois filhos são a prova das consequências nocivas desta situação: “os espirros não passam” às crianças.

Salvador Sales, professor há 15 anos na mesma aldeia onde Liliana reside – Jujucato, relata ainda que nunca tinha visto tantas crianças com “problemas respiratórios e de estômago”, e acredita “que são causados pelos produtos usados nos pomares de abacate”.

Os especialistas destacam o estado mexicano Michoacan, considerado a capital do fruto, como a zona mais afetada, garantindo que os químicos agrícolas usados estão a contaminar os solos e os lençóis de água, constituindo, deste modo, um risco para a saúde das populações.

“Além da destruição de florestas e dos efeitos sobre a retenção de água, o uso elevado de produtos químicos agrícolas e os grandes volumes de madeira necessários para embalar e transportar os abacates são outros dos fatores que podem ter efeitos negativos para o meio ambiente e no bem-estar dos seus habitantes”, reporta a Greenpeace México ao jornal The Guardian.

Em Portugal, a plantação deste alimento rico em gordura saudável não tem ainda grande peso, já que os portugueses recorrem à importação de abacates oriundos de países como Espanha, México, Peru e África do Sul.

Mas de acordo com a Visão, já está a ser criado um selo que certifica que o fruto não foi plantado num pomar que compromete o ambiente.

Veja mais em Sociedade

  • Mulheres inspiradoras

    A Evax junta três embaixadoras inspiradoras que pretendem incentivar as jovens mulheres a perseguirem os seus sonhos.

    Ana Almeida PiresJunho 17, 2020
  • Stylish!

    Já comprou os seus óculos de sol para o verão? A Mr. Wonderful tem a proposta ideal: a nova coleção de...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • Um piquenique ao pôr do sol…

    A sugestão é do Memmo Baleeira, de forma a assinalar o solstício de verão, que se assinala a 20 de junho....

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • As crianças e o vírus

    ‘Brigada Antivírus‘ é o nome do atelier educativo que o Museu da Farmácia coloca em prática e que ensina às crianças,...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 15, 2020
  • Junto da Natureza…

    Tem planos para os feriados de junho? A Quinta dos Machados – Nature, Love and Relax, turismo rural e spa, vai...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 5, 2020
  • À distância de um clique…

    Se é fã dos vinhos da Herdade Cortes de Cima, saiba que, a partir de agora, estão disponíveis online. Fazer chegar...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 2, 2020
  • Clementoni Portugal entrega brinquedos a crianças internadas no IPO Lisboa

    A Clementoni, empresa multinacional de brinquedos, acaba de doar brinquedos a todas as crianças que se encontram internadas no IPO Lisboa...

    LuxWOMANJunho 1, 2020
  • Online, solidária e 100% portuguesa

    É assim a nova edição do Kids Market. Organizado por Filipa Cortez Faria, nutricionista e influencer, autora do blog FILIPA Lifestyle...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 29, 2020
  • Lutar contra estereótipos

    Sabia que fatores como a genética, as hormonas, o ambiente, os aspetos biológicos e psicológicos de cada um de nós, o...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 21, 2020

PUB