[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O que mais preocupa os portugueses em quarentena?

Estudo do ISPA revela que as principais preocupações dos portugueses são saúde, desemprego e crise financeira.

Coordenado pela Professora Ivone Patrão, o projeto PsiQuaren10, do ISPA – Instituto Universitário, visa estudar o impacto psicossocial da quarentena nos portugueses.

Este estudo evolutivo, com apresentação de resultados semanais, mostra que, na segunda semana de quarentena, 55% dos participantes sentem-se preocupados com o futuro da atividade profissional, reportanto em maioria, o receio do desemprego, seguindo-se as preocupações financeiras.

A saúde (contágio, exposição e evolução negativa da doença), o desemprego e a crise financeira são as preocupações mais reportadas.

Tendo como objetivo acompanhar os portugueses durante a quarentena, este projeto ganhou forma nas redes sociais, através de Facebook e Instagram, pretendendo fazer uma intervenção psicossocial de curta duração, neste momento de crise, promovendo o bem-estar durante e após a quarentena por Covid-19. Desenvolvido online, tem por objetivo identificar as necessidades e preocupações dos portugueses para melhor ir ao seu encontro. Para participar e preencher o questionário aceda aqui.

A nível de impacto psicossocial, 58% dos inquiridos manifesta que a quarentena perturbou muito as suas rotinas, 35% sente que a quarentena tem perturbado muito o seu sono e 16% admite necessitar de apoio psicológico para lidar com o isolamento.

Por outro lado, a nível de impacto emocional 51% sentem-se muito ansiosos, 37% dizem-se exaustos; 35% sentem-se irritados e 28% admitem estar muito deprimidos.

Num total de 317 participantes, 38% dos participantes assumem mais conflitos familiares em quarentena do que antes e 85% referem agora passar mais horas na Internet.

O convívio social, a manutenção ou existência de rotinas de ocupação do tempo e preocupações com o exercício físico, saúde e alimentação são as maiores carências durante a quarentena.

Veja mais em Sociedade

PUB