[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O que são as marcas no corpo de Michael Phelps?

Chama-se Cupping e serve para melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar as dores musculares.

Já reparou nas marcas que o nadador americano Michael Phelps apresenta na pele nesta edição dos Jogos Olímpicos? Trata-se de um tratamento de Medicina Tradicional Chinesa denominado Cupping ou Ventosaterapia e parece ser a nova moda entre os atletas de alta competição.

Como funciona? Através de calor ou pressão de ar, é aplicada a sucção na pele, provocando as enigmáticas manchas encarnadas. A prática é muito utilizada para “combater a estagnação sanguínea e para promover a livre circulação da energia, tendo especial eficácia no alívio de dores”, como esclarece o especialista português em Medicina Tradicional Chinesa, Hélder Flor, em comunicado.

As ventosas, mais eficazes do que uma simples massagem, puxam os músculos para cima, provocando o estiramento dos mesmos, sendo muito eficaz na recuperação de lesões. No caso dos nadadores olímpicos, a técnica contribui para “uma recuperação muito mais rápida de prova para prova, ou para a rápida recuperação de lesões”, esclarece o especialista.

Michael Phelps, o atleta olímpico mais medalhado de sempre (até ao momento, com 22 medalhas de ouro!), já se rendeu a esta técnica milenar, mas não é o único. Outros desportistas de elite, como a nadadora britânica Natalie Coughin, também já utilizam este tratamento.

Laughing because it hurts so bad. Gonna leave a mark! #AthleteLife

Uma foto publicada por Natalie Coughlin (@nataliecoughlin) a

<\/p><\/blockquote>

Porém, o Cupping não é exclusivo para desportistas, podendo ser utilizado por qualquer pessoa com necessidades específicas para aliar as dores musculares. Também já conquistou algumas estrelas de Hollywood, como Gwyneth Paltrow, Victoria Beckham ou Justin Bieber.

Foto: Michael Phelps © Reuters

Veja mais em Sociedade

PUB