[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ban Ki-Moon quer uma mulher a liderar a ONU

Seria uma estreia nos 70 anos de história das Nações Unidas. Há cinco candidatas ao cargo.

O segundo mandato de cinco anos de Ban Ki-Moon, atual secretário-geral da ONU, está prestes a terminar. Para lhe suceder, há 11 candidatos, um deles António Guterres, mas o responsável sul-coreano afirma que o próximo líder deveria ser uma mulher.

Nos 70 anos de existência das Nações Unidades, nunca uma mulher assumiu o cargo de secretária-geral. Segundo avança a comunicação social, Ban Ki-Moon diz que esta é altura de tal acontecer. “Depois de oito homens, é mais do que tempo para termos uma mulher na liderança”, refere o responsável, ao jornal britânico The Guardian.

Temos muitas mulheres de grande valor na liderança de governos, ou até em comunidades empresariais, políticas, culturais e noutros aspetos da nossa vida. Não há qualquer razão para que isso seja diferente nas Nações Unidas,” acrescentou.

Neste momento há 11 candidatos na corrida ao cargo, seis homens e cinco mulheres. Duas votações informais já decorreram, nas quais António Guterres, antigo primeiro-ministro português e alto-comissário das Nações Unidas para os refugiados, saiu vitorioso. As mulheres mais bem colocadas conseguiram um terceiro lugar, tratando-se de candidatas diferentes cada uma das votações.

A próxima votação acontece dia 29 de agosto, mas não será a última, em setembro há mais.

De acordo com o diário britânico, há ainda um grupo de 56 países que pretendem que seja eleita, pela primeira vez uma mulher para liderar a organização.

Foto © Reuters

Veja mais em Sociedade

PUB