A 77.º edição do Festival de Cinema de Cannes realiza-se este mês, de 14 a 25 de maio.
Todos os anos, enquanto parceiro oficial do Festival de Cinema de Cannes, desde 1998, a Chopard é a responsável por criar todos os prémios apresentados durante o festival, incluindo o mais prestigiado de todos: a Palma de Ouro. Esta distinção, atribuída à joia cinematográfica escolhida pelo júri, simboliza a natureza das obras-primas que premeia: genialidade, paciência e precisão entregues pelas mãos experientes de artesãos qualificados. Através das capacidades e virtuosidade das mãos que lhe dão vida, bem como através da perfeição formal que incorpora, a Palma de Ouro, criada nos ateliers da marca suíça, reflete verdadeiramente a magia do cinema, com o qual a Maison persegue fervorosamente a sua história de amor duradoura.
Palma de Ouro 2024 ©Patrick Csajko
Caroline Scheufele, Co-Presidente e Diretora Artística da Chopard, pretendia que o prémio mais cobiçado da indústria cinematográfica fosse totalmente digno do que representa. A Palma de Ouro é, por isso, feita inteiramente de ouro ético certificado pela Fairmined, uma caraterística única que a distingue de todos os outros troféus de cinema.
Caroline Scheufele, a mulher que redesenhou a Palma de Ouro
Caroline Scheufele a desenhar a Palma de Ouro ©Alain Perret
O caso de amor entre a Chopard e o cinema começou em 1997, quando Caroline Scheufele se cruzou com Pierre Viot, então Presidente do Festival de Cannes. Numa reviravolta vertiginosa do destino, Caroline foi convidada a redesenhar a Palma e levou o modelo anterior na sua mala de mão. Em Genebra, recriou completamente os volumes, tornando-os mais leves para uma maior profundidade e relevo. As suas 19 pequenas folhas foram finamente nervuradas e o caule foi rematado com um coração, um dos emblemas icónicos da Chopard. Inspirada na Natureza, com o seu constante movimento e ondulações, a Palme d’or ganhou nova vida sob o impulso de Caroline Scheufele. Ao optar por acompanhar o Festival de Cinema de Cannes, a Co-Presidente e Diretora Artística da Chopard selou o seu amor de toda a vida pela “sétima arte”, criando uma ligação fértil e infinitamente vibrante, repleta de criatividade e acompanhando a coroação dos mais talentosos realizadores de cinema.
O rascunho da Palma de Ouro
A sua assinatura distintiva reflete-se na fluidez e delicadeza desta joia. Vinte e sete anos depois, o famoso ramo é reeditado na sua forma original e colocado numa base de cristal de rocha com inclusões que o tornam único, com a forma de um diamante lapidado em esmeralda.
Como é feita a Palma de Ouro
São necessárias 70 horas de trabalho para criar a Palma de Ouro nos ateliers da Maison. Ela é confiada a um único joalheiro que, como um maestro de orquestra, assegura a coerência de todo este processo que envolve seis artesãos. Este trabalho coletivo começa com 118 gramas de ouro ético certificado Fairmined – um rótulo que garante que foi extraído em conformidade com os mais elevados padrões de ética social e ambiental. Nas mãos hábeis dos artesãos da Chopard, estes 118 gramas de ouro são transformados no prémio mais cobiçado da indústria cinematográfica.
Desde a preparação crucial do molde, através da técnica de fundição por cera perdida, até à fusão do metal num forno a 900 graus no coração da fundição da Manufatura, passando pelas várias fases de corte, limpeza, polimento e montagem: uma sucessão de técnicas e operações de destreza inigualável dá origem à Palma de Ouro.
Fixação da Palma de Ouro na sua base de cristal