[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Paula Rego cria peça de colecionador para Bordallo Pinheiro

A artista portuguesa criou uma peça exclusiva para a marca de cerâmica centenária. Chama-se ‘Figo’.

A artista portuguesa Paula Rego criou uma peça exclusiva para a Bordallo Pinheiro, apresentada, pela primeira vez, na passada sexta-feira, 7 de abril, aquando da inauguração da nova exposição da pintora, no seu museu Casa das Histórias, em Cascais.

Intitulada ‘Figo’, trata-se de uma adaptação em cerâmica, pela Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, de uma escultura têxtil de Paula Rego. “Nessa época eu fazia muitas tapeçarias bordadas, e almofadas também, e de repente tive uma ideia de fazer um figo gigante. Penso que o fiz em 1967, logo depois de ter feito a Tapeçaria Alcácer-Quibir”, afirma a artista, em comunicado.

Esta peça, a primeira em cerâmica da artista, usa as texturas típicas dos areados e musgados da cerâmica Bordalliana, assim como o vidrado verde das Caldas da Rainha e do naturalismo de Raphael Bordallo Pinheiro, “representando a materialização do encontro de dois génios artísticos portugueses”, lê-se em comunicado.

A obra será a primeira a integrar a nova coleção da Bordallo Pinheiro, a WWB – WorldWide Bordallianos, que lançará, anualmente, uma a duas peças criadas por artistas ligados às artes plásticas, à moda e ao design. Cada edição será formada apenas por 125 exemplares.

A peça ‘Figo’, que pode ser vista em lojas selecionadas da Vista Alegre, será vendida somente por subscrição, que pode ser feita nos espaços da Vista Alegre ou da Bordallo Pinheiro, ou ainda através dos contactos do Clube de Colecionadores da Vista Alegre.

Veja mais em Arte

PUB