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Pela primeira vez, há t-shirts Josefinas. E ajudam mulheres em risco.

Por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela APAV.

A partir de hoje é possível não só calçar uns sapatos Josefinas, mas também vestir uma peça de roupa da marca. A Josefinas acaba de lançar, pela primeira vez, uma linha de t-shirts, cujas vendas revertem a favor das Casas de Abrigo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica. São três as t-shirts que compõem a coleção ‘Collections’, todas com a assinatura da ilustre artista britânica Jacqueline Bissett,

reconhecida pelas suas criações gráficas para casas de alta-costura como Yves Saint Laurent, Louis Vuitton e Givenchy.

Collections

Imagem de “I Fell Down The Stairs”, uma das três t-shirts ‘Collections’.

Do calçado para a roupa, a Josefinas acaba de apresentar uma linha de t-shirts solidárias de nome ‘Collections’. Por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela APAV, conforme explica a representante da instituição, Tânia Antunes: “O montante angariado pela venda de cada t-shirt destina-se às Casas de Abrigo da APAV, para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas, como abrigo e alimentação, e apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês”. De notar que, só este ano, em Portugal,

entre janeiro e fevereiro, já foram mortas 10 mulheres em contexto de violência doméstica, um número alarmante.

Em pleno ambiente de New York Fashion Week, uma semana 100% dedicada à moda em Nova Iorque, que arrancou dia 8 e termina a 16 de fevereiro, a Josefinas quis provocar uma mudança na narrativa, unindo a indústria da moda em torno deste problema. “Com ‘Collections’ pretendemos provocar uma discussão e sensibilizar para a ocorrência deste crime silencioso. Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica, e são um espelho das histórias de milhares de mulheres. A violência doméstica pode acontecer a qualquer uma de nós e é importante, fundamental diria, falarmos sobre este flagelo”, conta a CEO da Josefinas, Maria Cunha. A representante da marca portuguesa confessa estar orgulhosa do resultado: “ao usarmos esta t-shirt estamos a dizer que a violência doméstica não pode ser encoberta!”.

A materialização de ‘Collections’ contou com o apoio da dupla criativa mais premiada de Portugal, Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, detentores de um Leão de Ouro, um dos reconhecimentos mais da indústria cinematográfica. “Foi a minha esposa que me chamou a atenção para a Josefinas. Quando vi os sapatos e o trabalho que a marca tem desenvolvido contra a violência doméstica, tive a certeza que queria trabalhar com ela”, confessa Marcelo Lourenço, que continua, explicando o conceito da iniciativa: “quisemos retratar a violência doméstica através da linguagem e iconografia do mundo da moda. Sendo um crime que continua a acontecer dentro de quatro paredes, com milhares de mulheres a sofrerem em silêncio, decidimos ilustrar as desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às suas famílias e amigos os ferimentos e as nódoas negras que surgem – “caí pelas escadas”, “fui contra um armário”, “fui contra uma parede”.

Photo Jacqueline Bissett, Artist

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