[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Que Ingrediente é este? Ácido Azelaico

“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe do Ácido Azelaico.

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar o Ácido Azelaico.

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

O que é?

O ácido azelaico é um composto orgânico dicarboxílico natural, encontrado no trigo, centeio e cevada. Também sintetizado naturalmente por uma levedura da nossa flora cutânea, o fungo Malassezia furfur. É amplamente utilizado em dermatologia devido aos seus múltiplos benefícios para a pele. Apresenta propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e despigmentantes, que o tornam uma opção valiosa para o tratamento de várias condições cutâneas, como acne, rosácea e hiperpigmentação.

Para que serve?

O ácido azelaico diferencia-se por atuar especificamente e eficazmente nas células hiperativas.  Portanto, nas células com inflamação, caso de patologias cutâneas como acne e rosácea, nas células hiperpigmentadas, mais concretamente nas manchas pós-inflamatórias e no melasma, e no cancro cutâneo.

Possui propriedades antibacterianas, limitando a proliferação bacteriana característica da fisiopatologia da acne. Ainda, propriedades anti-inflamatórias, ajudando a minimizar a vermelhidão, o inchaço e a irritação, sendo particularmente interessante para o tratamento de situações patológicas, como a rosácea e a acne.

Este ativo tem a capacidade de inibir a tirosinase, uma enzima envolvida na produção de melanina. Ao reduzir a produção de melanina, o ácido azeláico atenua e promove o desvanecer das manchas e uniformiza o tom da pele. Deste modo, é um excelente aliado para o tratamento de melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória.

É, também, capaz de bloquear a hiperproliferação dos queratinócitos, promovendo uma ligeira ação esfoliante e desobstrução dos poros, reduzindo a formação de microquistos e pontos negros. A sua leve ação queratolítica promove uma renovação celular e melhora a textura geral da pele.

Como se aplica?

Está disponível em diversas galénicas, como cremes, géis e espumas. Por norma, este ativo encontra-se sob a forma de pó, portanto numa suspensão. Assim sendo, a forma galénica e o veículo escolhido são relevantes para obtermos a absorção e eficácia desejada.

No que concerne ao seu uso, é indicado na rotina da manhã e da noite, após o passo de higiene. As concentrações seguras e eficazes indicadas variam entre os 10% e 20%. A concentração mais adequada depende da condição a ser tratada e da sensibilidade cutânea.

É um ativo multifuncional geralmente bem tolerado por todos os tipos de pele. Contudo, pode desencadear alguma vermelhidão, prurido, ardor e ressecamento, especialmente numa pele sensível, no início do tratamento. Estes efeitos secundários são geralmente leves e temporários, desaparecendo com o uso continuado. No entanto, é aconselhável iniciar o tratamento com concentrações mais baixas e aumentar gradualmente conforme a tolerância da pele. É fulcral aplicar protetor solar diariamente para evitar a fotossensibilidade e a formação de novas manchas!

Contrariamente aos alfa- e beta-hidroxiácidos, não tem propriedades significativamente esfoliantes e irritantes, sendo mais seguros para uma pele sensível.

A partir de que idade se pode usar?

É um ingrediente multifuncional, com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, despigmentantes e queratolíticas que fazem dele uma solução segura e eficaz para diversas patologias cutâneas, como acne, rosácea, melasma e hiperpigmentações pós-inflamatórias.

Este ativo apresenta uma boa tolerância e eficácia para preocupações como manchas e tez irregular, na adolescência ou idade adulta, para controlar a acne e rosácea, e na gravidez, para combater o melasma.

É um poderoso aliado na dermatologia, oferecendo benefícios significativos para o tratamento de condições cutâneas. Um componente versátil e eficaz que melhora a saúde e a aparência da pele!

Veja mais em Beleza

PUB