[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Quer aprender sobre IA? Este curso gratuito é para si

A primeira edição da ‘BORA Mulheres Academia começa com um curso certificado, online e gratuito para 500 mulheres que queiram saber mais sobre Inteligência artificial na prática. Começa já em outubro.

O ‘BORA Mulheres, programa da Coca-Cola Europacific Partners, implementado em Portugal pela Impact Hub Lisbon, anuncia o lançamento da ‘BORA Mulheres Academia, um novo eixo de impacto dedicado a capacitar mulheres para a transição digital e o futuro do trabalho em Portugal.

Com sete edições e mais de 5200 empreendedoras inscritas desde 2019, o ‘BORA Mulheres consolida-se como um dos maiores programas gratuitos de empreendedorismo feminino em Portugal, tendo já formado mais de 2500 mulheres. A nova Academia vem reforçar esse compromisso ao introduzir cursos certificados gratuitos focados em competências digitais, financeiras e estratégicas, essenciais para uma economia cada vez mais marcada pela inovação tecnológica.

“A Coca-Cola Europacific Partners quer continuar a crescer os seus programas junto da comunidade e apoiar o desenvolvimento de competências de 500 000 pessoas até 2030. O ‘BORA Mulheres tem sido um caso de sucesso internacional desde 2019 e continuamos a inovar e a crescer. Surge agora o ‘BORA Mulheres Academia, para promover a transformação e acelerar a balança da inclusão no mercado laboral nacional. Nesta primeira formação o foco estará no desafio que a IA nos traz para o futuro, e convidamos 500 mulheres a “praticar” no mundo da Inteligência Artificial”, afirma Manuel Bastos, Sustainability Manager da Coca-Cola Europacific Partners.

500 mulheres vão poder inscrever-se neste curso sobre Inteligência Artificial. De 23 de outubro a 13 de novembro, apenas às quintas-feiras

Segundo um recente estudo da McKinsey, “cerca de 1,3 milhões de portugueses precisarão de formação adicional até 2030 para IA e automação até 2030”. Com apenas 22% dos colaboradores nas TIC sendo mulheres, o desafio pode aumentar as suas dificuldades para a transição tecnológica. Foi para colmatar este problema que o primeiro curso da ‘BORA Mulheres Academia é dedicado à inteligência artificial.

A decorrer entre 23 de outubro e 13 de novembro – apenas às quintas-feiras, das 15h às 17h30 – , o curso certificado, disponível online e gratuito, é composto por quatro módulos semanais. Com conteúdos práticos sobre Inteligência Artificial aplicada ao quotidiano, ética no uso de IA, pensamento crítico e tendências no mercado de trabalho, destina-se a mulheres de todo o país e será ministrado em português, incluindo tradução em Língua Gestual Portuguesa.

“O ‘BORA Mulheres Academia nasce com o propósito de criar mais oportunidades e acesso à formação, para que as mulheres em Portugal possam fortalecer as suas competências e crescer profissionalmente. Queremos que cada participante se sinta preparada para prosperar num mercado de trabalho em constante transformação. Este programa reforça o compromisso de promover a inclusão digital, especialmente em áreas como a Inteligência Artificial, onde as mulheres estão sub-representadas. Elena Anton, Program Manager Impact Hub Lisbon 

Além de profissionais especializadas e de uma forte componente de networking, as participantes receberão certificação DGERT, com possibilidade de integração contabilizada nas horas obrigatórias de formação empresarial, beneficiando também as empresas parceiras no âmbito das suas estratégias de equidade de género e ESG.

“No DataCoLAB, acreditamos que a inovação transforma-se em oportunidade quando chega a todos. Por isso, aliámo-nos ao ‘BORA Mulheres para equipar as mulheres com ferramentas concretas que lhes permita prosperar num mundo em constante mudança. Através da formação “IA na Prática: Negócio, Ética e Futuro”, queremos ajudar mulheres profissionais, empreendedoras e estudantes a usar a Inteligência Artificial para criar, crescer e explorar novas oportunidades. Mais do que tecnologia, queremos desbloquear talento, fortalecer a independência económica e garantir que nenhuma mulher fica para trás. Porque o futuro só se constrói com conhecimento, propósito e igualdade.” –  Paula Sampaio, Diretora de Operações DataCoLAB

As vagas são limitadas a 500 mulheres e pode inscrever-se em boramulheres.pt/.

Veja mais em Lifestyle

PUB


LuxWOMAN