[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Reforma: saiba quanto vai receber

Já está disponível o simulador de pensões da Segurança Social.

O novo simulador vai permitir saber quanto será o valor da sua reforma futura e qual a data de aposentação. No site são apresentadas duas opções de simulação: uma ‘automática‘ e outra ‘à medida‘. A simulação é realizada com as regras em vigor à data do cálculo e com os dados presentes no sistema informático da Segurança Social.

O simulador permite estimar o valor da pensão de velhice ou de invalidez do regime geral da Segurança Social, não estando disponível para quem desconta para a Caixa Geral de Aposentações (função pública) nem para regimes especiais ou para quem tem descontos no estrangeiro.

Na prática, como funciona?

Para simular o valor da pensão, o sistema baseia-se em toda a carreira contributiva registada na Segurança Social até ao momento (no mínimo terá de ter 15 anos de descontos). Para os anos da projecção, tem em conta uma inflação de 0,5% por ano e um crescimento real dos salários de 0,5%.

A simulação é, então, feita com base nas regras em vigor no momento, que são actualizadas cada vez que há mudanças, como é o caso da idade legal da reforma, que aumenta de ano para ano, uma vez que está associada à esperança média de vida.

Na ‘simulação automática‘ basta clicar para saber qual a idade com que se vai reforma e o valor da pensão sem penalizações (ou seja aos 66 anos e 4 meses este ano).

Já na ‘simulação à medida‘ pode alterar alguns parâmetros, como por exemplo, simular uma data de reforma mais cedo ou mais tarde do que o previsto ou o valor das remunerações que permitiram calcular a pensão. Esta opção permite, ainda, calcular a pensão para os desempregados de longa duração – que têm regras diferentes – ou para profissões com limite de idade, como é o caso dos pilotos (65 anos).

O montante da pensão futura é apenas uma estimativa (não um valor vinculativo) e será apresentado em valores brutos, ou seja, sem contar com os impostos a aplicar (IRS).

Mas atenção!

Para aceder ao simulador de pensões, é preciso estar registada na Segurança Social Directa, autenticar-se com o cartão do cidadão ou através da chave móvel digital (meio que permite aceder a serviços em portais e sítios na Internet de entidades públicas e privadas).

Veja mais em Sociedade

  • E que tal um safari africano em família?

    As férias estão aí e a cerca de uma hora de Lisboa está o Badoca Park. Por que não um safari?...

    Patricia Toste de SousaAgosto 10, 2018
  • Há festa no Alentejo!

    Chama-se ‘Alentejo Food & Soul‘, acontece – como o próprio nome indica – no Alentejo e é um festival inédito junta...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 23, 2018
  • ‘Cozinha Vegetariana à Portuguesa’, um novo imperdível na cozinha…

    É verdade que os portugueses apreciam refeições generosas e que dão grande importância a uma mesa composta… Mas porque não associar...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 18, 2018
  • Matitibags, as malas da Matilde…

    A Matitibag podia ser apenas mais uma marca de malas gira, original e que apela à diversidade… Mas, na verdade, é...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 16, 2018
  • É fã da série ‘Os Goldberg?’

    Então vai ficar radiante com esta notícia! A quinta temporada chega à Fox Comedy já a 21 de maio! A comédia...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 10, 2018
  • Os seus filhos querem fazer um InterRail? Podem ir de borla!

    Se tiverem 18 anos, os seus filhos podem viajar pela Europa a custo zero. Como? Através da ‘DiscoverEU‘, uma iniciativa da...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 10, 2018
  • #StartWithATree

    É já amanhã, sábado, dia 21 de Abril, que acontece na Pinko Store de Lisboa um evento muito especial… No seguimento...

    Ana Cáceres MonteiroAbril 20, 2018
  • Corrida Sempre Mulher 2018 é já a 15 de Abril!

    O evento desportivo solidário que visa angariar fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM),...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 13, 2018
  • Portugueses & Saudáveis

    Se é fã da gastronomia tradicionalmente portuguesa, vai adorar este livro! Já imaginou pratos como carne de porco com castanhas, cozido...

    Leonor Antolin TeixeiraAbril 13, 2018

PUB