[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Sabia que o corpo humano tem um novo órgão?

Designado mesentério, situa-se no sistema digestivo e subiu de ‘estatuto’.

Considerado anteriormente como um ligamento do aparelho digestivo, o mesentério conquistou agora o estatuto de órgão do corpo humano. Porém, as suas funções são ainda um enigma para a comunidade científica.

“A descrição anatómica feita há cerca de 100 anos estava incorreta. Este órgão está longe se der fragmentado e complexo. É uma estrutura simples e contínua”, explica J. Calvin Coffey, investigador-líder do estudo, da Universidade de Limerick, na Irlanda, o primeiro a classificar o mesentério como um órgão.

Mas o que é, efetivamente, o mesentério? É um órgão, de 15 cm, que liga os intestinos à parede do abdómen. Composto por gânglios linfáticos, nervos e vasos sanguíneos, apresentando a forma de um leque.

Apesar destas recentes conclusões, publicadas num artigo na revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology, o estudo deste novo órgão, iniciado em 2012 e determinante para compreender doenças abdominais e digestivas, encontra-se ainda numa fase preliminar, havendo ainda muito por investigar quanto às suas funções.

“Agora já estabelecemos a sua anatomia e estrutura. O próximo passo é a função. Se entendermos a função normal, podemos entender quando está a funcionar mal e quando uma doença é causada pelo mesentério. Quando juntarmos todos os componentes, teremos a base para uma nova área da ciência”, acrescentou o médico.

É curioso referir ainda que esta estrutura do corpo humano já tinha sido mencionada nas escrituras sobre estudos anatómicos de Leonardo da Vinci, nas quais o mesentério já era descrito como parte integrante do sistema digestivo. Contudo, foi só em 2012 que alguns cientistas puseram a hipótese de este se tratar de um órgão completo, e não somente de um conjunto de estruturas.

Veja mais em Sociedade

PUB