[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

É oficial. Maternidade altera cérebro das mulheres

Novo estudo conclui que só as mães são afetadas e que as mudanças podem manter-se até dois anos após o parto.

O nascimento de um filho muda para sempre a vida do casal. Porém, as alterações são mais profundas do que se pensava. De acordo com um estudo publicado na revista Nature Neuroscience, a estrutura do cérebro das mulheres sofre alterações profundas depois do parto.

Orientada pela neurocientista Elseline Hoekzema, da Universidade de Leiden, e por um grupo de investigadores da Universidade Autónoma de Barcelona, esta investigação teve por base ressonâncias magnéticas do cérebro de diversas mulheres voluntárias que nunca tinham estado grávidas.

Quinze meses depois da primeira ressonância, os investigadores voltaram a verificar possíveis alterações nos cérebros das participantes e, nessa altura, já 25 delas tinham sido mães, o que permitia analisar se essa experiência provocara mudanças na massa cinzenta ou não.

Assim, após compararem os primeiros com os segundos exames, verificou-se que os cérebros das mulheres que tinham dado à luz tinham diminuído e que, efetivamente, tinham ocorrido alterações em áreas que estão ligadas à cognição social e, especialmente, na área que se foca em saber o que o outro está a sentir ou a pensar.

Contudo, após o nascimento dos filhos, o cérebro assume uma configuração que traduz menor ansiedade, uma maior capacidade de lidar com o stress e uma melhoria da memória.

É de mencionar ainda que, de acordo com os especialistas, estas alterações podem durar até dois anos após o parto e que não ocorrem somente em seres humanos, já que se verificam também em ratos, por exemplo.

Posteriormente, com o intuito de averiguar se as mudanças na estrutura cerebral estavam, de facto, associadas à maternidade, os responsáveis pelo estudo realizaram o mesmo teste com homens, comparando os que já tinham sido pais com um grupo que não tinha filhos. Em ambos os casos, os resultados foram negativos, já que o cérebro do sexo masculino não exibia sinais de mudanças associadas à paternidade.

Veja mais em Sociedade

  • A C&A homenageia heróis da pandemia com uma doação de 17.400€

    A C&A reconheceu, através da campanha “Somos todos heróis”, lançada a 9 de julho, o trabalho altruísta de nove heróis do...

    LuxWOMANJulho 29, 2020
  • Mulheres inspiradoras

    A Evax junta três embaixadoras inspiradoras que pretendem incentivar as jovens mulheres a perseguirem os seus sonhos.

    Ana Almeida PiresJunho 17, 2020
  • Stylish!

    Já comprou os seus óculos de sol para o verão? A Mr. Wonderful tem a proposta ideal: a nova coleção de...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • Um piquenique ao pôr do sol…

    A sugestão é do Memmo Baleeira, de forma a assinalar o solstício de verão, que se assinala a 20 de junho....

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 17, 2020
  • As crianças e o vírus

    ‘Brigada Antivírus‘ é o nome do atelier educativo que o Museu da Farmácia coloca em prática e que ensina às crianças,...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 15, 2020
  • Junto da Natureza…

    Tem planos para os feriados de junho? A Quinta dos Machados – Nature, Love and Relax, turismo rural e spa, vai...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 5, 2020
  • À distância de um clique…

    Se é fã dos vinhos da Herdade Cortes de Cima, saiba que, a partir de agora, estão disponíveis online. Fazer chegar...

    Leonor Antolin TeixeiraJunho 2, 2020
  • Clementoni Portugal entrega brinquedos a crianças internadas no IPO Lisboa

    A Clementoni, empresa multinacional de brinquedos, acaba de doar brinquedos a todas as crianças que se encontram internadas no IPO Lisboa...

    LuxWOMANJunho 1, 2020
  • Online, solidária e 100% portuguesa

    É assim a nova edição do Kids Market. Organizado por Filipa Cortez Faria, nutricionista e influencer, autora do blog FILIPA Lifestyle...

    Leonor Antolin TeixeiraMaio 29, 2020

PUB