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Talks For The Future: L’Oréal apresenta resultados alcançados em 2022

Esta manhã, a L’Oréal em Portugal apresentou os resultados alcançados em 2022 em matéria de impacto sustentável ambiental e social no evento anual do Grupo “Talks for the Future”. Banco do Bebé, CooLabora, Mulher do Século XXI, Girl Move Academy e APAV são as associações portuguesas que vão voltar a usufruir do Fundo internacional ‘Fund for Women’ no valor de 50 milhões de euros,  criado pelo Grupo para apoiar mulheres vulneráveis em todo o mundo. No total, e desde 2022, o projeto já apoiou diretamente 1977 mulheres em Portugal e Moçambique. A nível indireto e mundial, são milhares as pessoas impactadas pelos projetos apoiados financeiramente pela iniciativa do Grupo L’Oréal.

“2022 foi um ano com um balanço positivo no caminho de transformação que temos traçado, tanto a nível ambiental como social, para atingir os objetivos claros e rigorosos que traçámos no programa ‘L’Oréal for the Future’ para 2030. A renovação do apoio prestado às cinco associações Banco do Bebé, CooLabora, Mulher do Século XXI, Girl Move Academy e APAV no âmbito do fundo solidário para apoiar mulheres vulneráveis em todo o mundo representa um passo indelével para a sociedade portuguesa, como também para o mundo como um todo. São estas iniciativas locais e todas as outras que temos em curso que nos permitem cuidar do planeta. Trabalhamos arduamente para continuarmos a ser um exemplo para os outros players e para fazermos a diferença”, comenta Gonçalo Nascimento, Country Coordinator da L’Oréal Portugal

As principais conquistas do grupo em impacto ambiental no último ano

No evento ‘Talks for the Future’, a iniciativa anual da L’Oréal que traz ao debate o tema da sustentabilidade com diversas entidades de renome no panorama nacional e internacional e que pretende desafiar a fazer mais em nome do planeta, também foram apresentados os principais avanços em termos de sustentabilidade do Grupo em Portugal, Espanha, e a nível global, em 2022. De destacar que a L’Oréal foi, mais uma vez, a única empresa no mundo a alcançar o triplo ‘A’ (a pontuação máxima) do CDP (Carbon Disclosure Project), reconhecendo assim os seus esforços em matéria de impacto ambiental.

Por sua vez, a L’Oréal continuou a reduzir a sua pegada ambiental ao longo de toda a sua cadeia de valor: -41,1% de emissões de CO2, -22,9% de consumo de água, -6,4% de geração de resíduos, em comparação com 2018. Destaque para a Fábrica da L’Oréal em Burgos, pioneira no mundo pelo seu perfil ambiental, que poupou 34.058 m3 de água em 2022 graças ao seu sistema de reutilização de água em circuito fechado.

A companhia continuou a trabalhar no ecodesign das suas embalagens que já representam 97% das embalagens com este perfil, com especial relevância para os formatos recarregáveis lançados no último ano. Entre os principais exemplos estão produtos de marcas de referência como Lancôme, Armani, Prada e Mugler. Além disso, 75% das embalagens plásticas PET dos produtos L’Oréal já são provenientes de fontes recicladas.

O Grupo L’Oréal também está comprometido em contribuir para a transformação sustentável da sua cadeia de valor. Neste sentido, a L’Oréal Professionnel lançou o programa ’Hairstylist for the Future’ para ajudar os seus clientes e profissionais de cabeleireiro a reduzir o consumo de água, energia e resíduos. Entre as iniciativas desenvolvidas no âmbito do programa, destaca-se a inovação ‘Water Saver’, um chuveiro que economiza até 69% de água no momento de lavagem do cabelo ao incorporar tecnologia de fragmentação de água.

Em Portugal, através da renovação dos escritórios da L’Oréal, obteve-se uma redução de 46,13% de emissões de CO2, passando de 323 toneladas/ano para 174 toneladas/ano, o que se refletiu nos custos operacionais, nomeadamente, na redução de 30% da fatura energética.

Por sua vez, os projetos nacionais ‘Green Joint BP’ e SOLSO têm contribuído para o alcance dos objetivos traçados no programa ‘L’Oréal for the Future’ até 2030:

SOLSO – o ‘Solidarity Sourcing’, é uma iniciativa desenvolvida pela L’Oréal e que promove o emprego de pessoas em risco de exclusão social através dos fornecedores da companhia. O objetivo centra-se na canalização da compra de produtos ou serviços a fornecedores que tenham uma componente social no seu perfil, por exemplo, que empregam pessoas provindas de comunidades desfavorecidas (pessoas com incapacidade ou que procuram trabalho há bastante tempo sem sucesso, ou ainda, que empregam pessoas com mais de 50 anos). A somar, o projeto dá também primazia ao apoio de empresas detidas por mulheres ou que têm a sua sede social em zonas desfavorecidas, como por exemplo, algumas zonas do Norte de Portugal.

Green Joint Business Plan – um projeto construído pela L’Oréal, em conjunto com alguns dos seus maiores clientes, como a Sonae /Modelo Continente, e que se traduz num green business plan com ações concretas de sustentabilidade em três eixos : Consumidor, Ponto de Venda e Logística. A nível de Logística, a L’Oréal e os seus parceiros otimizaram ao máximo as cargas dos camiões utilizados no transporte de mercadoria, optando por camiões double deck, pela centralização do fornecimento dos produtos e pelo empilhamento dos mesmos em paletes para garantir um maior volume de mercadoria por cada camião, em prol do meio Ambiente, através da redução do número de viagens.

As principais conquistas do grupo em impacto social no último ano

No que diz respeito aos esforços do Grupo para contribuir para a melhoria da situação das pessoas nas comunidades onde está presente, importa referir que 100 mil pessoas beneficiaram em 2022 dos programas sociais das suas marcas. Entre os programas, destacam-se o ‘Stand Up’ de L’Oréal Paris, para combater o assédio nas ruas; “Proud Allies for All’ de NYX Professional Makeup, para aumentar a conscientização sobre o que significa ser um aliado da comunidade LGTBIQ + e capacitar pessoas trans através da maquilhagem; ‘Brave Together’ de Maybelline NY, para apoiar jovens que sofrem de ansiedade ou depressão ou ‘Abuse Is Not Love’ de YSL Beauté, para sensibilizar os jovens sobre os principais sinais de uma relação abusiva.

Em 2022, realizou-se também a primeira edição do programa de empregabilidade da L’Oréal, ‘Embellece tu Futuro’ para refugiados que não falam espanhol, com o objetivo de ajudar um grupo que cresce cada vez mais em Espanha e que, devido ao idioma torna ainda mais difícil a sua integração e a procura de emprego. Desde a sua criação em 2016, e em colaboração com a Fundação Tomillo, ‘Embellece Tu Futuro’ formou mais de 500 pessoas em risco de exclusão social como consultoras de beleza profissionais.

No que diz respeito à relação da L’Oréal com os seus colaboradores, a empresa foi incluída pelo sexto ano no Índice de Igualdade da Bloomberg que mede o grau de compromisso das empresas e a transparência na apresentação e monitorização dos dados dos colaboradores.

“Talks for the Future”, o evento anual da L’Oréal sobre sustentabilidade

Todos estes avanços foram apresentados esta manhã na 4.ª edição do evento anual sobre sustentabilidade, ‘Talks for the Future’ que teve lugar na NOVA SBE. O tema central do debate foi ‘O Presente das empresas é o Futuro do planeta’.

A conferência, que foi encerrada por Hugo Patrício Oliveira, Vice-Presidente da Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República, e contou com a intervenção de Mónica Ferro, Director of Geneva Office of the United Nations Population Fund, Assunção Cristas, Ex-ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território de Portugal, bem como de outros palestrantes de alto nível, incluindo parceiros do Grupo L’Oréal e beneficiários de programas da L’Oréal.

“A sustentabilidade é um tema que tem de estar no mindset da massa empresarial e de cada um. As ‘Talks for the Future’, organizadas pela L’Oréal em Espanha e Portugal, exprimem o nosso compromisso com o meio ambiente e com a sociedade e a nossa vontade de unir forças para poder contribuir para a ambição de limitar o aquecimento global a 1,5 grau celsius neste século e produzir dentro dos limites do planeta. Com o contributo dos diversos decisores que hoje puderam partilhar o seu conhecimento em termos de sustentabilidade, projetos, conquistas e desafios, tivemos um evento intimista, dinâmico e produtivo que vai com certeza servir de inspiração para todos!”, comenta Delia García, diretora de sustentabilidade e RSC da L’Oréal em Espanha e Portugal.

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