[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Tem mais de 55 anos? Dê a cara pelo idadismo neste mural

Sabia que Portugal tem 3.9 milhões de pessoas com mais de 55 anos? Embora muitos vejam a idade como um obstáculo, a 55+ acredita que “Envelhecer não é sorte. É talento” e vê isso como uma oportunidade para promover o talento e a experiência entre gerações, de forma a manter as pessoas ativas e saudáveis e a promover a sua integração na sociedade.

Tendo isto como premissa, a entidade convidou a artista plástica Vanessa Teodoro a criar um mural participativo, que vai contar com mais de 100 fotografias de pessoas reais que lutam diariamente contra o idadismo – um preconceito, estereótipo ou discriminação baseada na idade – para cobrir a fachada da Casa do Impacto, na Rua da Rosa, em Lisboa.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por 55+ (@55mais.pt)

Elena Duran, fundadora e diretora da 55+, explica que a ideia é “empoderar as pessoas de todas as idades, e fazer com que reflitam sobre o que significa envelhecer e desmistificar os limites impostos pela sociedade para que todos consigamos maximizar e aproveitar a nossa longevidade”.

A artista plástica, Vanessa Teodoro, explica que, ainda que grande parte do seu trabalho seja mais abstrato, “sentiu a necessidade de o humanizar e dar cara às pessoas com mais de 55 anos que são uma parte muito importante na nossa sociedade”.

Quem quiser fazer parte do movimento da 55+ para dar cara ao “talento”, pode inscrever-se através deste link, basta ter mais de 55 anos, aparecer na Casa do Impacto entre as 9h e as 18h do dia 9 de junho e posar para um retrato. Convidamos quem queira vir dar a cara por esta causa, para uma sessão fotográfica que irá servir para criar a instalação artística em parceria com Vanessa Teodoro.” conclui Elena Duran.

Veja mais em Sociedade

PUB