[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

TOUS apresenta “OSO”, um documentário especial e único

“OSO” narra a história da TOUS desde os seus primeiros passos, quando o pai de Salvador Tous começou a trabalhar como aprendiz de relojoaria, até ao momento presente. A origem da TOUS data de 1920. Cem anos de existência são o ponto de partida para esta longa metragem produzida pela Globomedia (The Mediapro Studio) para a UM Studios, que convida a espectador a entrar no universo desta marca de um ponto de vista totalmente diferente.

“Realizar o OSO tem sido uma jornada fascinante através da história do que pode já ser considerado um ícone pop. E o grande privilégio tem sido ser possível fazer isto de mãos dadas com os seus próprios protagonistas, a família Tous, onde uma história irreverente, sincera e direta é a alma do filme”, comenta Amanda Sans Pantling (“Fragiles” ou “Songs of Redemption”) Diretora do documentário.

O documentário destaca as vitórias da marca, controvérsias e a sua natureza visionária através dos marcos que têm registado o sucesso da empresa. A sua tradição de joalharia, a abertura da “loja de joalharia para todos” e o grande boom da marca em 1990 foram além do tempo em parceria com as “caras” mais famosas da época. O filme também explora as quatros gerações sucessivas e a sua expansão internacional, representadas por mais de 700 lojas em 54 países.

Mais de 90 minutos em que o presente se mistura com o passado num filme em que a narrativa se foca antes de mais, na família. Pela primeira vez, as vozes dos quatro filhos de Salvador Tous e Rosa Oriol são ouvidos numa produção audiovisual. Rosa, Alba, Marta e Laura Tous são o fio condutor que percorre “OSO”, que também conta com a participação dos seus pais.

Uma viagem ao Japão para compreender o estilo Kawaii é a base para a história que depois incorpora momentos íntimos de família, reuniões de trabalho, uma gala de caridade no México e a pesquisa pela mais preciosa pedra na Índia. Com mais de vinte testemunhos de indivíduos que têm uma ligação especial à família ou à empresa e representantes do mundo da Arte, Design, Media e Moda. Estas entrevistas, juntamente com várias imagens nunca vistas de arquivos de família, completam a jornada – neste caso, uma metafórica, ao oferecer uma análise profunda de uma marca e o do seu icónico urso que revolucionou o consumo de joalharia.

“Estamos muito entusiasmados com este projeto. É um tributo à nossa mãe e à empresa que criou com o nosso pai. Pela primeira vez, vamos aos bastidores da TOUS, expondo todos os altos e baixos ao longo história, o que vivenciamos agora e o que lutaremos no futuro. Nós, e as mais de 4000 pessoas que trabalham para a marca, estamos orgulhosos de estar representadas num projeto tão especial, muito pessoal,” diz Rosa Tous.

“OSO” é decididamente uma história sincera e jamais indulgente da família com uma paixão pelo seu trabalho no ano em que celebra 100 anos de negócio.

O documentário será lançado no San Sebastián International Film Festival a 25 de setembro.

Veja mais em MODA

PUB