[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Um vislumbre de um futuro mais sustentável na Semana da Alta Costura de Paris

Na Semana da Alta Costura de Paris, a estilista japonesa Yuima Nakazato revelou as suas criações, feitas em parceria com a Epson, que são ao mesmo tempo deslumbrantes e sustentáveis.

O Processo

As peças foram feitas com a estampagem têxtil digital da Epson, mas também com a ajuda de um novo processo de produção têxtil, mais sustentável e potencialmente transformador da indústria. A tecnologia Dry Fiber Technology da Epson, que já é utilizada comercialmente para reciclar papel de escritório e que praticamente não requer água, foi adaptada para produzir tecido não-tecido imprimível a partir de peças de vestuário usadas. O novo processo de produção de tecido foi revelado em Paris como parte de uma colaboração de três anos entre a Epson e a YUIMA NAKAZATO e foi utilizado na criação de artigos, pela primeira vez, durante a exposição desta última no Palais de Tokyo, a 25 de janeiro.

A colaboração assenta no sucesso do suporte de impressão da empresa para a sua costura e evolui o nível das suas criações para permitir a produção de peças de vestuário personalizadas de alta qualidade e baixo impacto. Tanto a empresa portuguesa como a designer japonesa estão empenhadas em aumentar a sensibilização para a água e o desperdício de material associado ao excesso de produção.

Crédito imagem: Luca Tombolini x Yuima Nakazato

Crédito imagem: Luca Tombolini x Yuima Nakazato

O tecido utilizado para criar a última linha de moda YUIMA NAKAZATO foi derivado de material de vestuário usado proveniente de África, o destino de muitas peças de vestuário descartadas de outras partes do mundo. Nakazato visitou o Quénia, onde recolheu cerca de 150 kg de material de vestuário usado destinado à “montanha do vestuário” dos têxteis descartados que lá encontrou. Epson aplicou então o seu processo com tecnologia Dry Fiber Technology para produzir mais de 50 metros de novo tecido não-tecido re-fibrado, alguns dos quais foram utilizados para impressão com tintas de pigmento com a tecnologia de impressão digital Monna Lisa da Epson.

Hitoshi Igarashi, Divisão de Soluções de Impressão da Epson, explica a importância da tecnologia: “Embora nas suas fases iniciais, a Epson acredita que a sua tecnologia Dry Fiber Technology combinada com a impressão digital de tinta pigmentada poderá oferecer à indústria da moda um futuro muito mais sustentável, reduzindo significativamente a utilização de água, ao mesmo tempo que permite aos designers a liberdade de expressarem plenamente a sua criatividade“.

Até a decoração dos espaços, no Japão e em França, foi feita com impressoras a jato de tinta Epson com apoio remoto de engenheiros Epson.

Veja mais em Moda

PUB