[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vinha do Baco: frescura e elegância a 500 metros de altitude no Douro

Na histórica Quinta do Castelo, em Santa Marta de Penaguião, nascem os novos Vinha do Baco Branco e Tinto 2024. Criados a partir de vinhas velhas de altitude, estes vinhos surgem para reforçar a gama de entrada do produtor, destacando-se pela frescura, equilíbrio e perfil sedutor que convidam a uma descoberta imediata do Douro

Em Santa Marta de Penaguião, no terroir da Quinta do Castelo nasce uma nova marca, que vem reforçar a gama de entrada do produtor. Provenientes de vinhas a 500 metros de altitude, com mais de 40 anos, os novos Vinha do Baco, colheitas Branco e Tinto, querem destacar-se pela frescura e elegância.

Em 1941, o Comendador Delfim Ferreira, reputado industrial e empreendedor português, adquiriu a emblemática Quinta dos Frades, em Armamar. Ao mesmo tempo, integrou ainda no património familiar uma segunda propriedade duriense, a Quinta do Castelo, localizada em Santa Marta de Penaguião, que tinha a reputação de qualidade dos seus vinhos e azeites. Com 43 hectares (35 de vinha), que se estendem até 500 metros de altitude, a sua origem remonta ao século XIX.

Hoje, esta quinta do século XIX é berço dos vinhos brancos disponíveis na gama existente. E é lá que nascem igualmente os novos Vinha do Baco, colheitas Branco e Tinto, agora lançados no mercado, expressando um perfil de elegância e frescura, proporcionado pelo terroir de altitude da propriedade.

Vinha Baco Branco 2024

Depois dos primeiros vinhos criados com a marca Quinta dos Frades, o enólogo Diogo Lopes, que entrou no projeto em 2023, prossegue o trabalho de experimentação no património vitivinícola existente, dedicando-se também ao potencial da Quinta do Castelo. Segundo o enólogo, esta quinta apresenta “matéria-prima de excelência”, proporcionada por “um ambiente muito especial, mais frio, de boas amplitudes térmicas”. 

Aproveitando este potencial, Diogo Lopes afirma que quiseram “reforçar o nosso posicionamento na base, com um vinho muito equilibrado, que é também, quem sabe, um belo desafio aos consumidores mais jovens para uma primeira prova da região”. Apesar disso, procuraram “manter o lado mais genuíno das castas tradicionais, evidenciando fruta, aroma, com estágios em inox que preservam, precisamente, um conjunto final mais fresco e sempre sedutor, preparado para consumo imediato”.

PVP: €6,50

O Vinha Baco Branco 2024 é produzido com as castas Viosinho, Malvasia fina e Rabigato e, segundo a nota de prova, apresenta uma cor amarelo limão pálido. O seu aroma é de intensidade média, com notas cítricas de limão e pêra, aliadas a toques de ameixa branca. É seco, de acidez vibrante, com fruta cítrica e fruta branca de caroço.

PVP: €6,40

Já o Vinha Baco Tinto 2024 é produzido com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz e, segundo a nota de prova, apresenta uma cor ruby brilhante. O seu aroma é de esteva e frutos do bosque. E é equilibrado, com taninos finos e muita elegância.

Veja mais em Lifestyle

PUB


LuxWOMAN