Nome *
Data de Nascimento *
dia-mês-ano
E-mail *
Telefone *
Username *
Password * (duas vezes)

Mínimo 6 caracteres e sem espaços

Morada
Código Postal
Localidade
Profissão
Contribuinte
 

* Campos de preenchimento obrigatório




Confidencialidade
Siga-nos
Topo

Renovar o guarda-roupa a custo zero? Sim, na ModaLisboa

Leve as peças de vestuário que já não usa. O Global Fashion Exchange é uma iniciativa aberta ao público.

O Global Fashion Exchange (GFX) é uma das grandes novidades desta edição da ModaLisboa, que decorrerá, pela primeira vez, no CCB. Trata-se de uma iniciativa de sustentabilidade na moda, que apela à troca de vestuário para lhe dar uma segunda vida, evitando desperdícios.

Lançado em 2013, o projeto GFX teve lugar pela primeira vez durante a semana de moda de Copenhaga, na Dinamarca. Promovendo a sustentabilidade na indústria da moda, através da participação em fóruns, eventos educacionais e produzindo trocas de vestuário em várias cidades, como Nova Iorque ou Los Angeles, esta plataforma internacional tem ganho cada vez mais adeptos.

Com inúmeras atividades, como um Mercado Swap, Dj’s, um lounge, workshops, instalações artísticas e eventos de networking, este projeto chega agora à capital portuguesa nos últimos dois dias da ModaLisboa Boundless, 11 e 12 de março.

No Swap, que terá lugar no domingo, dia 12, entre as 17h e as 19h30, será possível trocar peças que já não usa, renovando o seu guarda-roupa sem qualquer custo e evitando o desperdício de vestuário.

Para ter acesso ao Swap, os participantes têm de levar, obrigatoriamente, uma peça do seu próprio guarda-roupa. Após o evento, os artigos que não forem trocados serão entregues ao I:CO, que os irá reciclar e transformar em novos produtos têxteis e materiais de construção.

De acordo com informações divulgadas em comunicado, graças a estes swaps, a iniciativa já evitou o desperdício de 19 toneladas de roupa, tendo sido reconhecida pelas Nações Unidas.

“Cada peça será pesada e adicionada ao total de 19 toneladas de roupa que o GFX já evitou ser desperdiçado e enviado para aterros. Acreditamos que os lisboetas vão aproveitar esta forma divertida de renovar os seus guarda-roupas e experimentar uma nova forma de consumir, de um modo sustentável, fazendo e vestindo a diferença. Graças à ModaLisboa e à Câmara Municipal de Lisboa, daremos vida à nossa missão de promover formas de consumo mais sustentáveis, dando continuidade ao tema Boundless. Celebraremos a moda, a arte e a criatividade sem fronteiras”, explica Patrick Duffy, fundador do GFX, em comunicado.

Detalhes:
CCB - Centro Cultural de Belém
Rua Bartolomeu Dias, Lisboa
Mais informações sobre o evento no site do GFX

Veja mais em Moda

PUB