[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

GERÊS


A primeira sugestão que fazemos é no norte do país e o motivo pelo qual o fazemos é por achamos que o Sul acaba por ser uma opção preferencial, principalmente na época do verão e essa subvalorização não nos parece justa. A região do Gerês, mais especificamente o Parque Nacional Peneda-Gerês, é um dos lugares que todos os portugueses deveriam ir, pelo menos uma vez na vida. Composto por paisagens de cortar a respiração, gastronomia inigualável e onde pode combinar um mergulho nas piscinas e cascatas naturais do parque, como também, aproveitar a vida campestre da região
Onde ficar: A nossa sugestão passa por explorar a zona circundante ao parque e acabar por descansar no Casas Novas Countryside Hotel Spa & Events. Situado no concelho de Chaves, no Redondelo, local privilegiado, com um enquadramento de grande beleza natural sobre uma pequena colina, foi construído a partir da recuperação de um Solar de estilo barroco do século XVIII e transformado num requintado Hotel Rural de Charme de quatro estrelas e é uma excelente opção para aproveitar para descansar junto de quem mais gosta.

O que fazer: Aqui começa o primeiro desafio, pois provavelmente não irá ter tempo e disponibilidade para visitar todos estes locais, no entanto, sítios como as cascatas de Tahiti e do Arado e a vila de Castro Laboreiro são paragens obrigatórias.

SERRA DA ESTRELA


Poucos são os sítios que lhe podem oferecer aquilo que a Serra da Estrela tem para si. Uma comunhão perfeita entre paisagens de cortar a respiração e uma tranquilidade que não tem preço. Se o cansaço do dia-a-dia e agitação da cidade são sentimentos que lhe têm extravasado, então este é o local ideal para obter o descanso que tanto merece. Se entretanto, a sua costela aventureira despertar, não pense que escolheu o local errado, pois os trails pela serra são umas das principais atrações, agradando assim todos os seus estados de espírito.

Onde ficar: E como queremos que obtenha o melhor dos dois mundos e como deve chegar ao final do dia a precisar de um ótimo descanso e de renovar energias para a continuar as suas férias, sugerimos-lhe o Aqua Village Health Resort & Spa, em Oliveira do Hospital. Apesar de se localizar a cerca de meia hora, de carro, do Parque Natural, consideramos que é a escolha perfeita para conciliar a Natureza e o descanso. Situado na margem do rio Alva, apresenta-se como um projeto único e original onde se conjuga a arquitetura da unidade com os fantásticos serviços que têm para lhe oferecer, desde a gastronomia à saúde e bem-estar, aproveitando o melhor que a região tem para lhe oferecer.

O que fazer: São muitos os sítios que tem para explorar no Parque Natural da Serra da Estrela, como o Poço da Broca e a Loriga e se ainda tiver energia, não perca a possibilidade de visitar as aldeias de Sabugueiro e Linhares da Beira e a vila de Manteigas. Se ainda lhe sobrar um tempo e o parque natural estiver todo explorado , aproveite e visite a Foz de Égua , acredite que não se irá arrepender.E claro, não se esqueça de comer os queijos e enchidos que são património da região.

BERLENGAS


Para manter praticamente intocadas estas três ilhas do arquipélago das berlengas, de dezembro a março nem sequer recebem turistas. Durante estes quatro meses, as ilhas da Berlenga Grande, Estelas e Farelhões, apenas são habitadas por alguns vigilantes, que asseguram a proteção da fauna e flora locais. Sorte a sua que já estando em abril, pode começar a preparar a sua aventura nas ilha, um local único que durante o verão tem um controlo sobre o número de visitantes de maneira a preservá-lo da melhor maneira.

Onde ficar: Forte de São João Baptista.
Para aproveitar toda a experiência do que é visitar este arquipélago, a nossa recomendação teria que passar, obrigatoriamente, por se alojar num dos principais monumentos das ilhas, o emblemático Forte. Consegue alojar 50 pessoas, com preços bastante acessíveis e, apesar de não ter as máximas condições, terá de levar tudo o que precisa, inclusivamente a roupa de cama, tem uma vista de cortar a respiração, sobre o mar. Durante a noite, a vista para o luar e a observação da estrelas, devido à ausência de luz, é uma experiência que recordará para sempre.

O que fazer: Apesar de ser quase inabitada, a ilha dispõe de diversas atividades que pode usufruir durante a sua viagem, mas aquilo mesmo que não pode deixar escapar é a visita guiada às grutas.A vista sobre a ilha a partir do mar é única, e em torno desta existem paisagens bastante cénicas, como a gruta do Furado Grande, a cova do Sono, o arco da Tromba do Elefante, o vale da Quebrada, o carreiro dos Cações ou a falésia Maldita. Não pode ir embora da ilha sem observar os golfinhos que animam os passeios de barco em torno das ilhas e se for corajoso para enfrentar a temperatura baixa das águas que banham o arquipélago, arrisque numa experiência de mergulho, para observar o que de melhor a ilha no fundo dos seus mares.

SANTIAGO DO CACÉM


A nossa quarta sugestão é visitar a região fronteiriça entre o distrito Setúbal e a zona limítrofe aletejana, mais propriamente a região de Santiago do Cacém. A parte mais moderna da cidade centra-se à volta da sua zona zona comercial, enquanto a zona antiga se espalha sobre uma das colinas do Castelo, podendo assim aproveitar um pouco da história desta zona, sem descurar as comodidades próprias dos dias de hoje

Onde ficar: Localizado na freguesia de Abela, a Herdade do Giestal é a opção que recomendamos para a sua estadia. Com uma extensão de mais de 70 hectares, a paisagem é marcada pela quase inexistente mão humana.Se pretender um espaço para descansar,desfrutar da natureza ou passar bons momentos com os seus familiares e amigos, este turismo rural é a opção ideal. Neste espaço pode encontrar 10 casas de campo independentes que lhe dão toda a privacidade de que precisa. E se quiser levar o seu animal de estimação ? Pode fazê-lo, o empreendimento possui um canil/gatil que promete dar as boas vindas ao seu amigo de quatro patas.

O que fazer: Se a sua opção não for exclusivamente descansar, bem perto do castelo pode encontrar a Tapada dos Condes de Avilez, um jardim público, onde pode desfrutar de um chá revigorante. Agora que já descansou, nada como visitar as Ruínas Romanas de Miróbriga, localizado no meio de uma esplêndida paisagem verde, a antiga cidade romana é um dos lugares emblemáticos da zona. Se se fizer acompanhar pelos mais pequenos, opte por visitar o Badoka Safari Park, onde pode coexistir, com centenas de animais que vivem em liberdade por todo o parque.

RIA FORMOSA


A Ria Formosa possuí características ambientais e paisagísticas que lhe conferem um valor imensurável, levando a que a sua preservação, seja uma prioridade. Ao contrário do que se possa pensar, as atividades ligadas à pesca, marisco, salicultura e aquicultura são essenciais.
Protegida por um cordão dunar arenoso litoral de praias e dunas, a ria Formosa estende-se ao longo de 60 km de costa e é composta por duas penínsulas e cinco ilhas-barreira (península do Ancão, ilha da Barreta ou Deserta, ilha da Culatra, ilha da Armona, ilha de Tavira, ilha de Cabanas e Península de Cacela).Se procura experienciar o verdadeiro Algarve, esta é a opção indicada.

Onde ficar: Barco Casa.
A empresa tem como foco principal o turismo marítimo na Ria Formosa, criando um ambiente único e rico para a fauna e flora locais e deslumbrante para os nossos sentidos. Os Barcos Casa estão ancorados na zona da Praia da Barra Velha, junto à extremidade ocidental da Ilha de Tavira, uma praia completamente deserta, onde pode desfrutar da beleza da Ria Formosa no seu estado mais puro. É possível observar aqui a fauna local, desde polvos e estrelas do mar no fundo da Ria, até flamingos e guarda-rios em busca de alimento. Privacidade, uma experiência que recordará para sempre e uns dias de descanso junto da sua cara-metade, numa das paisagens mais exclusivas que temos no nosso país.

O que fazer: Se acha que a sua estadia na Ria pode se tornar monótona, desengane-se, pois pode sempre optar por fazer um passeio de barco à Vela, alugar um caiaque e aventurar-se na descoberta da fauna e flora da ria, embarcar num passeio de barco, fazendo a Rota do Sol ou a Rota do Levante, optar por um curso de pesca desportiva ou apenas ingressar numa experiência de observação da vida marinha, com os sempre convidativos golfinhos a darem-lhe as boas vindas. A partir do cais da Fuzeta, um táxi aquático leva os hóspedes para o seu refúgio, estando disponível um pequeno barco a remos para que possam aceder à ilha-barreira e à praia imaculada, situadas a poucos metros.

FUNCHAL


A capital do arquipélago da Madeira é, sem dúvida, um dos locais que tem que conhecer, pois todas as palavras são escassas para descrever, não só, o Funchal, como a restante ilha. O que torna este local único é a sua diversidade, desde o mar à serra, das frutas às flores e dos bordados aos carros de cestos, tudo isto influenciado pelo seu clima tropical. Um autêntico paraíso.
Onde ficar: HOTEL THE RESIDENCE by Vila porto Mare
Inserido no resort Vila Porto Mare e localizado na zona do Lido, junto à promenade marítima, perto da zona turística e comercial, o hotel The Residence dá-lhe uma experiência de conforto completa. São 99, os estúdios e apartamentos, T1 e T2, ideais para famílias, dotados de cozinha equipada, podendo ter acesso a todas as facilidades do resort Vila Porto Mare: 5 restaurantes, 4 bares, 1 gelataria, 5 piscinas, Spa e campos desportivos.
O Porto Mare apresenta um extenso jardim tropical, virado para o Oceano Atlântico e todas as semanas acontece uma visita guiada para descobrir os segredos guardados nos muitos recantos no jardim. Desde a abertura do resort, este espaço transformou-se num maravilhoso jardim, com mais de 500 espécies, subespécies e o “Cantinho das Orquídeas”, um espaço dedicado às mais variadas espécies destas flores, que faz sobressair o espaço dedicado à Natureza.

O que fazer:
Para explorar a cidade da forma mais adequada comece pelo topo da ilha, visitando o jardim tropical Monte Palace e o jardim botânico da Madeira e deslumbre-se com uns dos jardins mais bonitos que pode visitar em território nacional, visite a emblemática Igreja de Nossa Senhora do Monte. Se não sabe como descer para a zona mais ribeirinha da cidade, a sua escolha só pode ser uma: os carros de cesto do monte, uma das principais atracções da ilha. Nesta zona, mais coisas irá ter para visitar, desde logo o Parque de Santa Catarina, jardim no centro do Funchal,o centro histórico, onde poderá apreciar a arquitetura e um pouco da cultura da região, com a indispensável visita ao mercado dos Lavradores, que irá deixar o seu olfacto, com uma panóplia de cheiros a fruta, flores e legumes que o acompanhará ao longo do passeio. Para terminar, leve numa mochila o seu fato de banho e mergulhe nas aguas transparentes da Praia Formosa e acabe o seu dia a provar o famoso Vinho da Madeira no Blandy’s Wine Lodge. Se a sua opção for por umas férias mais demoradas, nada como alugar uma viatura e explorar tudo aquilo que esta ilha tem para lhe oferecer, sendo obrigatório visitar o Pico do Areeiro, as famosas piscinas naturais de Porto Moniz e a região de Santana, conhecida pelas suas casas que ilustram os postais da ilha.

SÃO MIGUEL


Sim, é no seu país que se situa uma das maiores maravilhas que a Mãe Natureza criou, um dos recantos mais únicos do nosso planeta. Se ainda não visitou os Açores, por favor não perca a oportunidade assim que tiver disponibilidade.A nossa sugestão passa pela ilha principal, São Miguel, pois apesar da beleza natural das outras ilhas, esta, por ser a principal, aglomera em si, a grande parte dos serviços e comodidades que precisará na sua viagem. Se optar por tirar umas férias consideráveis e tiver a oportunidade de visitar as outras ilhas, não a desperdice. Não se irá arrepender.

Onde ficar: White Exclusive Suites & Villas.
No recanto da costa sul da ilha de São Miguel, está instalado num antigo solar que segundo a história, era uma casa de férias integrada numa propriedade de produção vinícola. Preservou as características da arquitetura açoriana do edifício e transformou-o num espaço autêntico e único na região.
O White Exclusive Suites & Villas oferece 9 suites & 1 villa com vista directa para o mar, o restaurante Cardume e uma piscina overflow de água salgada aquecida.Inspirado na paisagem da ilha grega, Santorini. Muito branco, muita pedra e uma vista que faz com que nos apeteça saltar da varanda e mergulhar num Oceano Atlântico que parece não ter fim. Um pedaço do céu construído na ilha de S.Miguel.

O que fazer:E é na altura de escolher quais as atividades com que vai preencher as suas férias, que surge a primeira perturbação do seu paraíso. A segunda é a dificuldade que irá enfrentar para abandonar temporariamente o espaço que o hotel tem para lhe oferecer. Tenha força de vontade porque os encantos da ilha não ficam por aí, suba até à Vista do Rei para ver a Lagoa das Sete Cidades, deixe-se impressionar pela Lagoa do Fogo, tome banho nas águas quentes da Caldeira Velha, no tanque termal do Parque Terra Nostra e na Poça da Dona Beija. Vá à procura de baleias e de golfinhos, deslumbre-se com o Miradouro Ponta do Sossego e com o Miradouro da Grota do Inferno e se for corajoso, mergulhe do alto do Ilhéu de Vila Franca, local pertencente ao percurso da competição, Red Bull Cliff Diving. O ilhéu de Vila Franca do Campo é, como o próprio nome indica, uma pequena ilha vulcânica, situada a 500 metros da costa de Vila Franca, que, durante a época balnear, disponibiliza ligações regulares por barco entre o porto na vila e o ilhéu.

PORTO


A cidade Invicta, para além de ser a segunda maior cidade do país, é um dos principais pontos turísticos do nosso país. Banhada pelo lindissimo rio Douro, é separada das famosas caves de vinho, com o nome da cidade , pelo mesmo e, apesar dos seus traços arquitectónicos bastante vincados e que retratam um pouco daquilo que é a Invicta, houve um esforço para a tornar contemporanea e ser um destinos prediletos dos turistas que vêm conhecer, os nossos encantos.

Onde ficar: 1872 River House
Um edifício imponete, cor-de-rosa, do século XIX, todo renovado, mesmo em cima do rio Douro,com uma vista deslumbrante. Esta é a primeira imagem que nos salta à vista. Durante anos foi um restaurante , depois foi uma pizzaria, até que ficou devoluto, resultado de um incêndio provocado por um grupo de sem abrigo, quando tentava fazer uma fogueira. Os atuais proprietários decidiram transformar este casarão com uma localização ímpar numa guest house sofisticada, sem perder as caracteristicas qeu tornam o espaço, em algo familiar.A guest house tem 8 quartos distribuídos por 4 andares e todas as sextas-feiras, às 19:30, há happy hour com provas de vinho e queijos.

O que fazer: Comece por sentar-se numa esplanada na zona da Ribeira e peça um fino, atenção, nada de pedir uma imperial, pois, este é um vocábulo pouco bem-vindo por estas zonas. Viaje num eléctrico desde o Infante, no centro da cidade, até ao Passeio Alegre, na Foz do Douro e conheça de forma cómoda algumas das ruas mais conhecidas da cidade. Aproveite e ponha a dieta de lado e delicie-se com uma das famosas Francesinhas e em seguida, embarque num dos típicos "barcos rabelo" e navegue num dos mais bonitos rios da Europa, o Douro. Visite o Mercado do Bolhão, para conhecer as verdadeiras gentes do Porto e se a sua ideia for ter um passeio com uma vertente cultural, visite o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves e os seus inspiradores jardins, a Livraria Lello, fonte de inspiração para os famosos filmes do mágico mais conhecido de Hollywood, Harry Potter, o Palácio da Bolsa do Porto, assista a um concerto da sua preferência na magnífica, Casa da Música. Sabemos que provavelmente não irá ter tempo para muito mais passeio, mas não abandone a cidade, sem antes cruzar a Ponte Luis I em direcção à marginal de Vila Nova de Gaia, visitar as caves do vinho do Porto e passear pelos jardins do Palácio de Cristal. Se o seu momento preferido do dia, é quando o sol se põe, deite-se no relvado do Jardim do Morro e assista a um momento de suster a respiração.

GUARDA


Numa área outrora estratégica para a defesa Nacional, dada a sua proximidade com Espanha e a sua altitude, de onde provém mesmo o nome “Guarda”: era a Guarda fronteiriça. Também conhecida pela cidade dos cinco F’s, Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa, esta cidade tem muito mais do que aquilo que pensa para visitar, principalmente se o interior do país for completamente desconhecido para si. Apesar da riqueza cultural e histórica ser bastante relevante, consideramos esta localidade, ideal para conhecer a região da Beira, no entanto, não descuramos o seu descanso e esse também vai ser uma das prioridades no que diz respeito às sugestões que lhe fazemos.

Onde ficar: Casas do Côro
São 14 casas tradicionais, localizadas no centro da aldeia histórica de marialva, sobranceiras ao castelo, recuperadas e restauradas com um bom gosto que nos conquista à primeira vista, onde é conjugado, de forma harmoniosa a arquitectura tradicional, o requinte de uma decoração clássica e um design de interiores contemporâneo e moderno, fazendo jus ao dias de hoje. Muito granito, acompanhando os traços originais da aldeia, as janelas rasgadas na pedra, que nos oferecem uma luz natural que lhe dará vida, as escadas em madeira maciça e ferro, que nos levam para outras épocas e casas de banho estilizadas e salas acolhedoras com grandes superfícies em madeira clara, dotadas de lareira e uma pequena cozinha, que o fará sentir em casa, mesmo estando fora dela. As Casas do Côro têm ainda uma piscina que faz as delicias de que a visita, com espreguiçadeira e um circuito de Spa com piscina interior, jacuzzi, sauna, banho turco e aqua gym. A experiência neste espaço hoteleiro, vai muito além do seu impecável alojamento, fornecendo-lhe uma experiência gastronómica que lhe colocará um sorriso de orelha a orelha. Plot Twist: Acorde cedo e com muita fome, certamente será surpreendido.

O que fazer: Ainda dentro da cidade da Guarda, comece por explorar o que melhor esta tem para lhe oferecer e visite a Sé da cidade, o Bairro Judaico e a Praça Luís de Camões e após conhecer tudo o que o local tem para si, recomendamos que investigue algumas das aldeias históricas da região como a Sortelha, Trancoso, Almeida, Castelo Mendo, Linhares da Beira e Marialva, onde se situa o alojamento que lhe recomendamos e, se o calor apertar, nada como um mergulho na praia fluvial de Loriga. Também em Marialva, local do alojamento que lhe recomendamos, existem múltiplas atividades patrocinadas pelo hotel, desde percursos de bicicletas eléctricas, amigas do ambiente e o veiculo ideal para poder explorar a região montanhosa do local, o Sunset@Camionete, que se trata de um passeio pelas vinhas do alojamento, que termina no seu espaço lounge. Não pense que esta é a única maneira de explorar esta histórica aldeia, pois o próprio hotel disponibiliza-se para o acompanhar numa visita pedonal ao castelo e a todo o património de Marialva. A visita ao Museu do Sítio da Ervamoira, pertencente à Casa Ramos Pinto é imperdível, assim como a visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa, onde pode conhecer melhor, um local único devido ao seu património cultural e histórico.

CASCAIS


Conhecida como a Riviera portuguesa, a vila de Cascais conquista quem a visita com o seu charme, a sua pacatez, a sua arquitectura e pelo mar, que se apresenta como o plano de fundo desta pitoresca vila. A sua qualidade de vida atrai os turistas que lá passam, não só a voltar, como a instalar-se ,definitivamente, no seu território. Muitas vezes, temos a tendência para não valorizar e apreciar, os encantadores recantos que temos espalhados pelo país e Cascais é definitivamente um desses casos, em que o seu valor é muito mais reconhecido pelo seu público estranho do que nacional. Antigamente, dizia a lenda que, nesta vila, poderia dar de caras com dinossauros, o que sustentava o ditado popular, “A Cascais uma vez e nunca mais”. Agora, que sabemos que os dinossauros estão extintos, explore esta vila e verá que, aos poucos ,o ditado será isso mesmo, uma lenda.

Onde ficar: Hotel Albatroz. Este espaço, transformado num moderníssimo boutique hotel de charme, é o sítio ideal para passar um fim de semana inesquecível com quem mais gosta. Tudo foi preparado para si, para desfrutar de uma experiência memorável, que faça visitar o espaço, sempre que tiver disponibilidade para tal. Com uma localização privilegiada, situa-se em cima do mar, o conforto foi priveligado em relação à modernidade, embora esta última característica não seja descurada. Todos o quartos foram decorados e pensados, individualemente, conferindo-lhes caracteristicas próprias e distintivas, que tornam o seu espaço único. Tanto o restaurante como o terraço, são muito mais do que espaços onde pode fazer as suas refeições, pois, dada a paisagem que pode desfrutar dos locais, irá sentir-se num autentico miradouro.Impagável.

O que fazer: Passeie muito. Aproveite o facto de estar numa das vilas mais bonitas de Portugal e desfrute de tudo o que esta tem para lhe oferecer: a luz, as paisagens, o mar, sem nunca desvalorizar a arquitectura que a torna única e distinta de todos os outros municípios do nosso país. Caminhe pela praia e aproveite os efeitos terapêuticos que esta tem para lhe oferecer e a partir da praia siga pela tranquila Rua da Saudade. Desça por entre os seus pequenos edifícios até chegar ao Passeio Dom Luís I, próximo da Câmara Municipal e da Praia da Ribeira. Se o tempo favorecer, não se acanhe de mergulhar nas águas que banham a província de Cascais. Quem sabe se, com um pouco de sorte, não se encontra com o nosso primeiro-ministro, assíduo frequentador das praias desta localidade.

Spotted: a tendência 'preppy' saiu de Gossip Girl e chegou à ModaLisboa
O Óscar de melhor look vai para…
Os melhores looks da noite dos Grammys 2024
6 leituras para quem vive ou lida com doenças oncológicas
As ‘portuguese girlies’ marcaram presença na Copenhagen Fashion Week
Os melhores looks da 75.ª edição dos Emmys
Outras galerias
  • GERÊS


    A primeira sugestão que fazemos é no norte do país e o motivo pelo qual o fazemos é por achamos que o Sul acaba por ser uma opção preferencial, principalmente na época do verão e essa subvalorização não nos parece justa. A região do Gerês, mais especificamente o Parque Nacional Peneda-Gerês, é um dos lugares que todos os portugueses deveriam ir, pelo menos uma vez na vida. Composto por paisagens de cortar a respiração, gastronomia inigualável e onde pode combinar um mergulho nas piscinas e cascatas naturais do parque, como também, aproveitar a vida campestre da região
    Onde ficar: A nossa sugestão passa por explorar a zona circundante ao parque e acabar por descansar no Casas Novas Countryside Hotel Spa & Events. Situado no concelho de Chaves, no Redondelo, local privilegiado, com um enquadramento de grande beleza natural sobre uma pequena colina, foi construído a partir da recuperação de um Solar de estilo barroco do século XVIII e transformado num requintado Hotel Rural de Charme de quatro estrelas e é uma excelente opção para aproveitar para descansar junto de quem mais gosta.

    O que fazer: Aqui começa o primeiro desafio, pois provavelmente não irá ter tempo e disponibilidade para visitar todos estes locais, no entanto, sítios como as cascatas de Tahiti e do Arado e a vila de Castro Laboreiro são paragens obrigatórias.

     

  • SERRA DA ESTRELA


    Poucos são os sítios que lhe podem oferecer aquilo que a Serra da Estrela tem para si. Uma comunhão perfeita entre paisagens de cortar a respiração e uma tranquilidade que não tem preço. Se o cansaço do dia-a-dia e agitação da cidade são sentimentos que lhe têm extravasado, então este é o local ideal para obter o descanso que tanto merece. Se entretanto, a sua costela aventureira despertar, não pense que escolheu o local errado, pois os trails pela serra são umas das principais atrações, agradando assim todos os seus estados de espírito.

    Onde ficar: E como queremos que obtenha o melhor dos dois mundos e como deve chegar ao final do dia a precisar de um ótimo descanso e de renovar energias para a continuar as suas férias, sugerimos-lhe o Aqua Village Health Resort & Spa, em Oliveira do Hospital. Apesar de se localizar a cerca de meia hora, de carro, do Parque Natural, consideramos que é a escolha perfeita para conciliar a Natureza e o descanso. Situado na margem do rio Alva, apresenta-se como um projeto único e original onde se conjuga a arquitetura da unidade com os fantásticos serviços que têm para lhe oferecer, desde a gastronomia à saúde e bem-estar, aproveitando o melhor que a região tem para lhe oferecer.

    O que fazer: São muitos os sítios que tem para explorar no Parque Natural da Serra da Estrela, como o Poço da Broca e a Loriga e se ainda tiver energia, não perca a possibilidade de visitar as aldeias de Sabugueiro e Linhares da Beira e a vila de Manteigas. Se ainda lhe sobrar um tempo e o parque natural estiver todo explorado , aproveite e visite a Foz de Égua , acredite que não se irá arrepender.E claro, não se esqueça de comer os queijos e enchidos que são património da região.

     

  • BERLENGAS


    Para manter praticamente intocadas estas três ilhas do arquipélago das berlengas, de dezembro a março nem sequer recebem turistas. Durante estes quatro meses, as ilhas da Berlenga Grande, Estelas e Farelhões, apenas são habitadas por alguns vigilantes, que asseguram a proteção da fauna e flora locais. Sorte a sua que já estando em abril, pode começar a preparar a sua aventura nas ilha, um local único que durante o verão tem um controlo sobre o número de visitantes de maneira a preservá-lo da melhor maneira.

    Onde ficar: Forte de São João Baptista.
    Para aproveitar toda a experiência do que é visitar este arquipélago, a nossa recomendação teria que passar, obrigatoriamente, por se alojar num dos principais monumentos das ilhas, o emblemático Forte. Consegue alojar 50 pessoas, com preços bastante acessíveis e, apesar de não ter as máximas condições, terá de levar tudo o que precisa, inclusivamente a roupa de cama, tem uma vista de cortar a respiração, sobre o mar. Durante a noite, a vista para o luar e a observação da estrelas, devido à ausência de luz, é uma experiência que recordará para sempre.

    O que fazer: Apesar de ser quase inabitada, a ilha dispõe de diversas atividades que pode usufruir durante a sua viagem, mas aquilo mesmo que não pode deixar escapar é a visita guiada às grutas.A vista sobre a ilha a partir do mar é única, e em torno desta existem paisagens bastante cénicas, como a gruta do Furado Grande, a cova do Sono, o arco da Tromba do Elefante, o vale da Quebrada, o carreiro dos Cações ou a falésia Maldita. Não pode ir embora da ilha sem observar os golfinhos que animam os passeios de barco em torno das ilhas e se for corajoso para enfrentar a temperatura baixa das águas que banham o arquipélago, arrisque numa experiência de mergulho, para observar o que de melhor a ilha no fundo dos seus mares.

     

  • SANTIAGO DO CACÉM


    A nossa quarta sugestão é visitar a região fronteiriça entre o distrito Setúbal e a zona limítrofe aletejana, mais propriamente a região de Santiago do Cacém. A parte mais moderna da cidade centra-se à volta da sua zona zona comercial, enquanto a zona antiga se espalha sobre uma das colinas do Castelo, podendo assim aproveitar um pouco da história desta zona, sem descurar as comodidades próprias dos dias de hoje

    Onde ficar: Localizado na freguesia de Abela, a Herdade do Giestal é a opção que recomendamos para a sua estadia. Com uma extensão de mais de 70 hectares, a paisagem é marcada pela quase inexistente mão humana.Se pretender um espaço para descansar,desfrutar da natureza ou passar bons momentos com os seus familiares e amigos, este turismo rural é a opção ideal. Neste espaço pode encontrar 10 casas de campo independentes que lhe dão toda a privacidade de que precisa. E se quiser levar o seu animal de estimação ? Pode fazê-lo, o empreendimento possui um canil/gatil que promete dar as boas vindas ao seu amigo de quatro patas.

    O que fazer: Se a sua opção não for exclusivamente descansar, bem perto do castelo pode encontrar a Tapada dos Condes de Avilez, um jardim público, onde pode desfrutar de um chá revigorante. Agora que já descansou, nada como visitar as Ruínas Romanas de Miróbriga, localizado no meio de uma esplêndida paisagem verde, a antiga cidade romana é um dos lugares emblemáticos da zona. Se se fizer acompanhar pelos mais pequenos, opte por visitar o Badoka Safari Park, onde pode coexistir, com centenas de animais que vivem em liberdade por todo o parque.

     

  • RIA FORMOSA


    A Ria Formosa possuí características ambientais e paisagísticas que lhe conferem um valor imensurável, levando a que a sua preservação, seja uma prioridade. Ao contrário do que se possa pensar, as atividades ligadas à pesca, marisco, salicultura e aquicultura são essenciais.
    Protegida por um cordão dunar arenoso litoral de praias e dunas, a ria Formosa estende-se ao longo de 60 km de costa e é composta por duas penínsulas e cinco ilhas-barreira (península do Ancão, ilha da Barreta ou Deserta, ilha da Culatra, ilha da Armona, ilha de Tavira, ilha de Cabanas e Península de Cacela).Se procura experienciar o verdadeiro Algarve, esta é a opção indicada.

    Onde ficar: Barco Casa.
    A empresa tem como foco principal o turismo marítimo na Ria Formosa, criando um ambiente único e rico para a fauna e flora locais e deslumbrante para os nossos sentidos. Os Barcos Casa estão ancorados na zona da Praia da Barra Velha, junto à extremidade ocidental da Ilha de Tavira, uma praia completamente deserta, onde pode desfrutar da beleza da Ria Formosa no seu estado mais puro. É possível observar aqui a fauna local, desde polvos e estrelas do mar no fundo da Ria, até flamingos e guarda-rios em busca de alimento. Privacidade, uma experiência que recordará para sempre e uns dias de descanso junto da sua cara-metade, numa das paisagens mais exclusivas que temos no nosso país.

    O que fazer: Se acha que a sua estadia na Ria pode se tornar monótona, desengane-se, pois pode sempre optar por fazer um passeio de barco à Vela, alugar um caiaque e aventurar-se na descoberta da fauna e flora da ria, embarcar num passeio de barco, fazendo a Rota do Sol ou a Rota do Levante, optar por um curso de pesca desportiva ou apenas ingressar numa experiência de observação da vida marinha, com os sempre convidativos golfinhos a darem-lhe as boas vindas. A partir do cais da Fuzeta, um táxi aquático leva os hóspedes para o seu refúgio, estando disponível um pequeno barco a remos para que possam aceder à ilha-barreira e à praia imaculada, situadas a poucos metros.

     

  • FUNCHAL


    A capital do arquipélago da Madeira é, sem dúvida, um dos locais que tem que conhecer, pois todas as palavras são escassas para descrever, não só, o Funchal, como a restante ilha. O que torna este local único é a sua diversidade, desde o mar à serra, das frutas às flores e dos bordados aos carros de cestos, tudo isto influenciado pelo seu clima tropical. Um autêntico paraíso.
    Onde ficar: HOTEL THE RESIDENCE by Vila porto Mare
    Inserido no resort Vila Porto Mare e localizado na zona do Lido, junto à promenade marítima, perto da zona turística e comercial, o hotel The Residence dá-lhe uma experiência de conforto completa. São 99, os estúdios e apartamentos, T1 e T2, ideais para famílias, dotados de cozinha equipada, podendo ter acesso a todas as facilidades do resort Vila Porto Mare: 5 restaurantes, 4 bares, 1 gelataria, 5 piscinas, Spa e campos desportivos.
    O Porto Mare apresenta um extenso jardim tropical, virado para o Oceano Atlântico e todas as semanas acontece uma visita guiada para descobrir os segredos guardados nos muitos recantos no jardim. Desde a abertura do resort, este espaço transformou-se num maravilhoso jardim, com mais de 500 espécies, subespécies e o “Cantinho das Orquídeas”, um espaço dedicado às mais variadas espécies destas flores, que faz sobressair o espaço dedicado à Natureza.

    O que fazer:
    Para explorar a cidade da forma mais adequada comece pelo topo da ilha, visitando o jardim tropical Monte Palace e o jardim botânico da Madeira e deslumbre-se com uns dos jardins mais bonitos que pode visitar em território nacional, visite a emblemática Igreja de Nossa Senhora do Monte. Se não sabe como descer para a zona mais ribeirinha da cidade, a sua escolha só pode ser uma: os carros de cesto do monte, uma das principais atracções da ilha. Nesta zona, mais coisas irá ter para visitar, desde logo o Parque de Santa Catarina, jardim no centro do Funchal,o centro histórico, onde poderá apreciar a arquitetura e um pouco da cultura da região, com a indispensável visita ao mercado dos Lavradores, que irá deixar o seu olfacto, com uma panóplia de cheiros a fruta, flores e legumes que o acompanhará ao longo do passeio. Para terminar, leve numa mochila o seu fato de banho e mergulhe nas aguas transparentes da Praia Formosa e acabe o seu dia a provar o famoso Vinho da Madeira no Blandy’s Wine Lodge. Se a sua opção for por umas férias mais demoradas, nada como alugar uma viatura e explorar tudo aquilo que esta ilha tem para lhe oferecer, sendo obrigatório visitar o Pico do Areeiro, as famosas piscinas naturais de Porto Moniz e a região de Santana, conhecida pelas suas casas que ilustram os postais da ilha.

     

  • SÃO MIGUEL


    Sim, é no seu país que se situa uma das maiores maravilhas que a Mãe Natureza criou, um dos recantos mais únicos do nosso planeta. Se ainda não visitou os Açores, por favor não perca a oportunidade assim que tiver disponibilidade.A nossa sugestão passa pela ilha principal, São Miguel, pois apesar da beleza natural das outras ilhas, esta, por ser a principal, aglomera em si, a grande parte dos serviços e comodidades que precisará na sua viagem. Se optar por tirar umas férias consideráveis e tiver a oportunidade de visitar as outras ilhas, não a desperdice. Não se irá arrepender.

    Onde ficar: White Exclusive Suites & Villas.
    No recanto da costa sul da ilha de São Miguel, está instalado num antigo solar que segundo a história, era uma casa de férias integrada numa propriedade de produção vinícola. Preservou as características da arquitetura açoriana do edifício e transformou-o num espaço autêntico e único na região.
    O White Exclusive Suites & Villas oferece 9 suites & 1 villa com vista directa para o mar, o restaurante Cardume e uma piscina overflow de água salgada aquecida.Inspirado na paisagem da ilha grega, Santorini. Muito branco, muita pedra e uma vista que faz com que nos apeteça saltar da varanda e mergulhar num Oceano Atlântico que parece não ter fim. Um pedaço do céu construído na ilha de S.Miguel.

    O que fazer:E é na altura de escolher quais as atividades com que vai preencher as suas férias, que surge a primeira perturbação do seu paraíso. A segunda é a dificuldade que irá enfrentar para abandonar temporariamente o espaço que o hotel tem para lhe oferecer. Tenha força de vontade porque os encantos da ilha não ficam por aí, suba até à Vista do Rei para ver a Lagoa das Sete Cidades, deixe-se impressionar pela Lagoa do Fogo, tome banho nas águas quentes da Caldeira Velha, no tanque termal do Parque Terra Nostra e na Poça da Dona Beija. Vá à procura de baleias e de golfinhos, deslumbre-se com o Miradouro Ponta do Sossego e com o Miradouro da Grota do Inferno e se for corajoso, mergulhe do alto do Ilhéu de Vila Franca, local pertencente ao percurso da competição, Red Bull Cliff Diving. O ilhéu de Vila Franca do Campo é, como o próprio nome indica, uma pequena ilha vulcânica, situada a 500 metros da costa de Vila Franca, que, durante a época balnear, disponibiliza ligações regulares por barco entre o porto na vila e o ilhéu.

     

  • PORTO


    A cidade Invicta, para além de ser a segunda maior cidade do país, é um dos principais pontos turísticos do nosso país. Banhada pelo lindissimo rio Douro, é separada das famosas caves de vinho, com o nome da cidade , pelo mesmo e, apesar dos seus traços arquitectónicos bastante vincados e que retratam um pouco daquilo que é a Invicta, houve um esforço para a tornar contemporanea e ser um destinos prediletos dos turistas que vêm conhecer, os nossos encantos.

    Onde ficar: 1872 River House
    Um edifício imponete, cor-de-rosa, do século XIX, todo renovado, mesmo em cima do rio Douro,com uma vista deslumbrante. Esta é a primeira imagem que nos salta à vista. Durante anos foi um restaurante , depois foi uma pizzaria, até que ficou devoluto, resultado de um incêndio provocado por um grupo de sem abrigo, quando tentava fazer uma fogueira. Os atuais proprietários decidiram transformar este casarão com uma localização ímpar numa guest house sofisticada, sem perder as caracteristicas qeu tornam o espaço, em algo familiar.A guest house tem 8 quartos distribuídos por 4 andares e todas as sextas-feiras, às 19:30, há happy hour com provas de vinho e queijos.

    O que fazer: Comece por sentar-se numa esplanada na zona da Ribeira e peça um fino, atenção, nada de pedir uma imperial, pois, este é um vocábulo pouco bem-vindo por estas zonas. Viaje num eléctrico desde o Infante, no centro da cidade, até ao Passeio Alegre, na Foz do Douro e conheça de forma cómoda algumas das ruas mais conhecidas da cidade. Aproveite e ponha a dieta de lado e delicie-se com uma das famosas Francesinhas e em seguida, embarque num dos típicos "barcos rabelo" e navegue num dos mais bonitos rios da Europa, o Douro. Visite o Mercado do Bolhão, para conhecer as verdadeiras gentes do Porto e se a sua ideia for ter um passeio com uma vertente cultural, visite o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves e os seus inspiradores jardins, a Livraria Lello, fonte de inspiração para os famosos filmes do mágico mais conhecido de Hollywood, Harry Potter, o Palácio da Bolsa do Porto, assista a um concerto da sua preferência na magnífica, Casa da Música. Sabemos que provavelmente não irá ter tempo para muito mais passeio, mas não abandone a cidade, sem antes cruzar a Ponte Luis I em direcção à marginal de Vila Nova de Gaia, visitar as caves do vinho do Porto e passear pelos jardins do Palácio de Cristal. Se o seu momento preferido do dia, é quando o sol se põe, deite-se no relvado do Jardim do Morro e assista a um momento de suster a respiração.

     

  • GUARDA


    Numa área outrora estratégica para a defesa Nacional, dada a sua proximidade com Espanha e a sua altitude, de onde provém mesmo o nome “Guarda”: era a Guarda fronteiriça. Também conhecida pela cidade dos cinco F’s, Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa, esta cidade tem muito mais do que aquilo que pensa para visitar, principalmente se o interior do país for completamente desconhecido para si. Apesar da riqueza cultural e histórica ser bastante relevante, consideramos esta localidade, ideal para conhecer a região da Beira, no entanto, não descuramos o seu descanso e esse também vai ser uma das prioridades no que diz respeito às sugestões que lhe fazemos.

    Onde ficar: Casas do Côro
    São 14 casas tradicionais, localizadas no centro da aldeia histórica de marialva, sobranceiras ao castelo, recuperadas e restauradas com um bom gosto que nos conquista à primeira vista, onde é conjugado, de forma harmoniosa a arquitectura tradicional, o requinte de uma decoração clássica e um design de interiores contemporâneo e moderno, fazendo jus ao dias de hoje. Muito granito, acompanhando os traços originais da aldeia, as janelas rasgadas na pedra, que nos oferecem uma luz natural que lhe dará vida, as escadas em madeira maciça e ferro, que nos levam para outras épocas e casas de banho estilizadas e salas acolhedoras com grandes superfícies em madeira clara, dotadas de lareira e uma pequena cozinha, que o fará sentir em casa, mesmo estando fora dela. As Casas do Côro têm ainda uma piscina que faz as delicias de que a visita, com espreguiçadeira e um circuito de Spa com piscina interior, jacuzzi, sauna, banho turco e aqua gym. A experiência neste espaço hoteleiro, vai muito além do seu impecável alojamento, fornecendo-lhe uma experiência gastronómica que lhe colocará um sorriso de orelha a orelha. Plot Twist: Acorde cedo e com muita fome, certamente será surpreendido.

    O que fazer: Ainda dentro da cidade da Guarda, comece por explorar o que melhor esta tem para lhe oferecer e visite a Sé da cidade, o Bairro Judaico e a Praça Luís de Camões e após conhecer tudo o que o local tem para si, recomendamos que investigue algumas das aldeias históricas da região como a Sortelha, Trancoso, Almeida, Castelo Mendo, Linhares da Beira e Marialva, onde se situa o alojamento que lhe recomendamos e, se o calor apertar, nada como um mergulho na praia fluvial de Loriga. Também em Marialva, local do alojamento que lhe recomendamos, existem múltiplas atividades patrocinadas pelo hotel, desde percursos de bicicletas eléctricas, amigas do ambiente e o veiculo ideal para poder explorar a região montanhosa do local, o Sunset@Camionete, que se trata de um passeio pelas vinhas do alojamento, que termina no seu espaço lounge. Não pense que esta é a única maneira de explorar esta histórica aldeia, pois o próprio hotel disponibiliza-se para o acompanhar numa visita pedonal ao castelo e a todo o património de Marialva. A visita ao Museu do Sítio da Ervamoira, pertencente à Casa Ramos Pinto é imperdível, assim como a visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa, onde pode conhecer melhor, um local único devido ao seu património cultural e histórico.

     

  • CASCAIS


    Conhecida como a Riviera portuguesa, a vila de Cascais conquista quem a visita com o seu charme, a sua pacatez, a sua arquitectura e pelo mar, que se apresenta como o plano de fundo desta pitoresca vila. A sua qualidade de vida atrai os turistas que lá passam, não só a voltar, como a instalar-se ,definitivamente, no seu território. Muitas vezes, temos a tendência para não valorizar e apreciar, os encantadores recantos que temos espalhados pelo país e Cascais é definitivamente um desses casos, em que o seu valor é muito mais reconhecido pelo seu público estranho do que nacional. Antigamente, dizia a lenda que, nesta vila, poderia dar de caras com dinossauros, o que sustentava o ditado popular, “A Cascais uma vez e nunca mais”. Agora, que sabemos que os dinossauros estão extintos, explore esta vila e verá que, aos poucos ,o ditado será isso mesmo, uma lenda.

    Onde ficar: Hotel Albatroz. Este espaço, transformado num moderníssimo boutique hotel de charme, é o sítio ideal para passar um fim de semana inesquecível com quem mais gosta. Tudo foi preparado para si, para desfrutar de uma experiência memorável, que faça visitar o espaço, sempre que tiver disponibilidade para tal. Com uma localização privilegiada, situa-se em cima do mar, o conforto foi priveligado em relação à modernidade, embora esta última característica não seja descurada. Todos o quartos foram decorados e pensados, individualemente, conferindo-lhes caracteristicas próprias e distintivas, que tornam o seu espaço único. Tanto o restaurante como o terraço, são muito mais do que espaços onde pode fazer as suas refeições, pois, dada a paisagem que pode desfrutar dos locais, irá sentir-se num autentico miradouro.Impagável.

    O que fazer: Passeie muito. Aproveite o facto de estar numa das vilas mais bonitas de Portugal e desfrute de tudo o que esta tem para lhe oferecer: a luz, as paisagens, o mar, sem nunca desvalorizar a arquitectura que a torna única e distinta de todos os outros municípios do nosso país. Caminhe pela praia e aproveite os efeitos terapêuticos que esta tem para lhe oferecer e a partir da praia siga pela tranquila Rua da Saudade. Desça por entre os seus pequenos edifícios até chegar ao Passeio Dom Luís I, próximo da Câmara Municipal e da Praia da Ribeira. Se o tempo favorecer, não se acanhe de mergulhar nas águas que banham a província de Cascais. Quem sabe se, com um pouco de sorte, não se encontra com o nosso primeiro-ministro, assíduo frequentador das praias desta localidade.

     

PUB


10 destinos que tem que conhecer nesta Páscoa

A Páscoa está mesmo a chegar e, por isso, decidimos ajudá-lo a escolher o local ideal para tirar aquelas férias que lhe vão recarregar as baterias até ao Verão.

De Norte a Sul do país, a cada recanto, encontramos sítios que nos conquistam de diferentes maneiras, seja pelas extensas praias, pela gastronomia inconfundível, pela hospitalidade e simpatia com que todos os turistas são recebidos, pela tranquilidade que muitos locais nos proporcionam ou até pelas deslumbrantes paisagens com que fomos abençoados neste país. Talvez por isso, seja tão difícil optar pelo destino que nos oferecerá a melhor experiência possível, mas é para isso que estamos cá, para ajudar.

Aqui deixamos 10 destinos que precisa de conhecer nesta férias da Páscoa:

Veja mais em Lifestyle

PUB