Nome *
Data de Nascimento *
dia-mês-ano
E-mail *
Telefone *
Username *
Password * (duas vezes)

Mínimo 6 caracteres e sem espaços

Morada
Código Postal
Localidade
Profissão
Contribuinte
 

* Campos de preenchimento obrigatório




Confidencialidade
Siga-nos
Topo

    5 dicas para ser uma pessoa mais proativa

    Para Adelaide Miranda, autora do Guia Prático da Proatividade, o segredo passa pelo bem-estar. “Porque quem corre por gosto não cansa”.

    A nossa proatividade está diretamente ligada com o nosso nível de felicidade. Pelo menos assim acredita Adelaide Miranda, autora do Guia Prático da Proatividade, e que afirma “uma pessoa feliz é uma pessoa proativa”.

    “Vamos falar da proatividade associada ao bem-estar. Proatividade associada ao ditado que me tem regido nos últimos anos: quem corre por gosto não se cansa!”, explica-nos a autora.

    Adelaide Miranda partilha com a LuxWOMAN algumas dicas de como ser mais proativa:

    Ame-se Muito

    Parece simples, mas não é. A maior dificuldade que temos nos dias de hoje é aceitar quem somos. Chegamos à fase adulta altamente condicionados pela sociedade em que vivemos e os padrões de beleza por ela ditados. A verdade é que nascemos livres e apaixonados pela nossa pessoa, porém, à medida que crescemos, e a nossa personalidade emerge, começamos a sofrer condicionamentos. Ama-se. Sem amor-próprio não existe felicidade. Ama-se e seja feliz!

    Descubra o seu propósito

    É essencial que descubra aquilo que faz o coração sorrir e expandir-se no peito, ao ponto de sentires que estás prestes a rebentar. Quando era criança e brincava de faz de conta, quem era? O que a movia? Lembra.se dessa sensação? É essa que deve procurar dentro de si. É essa sensação que a deve mover. É essa sensação que a vai permitir encontrar o seu propósito. Preste atenção ao seu coração e abrace a vocação que nasceu consigo. Liberte o seu propósito e seja feliz!

    Seja paciente e aprenda a escutar

    Aprenda a escutar o seu coração. Aprenda a compreender as suas reações e a seguir o instinto. Aprenda a ouvir quem a rodeia. Por vezes, quem está de fora consegue ver um brilho nos olhos quando falamos de algo. Consegue ver a paixão com que defendemos algo. A nossa teimosia e paciência é que não nos permitem ver os sinais que são postos à nossa frente. Mude de hábitos. Aprecie a paisagem e seja feliz!

    Acredite nos seus sonhos

    Já sabe ao que veio! E agora? O que fazer com essa revelação? Sente-se impaciente e quer começar já. Apressa-se a contar aos familiares e amigos que olham para si como se tivesse perdido um parafuso. Dizem-lhe que já tem idade para ter juízo. Começa a questionar-se e pensa que está a delirar. Um a um, vai criando obstáculos ao seu próprio sonho e encontra razões para não seguir em frente. Não permita que condicionem a tua vida. Os nossos sonhos são como uma fogueira, precisam ser alimentados. Haverá sempre uma rajada de vento ou uma chuva torrencial a ameaçar a sua chama. Proteja a sua fogueira. Prepara-se com chapéus-de-chuva e corta-ventos. No meio da tempestade anda mais devagar. Avanec. Não deixe de sonhar nunca! Acredite sempre no seu sonho e seja feliz!

    Seja sociável

    Encontre a sua turma! Se se sentir esquisita ou diferente é porque ainda não encontrou a sua turma. Não há nada mais gratificante do que falar com estranhos e percebermos que temos muito em comum! Comunique! Quando alguém se aproximar, responda com um sorriso. Sorria para a vida que ela sorri de volta. Quanto mais sorrir, quanto mais socializ, mais forças e energias terá para seguir os seus sonhos! Quanto mais comunicar mais se vai identificar com as pessoas que têm os mesmos desejos e sonhos. Encontre a sua turma e seja feliz!

    Guia Prático da Proatividade, Capital Books, €10.

    Veja mais em Sociedade

    PUB